sábado, 24 de julho de 2010

Pesquisa Datafolha/Globo tenta empurrar Serra pro 2º Turno

Numa ação que impede comparativos com suas pesquisas anteriores, o Datafolha mudou a metodologia utilizada para realizar a sua nova pesquisa. 
Na pesquisa divulgada neste sábado, o instituto informa que ampliou o número de entrevistados, mudou o percentual de entrevistados e seu peso no resultado da pesquisa, mesmo entre estados.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo em conjunto com o Jornal Folha de São Paulo. De maneira que não condiz com a forma rotineira de agir da "vennus platinada", a Globo deixou para a Folha o anuncio da pesquisa. Concluída e tabulada ontem, a pesquisa poderia ter sido divulgada ontem mesmo, mas por motivo que não temos conhecimento, a pesqusa foi guardada para divulgar neste sábado.
Segundo informa o blog de Brizola Neto - Tijolaço, o motivo foi torpe, aguardou-se a divulgação da Pesquisa Vox Populi para se fazer os ajuste necessários e manter Serra à frente de Dilma.
Chama a atenção na pesquisa Datafolha a igualdade dos índices de votos dos que ainda votam no presidente Lula, 4%. Na pesquisa expontânea Dilma(21%) lidera com 5% na frente de Serra (16%). Quando se pesquisa a intensão de votos pro 2º turno, o Datafolha coloca novamente Dilma na frente com 46% contra 45% de Serra.
Outro item em que o Datafolha se aproxima do Vox Populi, é no item rejeição. Neste quisito o Serra tem 26%, no Vox Polpuli ele ficou com apenas 24%. Dilma teve no Datafolha 19% e no Vox Populi 17%.

Assim, não dá pra intender a pesquisa do Datafolha/Globo. Ou melhor, dá pra entender sim. A tentativa é clara, busca-se interferir no intensão de voto dos brasileiros. Com as alterações de metodologia da pesquisa Datafolha, tenta-se dar folêgo a candidatura tucana para, quem sabe, levá-lo ao 2º turno.

Veja a Pesquisa:

Do G1, em São Paulo e Brasília
Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%.
Esta é primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas a presidente e a terceira consecutiva do instituto que aponta empate entre os dois candidatos – na de maio, ambos tinham 36% e na do início deste mês, Serra aparecia com 39% e Dilma, com 37%.
O Datafolha realizou 10.905 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dos dias 20 a 23, em 379 municípios. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010.
A candidata Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Nos dois levantamentos anteriores, ela tinha 10% e 9%.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um, segundo a pesquisa. Nenhum dos demais presidenciáveis (Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, Levy Fidelix, PRTB, e Eymael, PSDC) chega a 1%. Dentre os entrevistados, 10% se dizem indecisos e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.
Resposta espontânea
Na intenção de voto espontânea (quando o pesquisador não exibe para o entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), 46% disseram não saber em quem votar. Dilma aparece com 21% (tinha 22% na pesquisa anterior) e Serra com 16% (tinha 19%). Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% das citações, mesmo percentual de Marina da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário