sábado, 4 de setembro de 2010

RESULTADO DA MEGA-SENA

O maior prêmio da história desta loteria.
03-15-31-36-48-54

Dilma: oposição 'quer virar a mesa da democracia'

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou que o PSDB está deseperado, ao comentar as declaracões de que a campanha seria responsável pela quebra de sigilo de Veronica, a filha de seu adversário tucano José Serra.
A candidata do PT, que desembarcou hoje em Porto Alegre, disse que a oposição quer “virar a mesa da democracia” ao acusar seu partido de estar por trás do vazamento de informações sigilosas. “Mas não vão ganhar (no tapetão), porque as acusações são falsas, levianas e sem sustentação jurídica. Eles querem virar a mesa da democracia”, afirmou a ex-ministra da Casa Civil.
Fonte: IG

Dilma crescer, Serra estagna: Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53%, Serra 24%

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53%, Serra 24%

No quarto dia de medição, petista oscila positivamente dentro da margem de erro

iG São Paulo
04/09/2010 17:12

No quarto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff tem 53% e o tucano José Serra 24% das intenções de voto. Dilma oscilou positivamente um ponto percentual, dentro da margem de erro em relação ao dia anterior, quando tinha 52%. Já o seu oponente, José Serra, permaneceu com o mesmo índice da última sondagem, quando apareceu com 24%. As mudanças ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.
A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, apresentou novamente 8% das intenções de voto –mesmo percentual da última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, um ponto a menos que no levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.
A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.
Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma tem 42%, Serra 19% e Marina Silva 6%. Dilma foi a única a ter os percentuais mudados na comparação com o levantamento do dia anterior, no qual a petista apareceu 41%.
A petista lidera em todas as regiões do país. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 70% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.
Já a melhor performance de Serra ocorre na região Sul, onde ele soma 30% e Dilma tem 49%.
Fonte: IG

Governo da Bahia leva Programa de Inclusão Produtiva ao Governo do Uruguai

Programa premiado da Sedes é referência para Governo Uruguaio
O projeto de Inclusão Produtiva desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), no município de Marcionílio Souza, no Território da Chapada Diamantina, está sendo apresentado no Uruguai por uma missão do órgão. Em 2009, a experiência conquistou o primeiro lugar no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, outorgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na categoria gestão estadual.

A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Ana Torquato, e a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ana Maria, que integram a missão, foram recebidas pela ministra e o subsecretário do Desenvolvimento Social do Uruguai (Mides), Ana Maria Vignolia e Lauro Meléndez, respectivamente.

Durante o encontro, Ana Torquato falou sobre as ações de Segurança Alimentar e Nutricional e outras iniciativas da Sedes como as medidas socioeducativas com menores em conflito com a lei, tendo os gestores do Mides expressado interesse em conhecer pessoalmente as experiências da Bahia.

A experiência baiana é um ciclo de políticas públicas que contribui para o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Por meio do PAA foram construídas 20 cisternas e adquiridos e distribuídos 6,6 mil toneladas de alimentos. O projeto atende 2.480 pessoas e 18 produtores no município.

O programa promove a aquisição de alimentos de agricultores contemplados com a cisterna de produção, que são distribuídos a entidades assistenciais (Centro de Referência de Assistência Social - Cras, Pastoral da Criança e hospital), para as famílias atendidas pelo Bolsa Família. Eles são capacitados em educação alimentar e nutricional, aproveitamento integral dos alimentos, alimentação e saúde. O projeto prevê ainda o treinamento, formação e assistência técnica para a convivência com o semiárido.

Líderança Negra, Marcio Alexandre M. Gualberto, declara apoio a Valmir

Em conversas mantidas com Marcos Rezende, coordenador geral do Coletivo de Entidades Negras, entendo ser importante manifestar publicamente meu apoio à candidatura de Valmir Assunção a deputado federal pelo estado da Bahia. Mesmo não sendo eleitor deste estado, tenho nele amigos, parentes e irmãos-de-santo e é para eles que dirijo esta mensagem, na certeza que serei ouvido como alguém que se preocupa com os problemas do nosso país e, em particular, com as questões referentes à população negra brasileira.
Entendo que Valmir Assunção, oriundo da luta pela terra, sabedor das necessidades de nosso povo, será uma voz importante em Brasilia, não apenas para falar dos interesses dos baianos e dos nordestinos, mas para todos os brasileiros de um modo geral.
Um deputado federal, mesmo sendo eleito em um estado e com este estado sendo umbilicalmente comprometido, precisa olhar para o país como um todo, compreender suas demandas, estar aberto ao diálogo com todos os setores e ter uma visão apurada sobre os grandes temas nacionais. Qualidades estas que percebo em Valmir Assunção e, portanto, a ele peço que as pessoas que confiam em mim, confiam em meu julgamento e me têem como um formador de opinião, votem nele, na certeza de que estaremos elegendo um verdadeiro representante de nossas causas.
Um grande abraço, com a força do Axé!

Marcio Alexandre M. Gualberto 
Awofakan ni Orunmila Ogunda Trupon Omó Aganju
Secretário Executivo
Baraketu - Comunicação, Informação, Pesquisa e Documentação da Afro-Religiosidade
www.baraketu.com.br

Cristiano Lima da CONEN, participou da elaboração do Programa de Governo de Dilma

Coordenador da Campanha de Valmir Assunção e Marcelino Galo participa da elaboração do Programa de Governo de Dilma na Perspectiva Racial.

No ultimo dia 20 de agosto em Brasília aconteceu a entrega do Programa de Governo da Campanha de Dilma Presidente para o setor Racial. O documento foi construído a partir de reuniões, encontros e debates que aconteceram nos últimos três meses envolvendo representantes dos partidos que compõe a Frente Democrática Popular – para  o Brasil Continuar  Crescendo
Cristiano Lima, membro da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) e da Coordenação da campanha de Valmir Assunção e Marcelino Galo também é membro da Coordenação da Campanha de Dilma para o Setor Racial e esteve presente na atividade. Nesta oportunidade apresentou a experiência do Estatuto da Igualdade Racial e Contra a Intolerância Religiosa apresentado por Valmir Assunção na Assembléia  Legislativa  da Bahia.
O Programa tem como elemento norteador o Programa de Governo elaborado em 2002 – Brasil sem Racismo – para a campanha que elegeu Lula Presidente. Para Cristiano Lima, “diante dos avanços do governo Lula, foi possível construir um programa ainda mais completo que avança na perspectiva racial buscando um país  muito  mais  justo  e  igual”.

SERRA TENTA TIRAR PROVEITO DE QUEBRA DE SIGILO DA PRÓPRIA FILHA

Numa atitude que demonstra o nível a que chegou a candidatura tucana de Serra, o presidenciável utiliza a quebra do sigilo ocorrido em novembro de 2009 para levar alguma vantagem na disputa destas eleições.
Seria cômico, mas se torna indecente, ver um pai ficar colocando sua filha no olho de um disputa política, por um problema ocorrido quase um ano antes da eleição de 2010. Desesperado, Serra que não conseguiu dar um norte claro à sua campanha, a cada semana tenta achar um meio de melhorar sua avaliação nas pesquisas. Em uma semana, ele se intitula de " Zé do Povo" e canta o nome de Lula, na outra semana, se mostra ao lado do Presidente Lula, tentando passar uma imagem de aliado e parceiro de Lula. A estes "apelos" de Serra a população se mostra indiferente e as pesquisas apontam crescimento de Dilma.
Serra resolve partir pra baixaria. Fala da filha de Lula na eleição de 1989, e por fim diz que "o sigilo de minha filha foi violado. Ela que nem participa deste jogo político". Quem se não o próprio Serra e o PSDB estão colocando a Srª Verônica dentro da disputa política. É triste ver um pai tentar levar vantagem política em cima de um problema ocorria com a própria filha. Triste fim!
O que Serra precisa é compreender que ele ficou sozinho na própria candidatura. A direção nacional do PSDB já jogou a toalha e empenha-se em salvar alguns poucos espaços de poder que lhe restam, concentram seus esforços em manter Estados como Minas Gerais, São Paulo, Goiás  e Paraná. 

Dilma tem 50% e Serra 28%, aponta Datafolha

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA
Pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em todo o país mostra estabilidade no quadro eleitoral: Dilma Rousseff (PT) oscilou de 49% para 50% em uma semana, e José Serra, que estava com 29%, tem 28%. Marina Silva (PV) está com 10%, contra 9% da semana anterior.
É a primeira vez desde o início do horário eleitoral que não há grandes mudanças no quadro da disputa presidencial. As pequenas oscilações foram todas dentro da margem de erro (de dois pontos percentuais).
Os que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum são 4%. E 7% estão indecisos. Candidatos de partidos pequenos não chegam a 1%.
Em capitais e regiões metropolitanas ocorre o melhor desempenho de Marina Silva. Ela chega a 14%, contra 27% de Serra e 47% de Dilma.
Fonte: UOL

DILMA CONFIRMADA NA LIDERANÇA

Ibope: Dilma lidera com 51% das intenções de voto; Serra obtém 27%

Do UOL Eleições
Em São Paulo
A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a disputa com 51% das intenções de voto, segundo pesquisa do Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (3). José Serra, candidato do PSDB, vem em segundo lugar com 27%.


  • Os índices são os mesmo registrados na última pesquisa realizada pelo instituto e divulgada no fim de agosto. Se a eleição fosse hoje, Dilma venceria no primeiro turno com 59% dos votos válidos.

Marina Silva, do PV, subiu de 7% para 8%. Votos em branco ou nulo atingiram 6%, enquanto os eleitores indecisos somaram 7%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Num eventual segundo turno, a ex-ministra da Casa Civil venceria com a preferência de 55% do eleitorado, contra 33% do ex-governador de São Paulo. Votos em branco ou nulo totalizaram 6%, e indecisos, 5%. Na simulação feita pela sondagem anterior, Dilma tinha 56% e Serra, 32%.
A enquete também apurou a popularidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 77% dos entrevistados, o governo Lula é avaliado como ótimo ou bom, enquanto 18% o consideram regular e 4% ruim ou péssimo.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, e foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Foram ouvidos 3010 eleitores em 204 municípios de todo o país. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 27597/2010.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pataxós e Tupinambás conquistam projeto da Sedes


As tribos Pataxó e Tupinambá estarão em festa este fim de semana. Na sexta-feira (3) eles comemoram, em Santa Cruz de Cabrália, o início do projeto Espaço de Proteção Integral, que garante assistência social e desenvolvimento aos indivíduos e famílias destas comunidades que tenham seus direitos violados e em situação de risco pessoal. Para o lançamento, que será realizado às 16h, no Centro Comercial da Aldeia Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, está prevista a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Arany Santana, e de representantes das entidades envolvidas com o trabalho.

O projeto tem o período de execução de um ano e é uma parceria entre o Instituto Tribos Jovens e o Governo do Estado, por meio da Sedes, junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo Arany Santana, uma equipe multidisciplinar e multiétnica trabalhará nas seis aldeias e facilitará os encaminhamentos para a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte. “Vamos atuar respeitando as particularidades de cada aldeia”, frisa a secretária.

Nos 12 meses de execução serão atendidas 150 famílias e 240 adolescentes semanalmente. Também 100 lideranças indígenas serão capacitadas para o enfrentamento a violências e sobre a gestão de projetos sociais. O Espaço de Proteção Integral irá beneficiar as Aldeias Pataxó-Aldeia Velha, Barra Velha, Boca da Mata, Coroa Vermelha, Mata Medonha, e na Aldeia Tupinambá – Patiburí.


Rede de proteção

No extremo sul da Bahia, o alto fluxo de turismo aliado ao crescimento desordenado e descontrolado vem gerando problemas sociais sérios para parte da população. A vulnerabilidade se expressa principalmente na violação de direitos de crianças e adolescentes como, por exemplo, nos casos de trabalho infantil e de exploração sexual.

As aldeias indígenas Pataxó e Tupinambá, comunidades tradicionais que buscam preservar e desenvolver sua cultura no meio de uma área urbanizada, são muitas vezes alvo fácil desses problemas. A inclusão social dessas comunidades deve ser o eixo norteador das políticas sociais e econômicas a partir do compromisso conjunto do Estado e da Sociedade.

Junto ao lançamento do Espaço de Proteção Integral, o Instituto Tribos Jovens celebrará também uma pactuação entre organizações dos setores público e privado visando ao fortalecimento da Rede de Proteção com o objetivo de apoiar e defender os Direitos Humanos dos povos Pataxó e Tupinambá.

DILMA CHEGA A 51% EM PESQUISA DIÁRIA VOX POPULI



Vox Populi: Dilma dispara e tem 26 pontos de vantagem

 
01.09.2010
O Instituto Vox Populi, junto com o portal iG e a emissora Band,  divulgou hoje a primeira pesquisa diária (tracking) para as eleições presidenciais de 2010. A candidata Dilma Rousseff está com 51% das intenções de voto e, com larga vantagem, supera José Serra (25%) e Marina Silva (9%). Nesse cenário, Dilma venceria a eleição no primeiro turno.
Em queda livre, o candidato de oposição apresenta o índice mais baixo nas pesquisas na campanha presidencial.
Foram ouvidas 2.000 pessoas. Os outros candidatos alcançaram 1% das intenções. Os votos brancos e nulos somaram 4%, os indecisos, 11%. A margem de erro do tracking é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
O Vox Populi vai divulgar os resultados diariamente até 3 de outubro. "O tracking Vox/Band/iG conta com 2.000 entrevistas, sendo que um quarto dessa amostra é renovada diariamente. Essa renovação permite identificar rapidamente as tendências de evolução das intenções de voto", explica a notícia do portal iG. 
No tracking espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Dilma tem 41% das intenções de voto, enquanto Serra aparece com 19%. Marina, nesse caso, tem 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é citado por 2% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 4%, não souberam ou não responderam 11%.

Copom mantém taxa básica de juros em 10,75% ao ano

Brasília – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) definiu há pouco que a taxa básica de juros (Selic) deve permanecer no patamar de 10,75% ao ano, em vigor desde 21 de julho. Com isso, o colegiado finalizou o processo de aperto monetário adotado nas três últimas reuniões, quando elevou a taxa de 8,75% para 9,50%, em abril, depois para 10,25%, em junho, e para 10,75%, em julho.

A decisão do Copom veio em sintonia com as expectativas da maioria dos analistas financeiros, que, há duas semanas, alegam haver condições favoráveis no mercado para o BC encerrar o ciclo de ajustes da Selic. O principal motivo apontado pelo mercado é a inflação ter entrado em declínio nos três últimos meses. Além disso, argumentaram os analistas, não existem sinais de pressão de preços no horizonte, a médio prazo. As projeções de inflação para o final do ano têm caído gradativamente e já se aproximam do centro da meta de 4,5%.
Segundo o boletim Focus, divulgado pelo BC na última segunda-feira (30), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de parâmetro para as correções oficiais, deve encerrar 2010 em 5,07%. Apesar de o crescimento interno continuar sólido, com expansão da renda e do crédito, o comportamento mais ameno da inflação contribuiu para o fim do processo de alta da taxa Selic, de acordo com o economista-chefe do Banco Schahin, Silvio Campos Neto.
Há, no entanto, quem acompanhe a cena econômica com alguma desconfiança, como a economista-chefe do Banco Fibra, Maristella Ansanelli. Embora admita que todas as sinalizações de mercado apontavam para uma tendência de manutenção do nível atual da Selic, antes mesmo da decisão do Copom, Maristella considera que o ritmo de reajustes de preços dos gêneros alimentícios pode voltar a aumentar já neste mês. A economista acredita que haverá pressão inflacionária, por causa dos reajustes salariais programados para os próximos meses.

Fidel dará aula a universitários para advertir sobre ameaças de uma guerra nuclear Renata Giraldi Repórter da Agência Brasil Brasília – O ex-presidente de Cuba Fidel Castro vai dar amanhã (3) uma aula para os estudantes universitário do país, na Universidade de Havana – a mais tradicional do país. Na aula, ele fará um alerta sobre o risco de uma guerra nuclear. Segundo Fidel, o objetivo é que os universitários tenham consciência das ameaças e consequências causadas por um eventual conflito nuclear mundial. As informações são do jornal oficial cubano, o Granma. A aula de Fidel será transmitida pelas redes estatais de televisão Cubavisión e Cubavisión Internacional, além das emissoras oficiais Rádio Havana Cuba e Rádio Rebelde. No último dia 7, Fidel discursou na Assembleia Nacional de Cuba. Em um discurso de menos de meia hora, o cubano afirmou que o único capaz de evitar esse risco é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Segundo ele, um conflito dessa ordem levará à morte “instantânea” de milhares de pessoas inclusive de norte-americanos. “Um homem terá de tomar uma decisão solitária. É o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama”, afirmou Fidel, na presença dos parlamentares.

Brasília – O ex-presidente de Cuba Fidel Castro vai dar amanhã (3) uma aula para os estudantes universitário do país, na Universidade de Havana – a mais tradicional do país. Na aula, ele fará um alerta sobre o risco de uma guerra nuclear. Segundo Fidel, o objetivo é que os universitários tenham consciência das ameaças e consequências causadas por um eventual conflito nuclear mundial.

As informações são do jornal oficial cubano, o Granma. A aula de Fidel será transmitida pelas redes estatais de televisão Cubavisión e Cubavisión Internacional, além das emissoras oficiais Rádio Havana Cuba e Rádio Rebelde.
No último dia 7, Fidel discursou na Assembleia Nacional de Cuba. Em um discurso de menos de meia hora, o cubano afirmou que o único capaz de evitar esse risco é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Segundo ele, um conflito dessa ordem levará à morte “instantânea” de milhares de pessoas inclusive de norte-americanos. 
“Um homem terá de tomar uma decisão solitária. É o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama”, afirmou Fidel, na presença dos parlamentares. Leia matéria completa

Produção industrial cresce em metade das 14 regiões analisadas pelo IBGE

Rio de Janeiro - A produção industrial cresceu, de junho para julho deste ano, em metade das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O maior crescimento foi registrado em Goiás – 10,3%. No mês anterior, o estado havia registrado uma queda de 10,7%. Os outros aumentos foram percebidos na Bahia (3,6%), no Rio Grande do Sul (3,3%), na Região Nordeste (1,7%), no Rio de Janeiro (1,1%), em São Paulo (0,5%) e Minas Gerais (0,1%).

Em junho, apenas cinco regiões haviam registrado expansão. Entre os estados que cresceram em julho, somente Minas Gerais teve aumento inferior à média nacional (0,4%).
Já os resultados negativos de junho para julho foram registrados no Espírito Santo (-0,2%), Pará (-0,7%), em Pernambuco (-1,2%), no Amazonas (-1,3%), Ceará (-1,5%), Paraná (-2,9%) e em Santa Catarina (-2,9%).
Na comparação de julho de 2010 com o mesmo período de 2009, apenas Santa Catarina teve resultado negativo (-0,1%). Já no acumulado do ano e dos últimos 12 meses, todas as 14 regiões tiveram resultado positivo.
Fonte: Agência Brasil.

AVANÇA A CAMPANHA DE MARCELINO E VALMIR

Amélia Rodrigues recebe Marcelino Galo e Valmir Assunção

Membros do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Amélia Rodrigues realizaram uma plenária para receber os candidatos a deputado estadual e federal, Marcelino Galo e Valmir Assunção, nesta terça-feira (31). Mais de 200 pessoas compareceram à atividade para demonstrar carinho e respeito à candidatura dos petistas. O evento foi coordenado pelo diretório municipal do PT, pela ex-secretária de Ação Social do município, Arlene Martins e pelo representante do Sindiquímica, Beto Silva.

Em seguida, os participantes caminharam pelas ruas da cidade e Marcelino visitou lideranças de bairros, como a sexagenária Dona Maria Antunes. Já na plenária, Galo recebeu o apoio de amigos e companheiros de luta do PT, a exemplo do vice-presidente do partido no município, Mário César, do secretário geral, Jorge Negrão, do secretário de comunicação, Murilo Lessa, da tesoureira, Brena Pinto – que também faz parte da Juventude do PT –, além do anfitrião Beto Silva. A plenária contou ainda com a participação da militância e de todas as pessoas envolvidas na campanha dos candidatos, como o Pastor Paulo, da Igreja Restauração, do Pastor Antonio Queiroz, da Igreja Assembleia de Deus, e do professor Manoel Silva.


Em discurso, Arlene Martins falou que nunca irá fechar as portas para quem a ajudou. “Estamos juntos nessa caminhada, para a Bahia seguir em frente. Mostraremos a Amélia Rodrigues que quem sabe faz, e não será uma exoneração que irá calar a força que o PT tem aqui no município”, declarou a ex-secretária se referindo ao atual prefeito da cidade, que a demitiu por ter declarado apoio aos candidatos Valmir Assunção e Marcelino Galo.
Já Marcelino Galo ressaltou o trabalho desenvolvido por Arlene Martins e destacou a importância dessa reta final da caminhada. “Faltam 32 dias para as eleições e todos devem reforçar os trabalhos nas comunidades para garantirmos o mandato e voltarmos a trabalhar para aqueles que mais precisam”, comenta.


Ainda em Amélia Rodrigues, o candidato a deputado estadual atendeu os micro-empresários Hilário Lima e Joaci Souza, da cidade de Feira de Santana, que também declararam apoio a Marcelino Galo. Neste encontro, compareceu o presidente do Instituto Social Mão Amiga (ISMA), Luciano Souza da Silva, que explicou a função do instituto. “Trabalhamos com agricultura familiar. Atualmente, possuímos 25 famílias cadastradas recebendo sementes, plantando e negociando os produtos para o comércio de Feira de Santana. Precisamos crescer esse número de famílias e organizar um espaço maior pra desenvolver ainda mais essa atividade”, completa.

Ao final do dia, Galo se encontra com a comunidade de Sem Teto de Simões Filho. O objetivo é apresentar as propostas do candidato às 80 famílias. A reunião foi propostas pelo dirigente da CUT na Bahia, Antônio César.

COMEÇOU O PLEBISCITO EM PROL DA LIMITAÇÃO DAS TERRAS

Começou ontem, dia 01, a votação do Plebiscito Popular pelo Limite das Terras no Brasil. Por uma iniciativa de várias organizações populares, centrais sindicais e igrejas, é o início da mobilização anual, sempre com um importante tema social, que vai até o dia 07 de setembro, com a realização do Grito dos Excluídos.


O objetivo do Plebiscito é pressionar o Congresso Nacional para que seja incluído na Constituição Federal um novo inciso que limite o tamanho da terra em até 35 módulos fiscais - medida sugerida pela campanha do FNRA. Áreas acima de 35 módulos seriam incorporadas automaticamente ao patrimônio público e destinadas à Reforma Agrária.

Além da votação, a população também será convidada a subscrever uma proposta de emenda parlamentar – PEC – sobre a limitação da propriedade da terra. Igrejas, organizações populares, sindicatos, associações e movimentos sociais de abrangência nacional montarão urnas em seus locais de atuação para a votação popular.

Maiores informações sobre o Plebiscito acesse: www.limitedaterra.org.br

Acolhimento com Classificação de Risco é implantado na Emergência do HGRS

Um dos maiores desafios na construção do SUS – Sistema Único de Saúde, que é a implantação de uma política de acolhimento nas Emergências dos grandes hospitais de referência, está sendo vencido no Hospital Geral Roberto Santos, maior hospital público do Norte e Nordeste do país. Hoje (30), passou a funcionar o Acolhimento com Classificação de Risco na Emergência Adulto, “coração” do HGRS pelo grande volume de pessoas que procuram atendimento dia e noite. 
  
O Acolhimento com Classificação de Risco vai permitir agilizar a assistência aos pacientes em situação mais delicada e orientar aqueles que podem e devem recorrer a outras unidades de saúde. Todo o trabalho é feito com base em critérios para avaliação da gravidade de cada caso. Ao chegar à Emergência, o paciente é encaminhado à Sala de Pré-Atendimento, onde é feita a primeira ficha e o primeiro acolhimento, com o exame dos sinais vitais do paciente e a escuta dos sintomas relatados por ele, que pode ou não ficar internado para tratamento. 
  
Na opinião do diretor Geral do Hospital Roberto Santos, Paulo Barbosa, o Acolhimento, ao tempo em que qualifica a assistência, complementa a política de humanização já existente no hospital e preconizada pelo SUS. “Partimos do princípio de que todos serão atendidos, mas o paciente com classificação vermelho, de maior risco, será atendido de imediato, tendo prioridade em relação a pacientes que deveriam buscar outras alternativas que não as emergências dos hospitais. Nesse ponto, o Acolhimento também tem caráter educativo”, ressaltou. 
  
Atendimento multiprofissional 
  
Em sua fase inicial, o Acolhimento com Classificação de Risco funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, período de maior procura por atendimento na Emergência. Também está sendo desenvolvido um projeto multiprofissional, em uma ação integrada e articulada que envolve diferentes categorias, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, a equipe do PermanecerSUS, vigilantes e recepcionistas. “Alimentamos uma enorme expectativa de que esta venha a ser uma ação estruturante na Emergência, que acontece quando estamos recebendo os médicos concursados pela Sesab”, destacou Paulo Barbosa. 
  
A normatização do acesso à Emergência, além de ordenar o fluxo de entrada, diminui as dúvidas e inquietações dos pacientes e seus acompanhantes, como atesta o coordenador médico do setor, Thiago Milet. O núcleo principal do Acolhimento é formado por dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem, com o suporte, quando necessário, de médicos, psicólogos, assistentes sociais e a equipe do PermanecerSUS, que é formada por estudantes de cursos ligados direta e indiretamente à área de saúde, supervisionados pelos técnicos da Diretoria de Gestão do Trabalho em Saúde, da Sesab – Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. 
  
Gratidão 
  
Para a enfermeira Edilúcia de Souza Salomão, o primeiro dia de prática do Acolhimento com Classificação de Risco foi “uma surpresa agradável”, diante das reações dos pacientes. “Tínhamos receio do que aconteceria quando informássemos ao paciente que o caso dele é para assistência médica, mas ambulatorial, e não em uma Emergência. Mas verificamos que eles saem agradecidos, sinal de que se sentiram acolhidos”, afirma. 
  
Auxiliada pela técnica de enfermagem Marluce Nonato, ambas cumprindo plantão de 12 horas, Edilúcia explica como se dá o atendimento, com a escuta do paciente, a verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco) e o preenchimento da ficha. Quando o caso não é de urgência, como acontece com a maioria dos que procuram a Emergência do HGRS, o paciente é orientado sobre o tipo de serviço que ele deve buscar na rede pública de saúde. “Ele tem a opção de ficar aqui, mas sabendo que o atendimento pode demorar porque a prioridade é para os que estão mais graves. O paciente compreende e nos agradece, porque nós o acolhemos”. 
  
Fonte: B.F. – DRT/Ba 1158/Ascom HGRS

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Otimismo marca plenária de Marcelino e Valmir em Salvador

A trajetória de Marcelino Galo e Valmir Assunção é marcada pela luta e construção de políticas públicas para os mais necessitados. Numa plenária realizada nesta segunda-feira (30) no comitê central de Assunção, no Rio Vermelho, os dois relembraram a caminhada conjunta na consolidação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lideranças de bairros de Salvador, militantes, representantes de entidades e segmentos, além de líderes políticos e comunitários do interior, estiveram presentes numa reunião calorosa. Para o vereador, Moisés Rocha, agora “é hora de mudar a realidade com a vitória dos companheiros Marcelino e Valmir”.
Marcelino destacou o apoio às causas da população carente, dos pescadores e marisqueiras e do trabalhador do campo. “Eu e Valmir, junto com o movimento social organizado, estamos caminhando para construir uma sociedade menos desigual”, disse.
Valmir reiterou e agradeceu o apoio. “Este encontro, com o apoio de entidades tão sérias e diversificadas, dá uma dimensão da representatividade que possui o nosso trabalho. Agradecemos o empenho de cada um” completou.
Caminhada – São vinte e seis anos de mobilização conjunta com a mesma linha ideológica. Enquanto Galo promovia desapropriações para garantir melhores condições de vida e assistência técnica ao agricultor familiar, Valmir lutava no campo, pela reforma agrária. Com ações voltadas contra a opressão e desigualdade racial e social das comunidades, eles disputam vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, respectivamente.

Marcelino se reúne com lideranças de bairros

A candidatura de Marcelino Galo é marcada pelo diálogo frequente com lideranças de bairros de Salvador, principalmente as ligadas ao trabalho social desenvolvido em prol da população mais pobre da cidade. Prova disso são as visitas que Marcelino recebeu em seu comitê, nesta segunda-feira (30), para definir apoio político em bairros de Salvador. Estiveram presentes líderes como Elenice Nascimento, vice-diretora da ONG Tabuleiro da Baiana e do Pastor Nilson Leal, da Igreja Evangélica Batista Aliança com Deus.
Além de desenvolver um trabalho social na ONG Tabuleiro da Baiana, resgatando a autoestima do povo pobre de Salvador, Elenice Nascimento – que é técnica em enfermagem – também lidera um grupo de agentes comunitários e de saúde, nos bairros de Saramandaia, Pernambués, Narandiba e adjacências. Para Elenice, a candidatura de Marcelino é “uma candidatura do povo, pois ele trabalha pelo povo pobre, carente e assume os problemas deste povo”.
Para o Pastor Nilton Leal, a candidatura de Marcelino é importante “pela luta que ele tem feito a frente dos cargos que ocupou. Marcelino não usa a máquina para comprar, ele desenvolve projetos, mostra que há um caminho a percorrer”. O Pastor Nilton coordena cinco igrejas evangélicas, sendo três nos bairros de Pernambués, uma em Castelo Branco e uma em Cajazeiras 11. Juntas elas congregam mais de 600 fiéis. A Igreja Evangélica Batista Aliança com Deus, desenvolve ações de assistência social, como a distribuição de mingau e sopão às pessoas da região em situação de risco e insegurança alimentar.
As visitas foram articuladas por Edna Monteiro, coordenadora geral da 5ª Zonal de Pernambués e secretária do doutor Paulo Barbosa, diretor do Hospital Geral Roberto Santos. Segundo Edna, Marcelino “é um candidato do povo, com um caminho que estamos construindo. O mandato dele vai ser nosso, dos movimentos sociais que o apoiam”

EMIR SADER, MARCIO POCHMANN E VALMIR ASSUNÇÃO

Segundo Emir Sader e Marcio Pochmann Valmir Assunção representa um marco no governo baiano

Em visita à Bahia para participar do seminário “Políticas Sociais para o Desenvolvimento da Bahia”, realizado pelo governo do Estado, o economista e presidente do IPEA Márcio Pochmann e o sociólogo e cientista político Emir Sader destacaram a passagem do deputado Valmir Assunção na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) como um divisor de águas na história do governo baiano. Os dois conferencistas ressaltaram a importância de um Sem Terra ter sido indicado para ocupar um cargo no executivo. “A participação dele foi e é indispensável para garantir o conteúdo popular das políticas sociais e a exequibilidade delas”, disse Emir Sader. Já Pochmann falou que a participação de Valmir no governo baiano mostra que “é possível que um líder popular ocupe espaços de governo sem negar a sua origem, sem ser cooptado”. Veja vídeo sobre o assunto.