quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bolsa-auxílio viabiliza a formação inicial e continuada da rede estadual

Instituída em 14 de maio de 2009 (lei nº 11.473), a bolsa-auxílio é um benefício concedido para viabilizar a participação dos profissionais da Educação Básica nos cursos de formação inicial e continuada, presencial e à distância, promovidos pela Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira. O objetivo é ampliar o acesso à formação, atendendo a demanda dos educadores lotados nos diversos municípios da rede pública estadual de ensino.
O benefício, no valor de R$ 76 (setenta e seis reais), refere-se ao custeio das despesas de alimentação e hospedagem, acrescido do valor para o deslocamento estabelecido pelos critérios da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia - AGERBA.

UFBA abre inscrições para processo seletivo do Programa de Formação de Professores

A Universidade Federal da Bahia abre inscrição, de 29 de junho a 07 de julho de 2010, para processo seletivo do Programa de Formação de Professores da Educação Básica, destinado a professores pré-selecionados pela Plataforma Paulo Freire. A iniciativa integra o Plano Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação - MEC.
No total, 800 candidatos estão aptos para efetivar a inscrição, que contempla as seguintes áreas: Matemática, Química, Língua Portuguesa, História, Geografia, Física, Ciências Biológicas e Pedagogia. As provas serão realizadas no dia 18 de julho de 2010 e o resultado divulgado o dia 30 de julho de 2010. As aulas iniciam no dia 11 de agosto de 2010. Mais informações: www.licenciaturases peciais.ufba. br.
O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases Educacionais - LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.
Na Bahia, o novo Programa de Formação dos Professores é uma ação do MEC e da Secretaria da Educação – SEC/BA, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT. A previsão é que a iniciativa, que visa oferecer licenciatura a 331,4 mil professores, oferte 60 mil vagas até 2011.
O programa atende aos professores da rede estadual e municipal de ensino, inclusive aqueles que estão perto de se aposentar e em regime REDA.

Curso mostra a astronomia como uma ciência interdisciplinar

Compreender a astronomia como uma ciência interdisciplinar. Essa é a proposta do curso Atualização de Professores na Área de Astronomia que discutirá as questões da área a partir das diferentes matérias do currículo escolar. As inscrições estão disponíveis no site http://www.iat. educacao. ba.gov.br até 28 de junho de 2010. São oferecidas 240 vagas para os professores da rede pública estadual, nas disciplinas de química, física, biologia, matemática, ciências e geografia.
O curso tem duração de 80 horas e acontece de 10 de julho a 04 de dezembro de 2010, na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS e no Observatório Astronômico Antares-UEFS. As atividades serão realizadas em duas turmas:
1ª turma>10, 17, 24, 31/07/2010 e 07, 14, 21,28/08, 04 e 11/09/2010
2ª turma>18,25/09, 09,16 e 26/10/2010 e 06, 13,20, 27/11/2010 e 04/12/2010
Segundo Rogério Lima, coordenador de Estudos e Experimentações Educacionais – CES/IAT, a formação atende a demanda dos professores em atualizar os conhecimentos de astronomia a partir da interdisciplinarida de com matérias como história, química, biologia, dentre outras. “Em 2009, oferecemos o curso apenas para Salvador. Agora expandimos e atendemos a todas as diretorias educacionais (DIREC)”, diz Lima. A formação é uma iniciativa da Secretaria da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT.

terça-feira, 15 de junho de 2010

População pobre poderá ter ingressos reservados na Copa do Mundo do Brasil

A Copa do Mundo de 2014 também poderá ter ingressos de seus jogos reservados para a população pobre. Segundo exemplo da África do Sul neste Mundial, a Copa que será sediada no Brasil pretende dar a oportunidade para que a população pobre do País tenha acesso aos estádios. A declaração foi feita nesta segunda-feira (14) pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva.
“É preciso ter o 'ingresso social'. A Copa é para o mundo inteiro, mas temos que ter a nossa parcela do 'povão' acompanhando os jogos”, disse o ministro. Silva está em visita ao país-sede da Copa do Mundo justamente para observar a realização do primeiro Mundial sediado por um país do continente africano. Para ele, o trabalho é importante porque o Brasil e a África do Sul têm muitas características em comum.
Além do “ingresso social”, outro exemplo que a África do Sul pode dar ao Brasil é a infraestrutura de seus aeroportos. Segundo o ministro, os terminais de embarque e desembarque funcionam muito bem e as pistas têm condições de receber grande demanda de voos.
Na sexta-feira (18), uma comitiva de observadores brasileiros chega à África do Sul para conhecer projetos implementados no país que podem ser colocados em prática também pelo Brasil. Entre as áreas de maior interesse para os observadores brasileiros estão segurança, proteção de marcas e patentes, estrutura para imprensa e isenções fiscais concedidas para o Mundial.
Fonte: Agência Brasil

MP DO CACAU É SANCIONADA PELO PRESIDENTE LULA

A Medida Provisória que regulamenta a renegociação e financiamento de dívidas de cacauicultores de todo Brasil foi parcialmente sancionada pelo presidente Lula. Dos quatro itens originais, três foram, aprovados pelo petista e um, o que versa sobre a possibilidade de unificação das garantias no Banco do Nordeste, foi vetado. Foram mantidas as novas regras que prorrogam prazos e suspendem execuções fiscais até 30 de novembro desse ano relativas a produtores inscritos na Dívida Ativa da União, além das que melhoram as tabelas de desconto do PAC do Cacau e também os que prorrogam prazos para produtores inadimplentes anteriores a 2010 no âmbito do Pesa. O senador César Borges, autor da medida, comemorou a aprovação, mas ressaltou que a dinâmica das novas regras junto aos produtores endividados pode ainda requerer que o item excluído pelo presidente seja necessário, o que pode gerar uma nova batalha legislativa para que haja a completude da MP. Para ele, a ausência deste detalhe dificulta a operacionalização do programa. O senador espera ainda que Lula edite uma nova MP para acrescentar itens que a Câmara não conseguiu incluir nesta que foi aprovada, o que facilitaria mais a vida dos cacauicultores.

MINISTÉRIO PÚBLICO CONSTITUI COMISSÃO PARA IR AS ESCOLAS DE ILHÉUS

Depois de receber muitas e muitas denúncia de órgãos de controle e fiscalização acerca das situações das escolas municipais, e após cobrar soluções da Prefeitura receber informações distorciadas, o Ministério Público Estadual acaba de constituir uma comissão para fiscalizar in loco as unidades escolares.
A comissão tem a paricipação do MP/BA, dos Conselhos Municipais de Controle ligados a Educação, da Secretaria de Educação, do CREA e do Corpo de Bombeiro da Polícia Militar. 
Esperamos que as visitas não se limitem as escolas de melhor estrutura física e/ou se deixe as escolas de condições mais precárias para o fim da fila das visitações.

ILHÉUS ABRE PROCESSO SELETIVO PARA SAMU 192 E NASF

Ao que parece, a Secertaria de Saúde de Ilhéus vai finalmente adotar medidas para amenizar o caos em que se encontra a sáude no município. Foi aberto no último dia 11 de junho, e vai até o dia 29 do corrente mês, o Processo Seletivo Simplificado de seleção de pessoal para o SAMU 192 e para o NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Serão contratados 79 (setenta e nove) profissionais para o SAMU 192 e 14 (quatorze) para o NASF.
Infelizmente, mais uma vez, o Governo Municipal vai na contramão da tendência do Governo Federal que em vez de contratar mão-de-obra precarizada, tem realizado concursos públicos. O governo Municipal, já esta aí a quase quatro anos, continua preferindo usar a velha desculpa da emergência para realizar suas contratadinhas, burlando a lei e evitando a realização do concursos público. Se o argumento do Prefeito e seu Secretário é de emergência, deveria realizar a contratação de eemrgência, por prazo determinada, 60 a 90 dias, enquanto realizaria os tramites processuais do exigidos para a realização do Concurso Público.
Já que o Processo Seletivo Simplificado ocorrerá,ficaremos de olho, aguardando que o Governo Municipal convoque em breve o concurso público.
SEGUE O PARTE DO EDITAL. O Edital completo pode ser adqurido na Secretaria Municipal de Saúde.
GOVERNO MUNICIPAL DE ILHÉUS
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO
EDITAL 001/2010 – SMSI
 
A Secretaria Municipal da Saúde de Ilhéus – SMSI localizada na Avenida Canavieiras S/N, Centro, torna pública a realização de Processo Seletivo simplificado para contratação de profissionais para atuarem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Ilhéus – SAMU 192 e no Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF, por tempo determinado, nos termos da Lei Municipal n.º 2.327/89, consoante as normas contidas neste Edital.  
1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - O Processo Seletivo Simplificado visa a seleção de pessoal, com vistas ao desempenho de atividades profissionais para atuarem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e no Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Ilhéus, no Estado da Bahia.

1.1.1. A contratação a que se refere o item 1.1. terá prazo determinado de 01 (um) ano, podendo ser prorrogável por igual período.

1.1.2. A Seleção Simplificada será realizada para o preenchimento de 79 (setenta e nove) vagas no SAMU 192 e 14 (quatorze) vagas no NASF para diversos cargos de nível superior e médio, conforme especificado no Anexo I deste edital.
1.2. Os candidatos habilitados serão contratados para atuarem no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Ilhéus e no Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Luíza Maia anuncia dobradinha com Valmir Assunção

Luíza Maia anuncia dobradinha com Valmir Assunção
Ter, 15 de Junho de 2010 08:37
A presidente da Câmara dos Vereadores e  primeira dama de Camaçari, Luíza Maia, anuncia uma dobradinha nas próximas eleições com nada mais nada menos que o ex-secretario de Desenvolvimento Social e Combater à Pobreza, o deputado Valmir Assunção. A parceria anunciada vale para os municípios de  Salvador, Serrinha, Salinas das Margaridas e, obviamente, Camaçari.
Como se não bastasse, Maia se engajou no projeto do MST de Camaçari, defendendo a entidade como uma das mais aguerrida e organizada na luta pelos direitos sociais no Brasil. O deputado Valmir, todo sorrisos, disse que a parceria “só fortalece o projeto político do prefeito Luiz Caetano (Camaçari), do governo Wagner e do PT como um todo”.
Fonte:NoticiasdaCapital

domingo, 13 de junho de 2010

Lula afirmou que faz parte de seu plano de governo eleger sua sucessora na Presidência


Confiante, o PT lançou neste domingo (13), em Brasília, a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência com um discurso de vitória. Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da legenda, José Eduardo Dutra, falaram sobre a necessidade de “continuar” os feitos do governo Lula. O presidente até se despediu afirmando que Dilma pode ganhar a eleição já no primeiro turno.
Apesar de não ter empolgado a militância do partido, Dilma conseguiu arrancar gritos da plateia. A candidata do PT fez promessas para as áreas de saúde, educação, tecnologia e infraestrutura. O discurso de Dilma foi baseado nos feitos do governo Lula.
Na maior parte do tempo, Dilma falou sobre a necessidade de o Brasil ter uma presidente mulher. Para conquistar o eleitorado, a petista afirmou que quer mostrar para todas as meninas do país que uma mulher pode comandar o governo.
- Assim como Lula construiu essa certeza, [eu quero que] essas pequenas Marinas e Vitórias possam responder quando perguntadas o que vão ser quando crescer: “eu quero ser presidente do Brasil!”
Antes de Dilma discursar, já como candidata oficial do PT à Presidência, Lula fez um discurso caloroso, afagando e ressaltando as qualidades de sua escolhida. Lula afirmou até que Dilma já tem até cara de presidente e que quer passar a faixa presidencial para a “companheira”.
- Faz parte do meu programa eleger a Dilma. Eleger a Dilma significa melhorar as coisas que nós fizemos nesse país.
Lula afagou aliados, mas não deixou de lado os ataques à oposição. Logo no início de sua fala, o presidente citou o caso dos supostos dossiês contra o tucano José Serra.
- Esperamos que nossos adversários estejam dispostos a fazer uma campanha de nível elevado e que não façam jogo rasteiro, inventando dossiês. Nós já estamos maduros, já aprendemos, já sabemos como eles funcionam.
Dutra, presidente do PT, também não poupou ataques a Serra. Exaltado, Dutra afirmou que Serra decepcionou nas administrações que fez. Dutra citou a frase de Serra que, ontem, no lançamento de sua candidatura, afirmou que, com o tucano na Presidência, o povo brasileiro não teria surpresas. Dutra foi categórico:
- O povo não vai ter surpresas mesmo. Porque já sabe o fracasso que foi o governo que ele [Serra] participou.
Além de Dilma, Lula e Dutra, o peemedebista Michel Temer, escolhido para ser vice de Dilma na disputa pela Presidência, também discursou. Na mesa do evento petista estavam, além de líderes do PT, o vice-presidente, José Alencar, e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Fonte: R7.com

DILMA PROMETE MELHORAR SALÁRIO DE PROFESSORES E CONSTRUIR CRECHES

Educação

Dilma prometeu, caso eleita, levar educação de qualidade a todos os brasileiros. Segundo ela, o caminho para ampliar o acesso à educação é investir no salário dos professores, expandir a rede de escolas técnicas e centros de excelência. A candidata prometeua construção de seis mil creches, se for eleita.
"Vamos dar sequência à transformação educacional em curso no Brasil, da creche à pós-graduação. É preciso formar jovens preparados para a tecnologia do conhecimento. Se eleita presidente, vou liderar sem descanso processo de levar educação de qualidade a todos os brasileiros e brasileiras", disse.

A Copa da mediocridade e dos factoides

por Luiz Carlos Azenha
Gostaria muito de ser desmentido pelos fatos. Ou por exibições maravilhosas do Brasil, por exemplo. Mas não vi nada nesta Copa do Mundo, até agora, que mereça mais que um replay. Aliás, vi sim: o golaço da África do Sul contra o México. Ah, o frangaço do goleiro da Inglaterra diz muito sobre os “melhores momentos”. Parece que veremos mais do mesmo: o nivelamento, por baixo, do futebol. Resultado de um fenômeno internacional, que é a produção de jogadores em massa, na periferia, para servir às ligas europeias. Temos uma padronização do “produto”: jogadores altos, fortes, de bom preparo físico e que subordinam o talento individual às formulações táticas dos treinadores.
Os técnicos, por sua vez, têm grande incentivo individual para não ousar. Eles lidam com grupos que se reúnem eventualmente, formados por jogadores que atuam fora de seus próprios países e é muito difícil dar padrão de jogo a esses times bissextos. A opção é por montar times que entram em campo para não perder, já que na primeira fase uma derrota pode comprometer a classificação e a partir da segunda fase ela é mortal. Temos, portanto, times medíocres montados para jogar na defesa.
O fato de que os jornalistas brasileiros reclamam que Dunga está fazendo treinos fechados é simbólico da falta de notícias que se abate sobre a Copa do Mundo, quando os jogos já estão em andamento. A não ser por um lance aqui, outro ali, reina a mediocridade. Para completar, temos o barulho das vuvuzelas tirando toda a humanidade das arquibancadas. Uma boa desculpa para que a FIFA “entregue” o sinal de TV dos jogos com uma trilha sonora própria, quem sabe com anúncios dos patrocinadores oficiais.

CONVENÇÃO DO PT - LULA DIZ QUE DOSSIÊ É "JOGO RASTEIRO DA OPOSIÇÃO"

LULA: "O BICHO VAI PEGAR!"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo (13) que torce para que os adversários de sua candidata à sucessão eleitoral, Dilma Rousseff, optem pelo alto nível do debate de ideias e programas de governo e parem de “inventar dossiês todos os dias”, o que ele denominou como “jogo rasteiro”.
“Estamos maduros, já sabemos como eles funcionam. Portanto, muita tranquilidade, porque o bicho vai pegar. E a tranquilidade e a maturidade de vocês é que vai garantir que a gente ganhe estas eleições”, disse, se refereindo a Dilma e ao candidato a vice na chapa, Michel Temer. “Estou convencido que as possibilidades de ganhar as eleições, são totais, quase que absolutas. Mas eleição e mineração, a gente só conhece o resultado depois da apuração”, completou o presidente.
Como o maior cabo eleitoral da ex-ministra da Casa Civil e de Minas Energia, Lula destacou os feitos da petista no governo citando como exemplo o programa Luz Para Todos, parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que levou energia elétrica a 2,8 milhões de casas no país.
O presidente fez uma prévia do que seria um balanço do seu governo que deve terminar “em seis meses e dezoito dias” – como fez questão de frisar. O líder do Executivo destacou os avanços na área da educação e do trabalho, com a previsão de entrega de mais de 240 escolas técnicas até o fim do ano e também o fato de ter ultrapassado a meta de criar 10 milhões de empregos e que quer criar 14 milhões de vagas com carteira assinada até a sua saída do Palácio do Planalto.
A superação da crise econômica internacional, a estabilidade da inflação e a mudança de papel (de devedor para credor) foram também ressaltadas em seu discurso na convenção nacional do PT, que oficializa Dilma como candidata e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP) como vice, na chapa que disputa as eleições em 3 de outubro.
Mais uma vez, a imprensa não foi poupada das críticas do presidente. De acordo com ele, as pessoas devem ficar atentas ao espaço que se têm dados aos candidatos e se há igualdade na exposição ou não deles.
Dilma sou eu na eleições
“O povo vai sentir minha falta, vai ser a primeira eleição que o meu nome não vai estar na cédula. Vai haver um vazio naquela cédula. Para que o vazio seja preenchido, eu mudei de nome e vou colocar Dilma lá na cédula, que aí as pessoas vão votar”, brincou o presidente.

ASSISTA AO VIVO A CONVENÇÃO NACIONAL DO PT

Assista neste domingo, pela TVPT, a homologação da companheira Dilma como candidata à Presidência da República


Está chegando o dia de sermos todos Dilma! Neste domingo, 13, a Convenção Nacional do PT vai homologar o nome da ex-ministra Dilma Rousseff como nossa candidata à Presidência da República.
Para garantirmos uma boa cobertura do evento, precisamos da colaboração de vocês! Acompanhem a transmissão ao vivo pelo site do PT (www.pt.org.br), escrevam em seus blogues e utilizem as redes sociais! No Twitter vamos usar a hashtag #agoraedilma.
Vamos também levantar nossas vozes e gravar vídeos com mensagens para a companheira Dilma! Publiquem as mensagens em seus blogs e aproveitem para nos enviar, através do portal www.participabr.com.br.
E para mostrarmos que o Brasil é Dilma, no dia 13 vamos colocar nossas bandeiras do PT em nossas janelas, além de sairmos de vermelho nas ruas!
Mostre seu apoio, afinal a nossa participação nesta eleição será fundamental! Juntos, nós faremos a melhor cobertura das eleições.

A CENSURA DE PAI CIDÃO

DIRETO DO BLOG DO GUSMÃO

12/jun/2010 . 13:53
Autor: Editor
Todos os jornais e veículos de comunicação que anunciam peças publicitárias da prefeitura de Ilhéus estão sob forte censura do secretário de governo, Alcides Kruschewsky, que está punindo financeiramente aqueles que não conjugam o verbo “bajular”.
A perseguição é implacável, já que O Poderoso Cidão montou uma equipe para acompanhar diariamente a imprensa.
Um jornal que publica artigos do professor Carlos Pereira Neto, com críticas ao governo Newton Lima, foi cortado da lista dos que recebem a publicidade oficial.
O radialista Robertinho Scarpita também foi retirado, só porque convidou o prefeito Jabes Ribeiro para fazer um pronunciamento durante o ato favorável à BAMIN.
A política de comunicação social do executivo ilheense exige o bajulismo como condição indispensável para receber “as graças” de Cidão.
É lamentável que um jornalista respeitado e competente como Maurício Maron aceite pacientemente essas diretrizes, vindas de um autoritário, despreparado, sem qualquer noção sobre o valor da liberdade de expressão em um país democrático, capaz de promover o debate intenso do assuntos públicos.

SOBRA CÓRNEAS PARA TRANSPLANTES EM HOSPITAL DE SOROCABA

No Jornal SPTV da Rede Globo, passou uma reportagem sobre o Hospital de Olhos de Sorocaba/SP, que é conveniado do SUS.
Esse hospital tem capacidade de realizar 300 transplantes de córnea por mês, com possibilidade de realização imediata, por possuir estoques disponíveis de córnea no próprio hospital.
Durante a entrevista, o diretor clínico do hospital informou que estão fazendo apenas 120 transplantes por mês por falta de pacientes.
Peço a todos que, se por ventura tiverem conhecimento de alguém que esteja na fila de transplantes aguardando um doador, informe-o para entrar em contato com o hospital no telefone abaixo:
Hospital de Olhos de Sorocaba/SP
Tel.: (15) 212-9000
Atenciosamente
Dr. Eduardo Bezerra
Médico do Trabalho
Usina Alto Alegre - UFA