sábado, 10 de julho de 2010

Campanha de Valmir e Marcelino Galo segue forte também no Baixo-Sul

Durante do dia de ontem, 09 de Julho, Orlando Santos esteve reunido com varias lideranças, que apóiam Valmir Assunção e Marcelino Galo, respectivamente, candidato a deputado federa, deputado estadual, na cidade de Wenceslau Guimarães. O evento contou com a presença de vice prefeitos, vereadores e ex. candidatos a prefeitos e vereadores. Também participaram líderes comunitários, com objetivo de fortalecer as candidaturas petistas no próximo pleito de 03 de outubro de 2010. Na oportunidade foi criada uma Coordenação Regional e o PT de Ipiaú terá participação efetiva nesta Coordenação.

Como o Brasil está melhorando a Educação

Nos últimos dias, a Educação brasileira recebeu uma ótima notícia. Para os estudantes até o 5º ano fundamental, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aumentou de 4,2 para 4,6 no passado. No mesmo período, o índice passou de 3,8 para 4,0 para os anos finais do Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, o índice passou de 3,5 para 3,6.
O caminho da melhoria começou com a fixação de metas, a partir do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE) de 2007. Foram estipulados objetivos de âmbito nacional, estadual, municipal e por escola até o ano de 2021.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o sistema de educação do Brasil tem cumprido essas metas e, em muitos casos, até ultrapassado. “O que precisa ficar claro para a população é que o Brasil estabeleceu metas rígidas de qualidade frente a um problema crônico de queda de qualidade que vivíamos. Durante quatro anos, estamos cumprindo estas metas e, em 10 anos, se seguirmos esse caminho, vamos alcançar índices de países desenvolvidos.”
Recursos em dobro
Professores valorizados - Leia matéria completa

Juntos com Dilma na internet

A campanha de Dilma Rousseff começou e, com ela, vem aumentando a participação popular espontânea na internet. São muitas as pessoas que estão criando blogs, twitters, vídeos, áudios, álbuns de fotos, artes e textos pró-Dilma.
Mais de 200 blogs já foram criados, entre eles, o Dilma 2010. Criado pela advogada cearense Márcia Vieira, o blog já conta com quase um milhão de acessos, em pouco mais de um ano no ar.
Outra iniciativa curiosa é da mineira Paula Zagotta, de 26 anos, que está gerenciando desde maio de 2009 o mais completo álbum de fotos de Dilma Rousseff na internet. As fotos são tiradas de jornais ou agências de notícias e postadas no endereço www.flickr.com/dilma_rousseff. “Criei o espaço por sentir falta de um lugar em que pudéssemos encontrar fotos da Dilma em todos os seus compromissos, seja enquanto ministra ou candidata.”
Segundo Paula, o Brasil não pode perder a chance de colocar uma mulher na presidência. “Seria de máxima importância acabar de vez com o preconceito que ainda há em relação a nós. O número de mulheres na política ainda é muito inferior ao de homens”, afirma a jovem, que também administra a maior comunidade de Dilma no Orkut.
Já Mônica Martins preferiu colocar seu talento musical a serviço da campanha de Dilma. Ela criou uma vinheta (ouça aqui), denominada “Dilma do Brasil”. “A produção é mais que supercaseira”, conta Mônica.
No twitter, a candidata já tem mais de 107 mil seguidores e esse número vê crescendo exponencialmente. Participe também e envie seu conteúdo pelo www.participabr.com.br, coloque banners no seu site e conheça as páginas oficiais do Orkut, do Facebook, do Twitter, do Youtube e do Identica.
Marcas, fotos e o jingle da campanha podem ser acessados aqui!

VALMIR ASSUNÇÃO E MARCELINO GALO REUNEM COORDENAÇÃO NO SUL DA BAHIA

Hoje pela manhã, diversas lideranças de Movimentos Sociais, como MST, MLT, Juventude, Associações de Moradores, Lideranças Comunitárias, militantes do PT, PC do B e PSC reuniram-se no Tarik Plaza Hotel em Itabuna, Sul da Bahia, para discutir estratégias da campanha de Valmir Assunção a deputado Federal e Marcelino Galo para estadual.

Na ocasião, a vice-prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, destacou a importância de reeleger Wagner governador e dá continuidade ao projeto do governo Lula, elegendo Dilma, a primeira mulher presidente na história do Brasil. Fernanda estava acompanhada de dirigentes do PT uruçuquense e da ex-vereadora Itatiana Santana, que também abraçará as candidaturas do PT.
O coordenador da campanha de Valmir Assunção, Ivan Alex parabenizou aos organizadores do encontro, apontou a qualidade do evento e incentivou os presentes a se mobilizarem em suas cidades, montando comitês e motivando a militância. Alex agradeceu o apoio das lideranças e militantes de outros partidos que optaram pelo fortalecimento das candidaturas, ou de Valmir, ou de Galo, como por exemplo, o presidente da Central das Associações de Moradores, Comunitárias e Entidades Sociais de Ilhus(CEAC), Celso da Silva, ele que é do PSC, ligado à deputada Ângela Souza, mas será um defensor incansável da candidatura de Valmir Assunção em Ilheus.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

DEPUTADO VALMIR ASSUNÇÃO REUNE COORDENAÇÃO REGIONAL SUL EM ITABUNA

O Deputado Valmir Assunção e Marcelino Galo, candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente, nas eleições de outubro, reunem na manhã desta sexta-feira (09/07), no Tarik em Itabuna, os membros da Coordenação Regional Sul de Campanha.
O evento servirá para traçarem metas e planejarem a organização da campanha nos municípios da Região.
A campanha na reunião abrangerá os setores dos Trabalhadores urbanos e rurais, pequenos produtores rurais, MST, MLT, Juventude, mulheres, movimentos sociais, associações de moradores, indígenas, Pastoral da Juventude, LGBT e negros.
Valmir Assunção e Marcelino Galo são radicalmente ligados aos movimentos de luta pela reforma agrária e esquerda política da região.
Valmir durante sua passagem pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza aproximou-se ainda mais dos movimentos sociais de desenvolvimento e assistência social. Um dos principais programas que Valmir trouxe para a região foi o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, beneficiando diversos benefícios.
Já Marcelino Galo compreende a reforma agrária mais do que o dar a terra ao agricultor. Dentre as principais bandeiras de Marcelino está a questão da formação educacional dentro dos assentamentos, abarangendo tanto o ensino fundamental com o ensino superior. 
Além dos diversos militantes dos municípios da região, participam também da reunião, o Coordenador Estadual do MST, Marcio e Ivan Alex, membro da Direção Estadual do PT, ambos membros da Coordenação Estadual da Campanha

quinta-feira, 8 de julho de 2010

DIGA COM QUEM TÚ ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS!

Como anda Uruçuca? Està deve ser a pergunta que muitos candidatos fazem quando pesam em pedir votos na terrinha. Infelizmente, a resposta nunca é animadora. Basta olharmos o município, seja na sede, seja na zona rural, seja em Serra Grande.
Agora é hora do Sr. Prefeito apresentar os seus candidatos. Mas se aproximaria de um político descumpridor da legislação, que persegue professores, demite injustamente um diretor da APPI - APLB/Sindicato dos Professores. Quem se aliária a um prefeito que não paga o salário de sua vice-prefeita, por simples perseguição política? Quem se aliária a um prefeitinho que paga apenas meio-salário mínimo a um Gari?
Numa cidade onde o povo não nasce, não consegue o emprego para sobreviver, onde a juventude é proíbida de sonhar, pois seu governante maior, o prefeito, não apresenta nada para valorização da população. Será que aparecerá algum candidato sério e que realmente tenha compromisso com o município, disposto a andar com um prefeito mal aalaiado, sem respaldo e que vive viajando?
Certamente os políticos que se aliárem ao prefeitim, serão os seus iguais, que após receberem os votos do povo uruçuquense sumiram, certamente em viagens, igual ao moço da prefeitura.

NO TEMPO DO MEU BISAVÔ

Os último dias de registros de candidaturas para as eleições 2010 revelaram coisas interessantes.
Primeiro reforçou a tese de muitos dos nossos bisavós, "dinheiro se guarda em casa, se posível em baixo do colchão!"
Depois acaba com aquela estória que políticos contam de que entraram e saíram com o mesmo patrimônio nos mandatos. Um político Geddel cresceu o patrimônio em 70%. Imaginem como devem estar alguns prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, onde o TCM tem sempre seus relatórios rejeitados.

MOACYR LEITE SEM ESTADUAL


Já circula com grande intensidade a informação de que o prefeito Moacyr Leite não apoiará ninguém para deputado estadual. Até a semana passada, o futuro deputado estadual do prefeito de Uruçuca seria o ex-prefeito de Ilheus, Jabes Ribeiro. Em nota pública, Ribeiro afirmou que não disputaria uma vaga na Assembleia Legislativa alegando falta de recursos financeiros. Há quem acredite na possibilidade do chefe da AMURC apoar Fátima Nunes ou Maria Del Carmo, ambas do PT, mas até o momento o "homi" está pensando seriamente em não arriscar.
A essas alturas do campeonato, Moacyr que não é bobo, ficou receoso de apresentar um nome há poucos meses das eleições, obter uma votação ínfima e ficar mais ridicularizado do que já está.

Marca e fotos oficiais da campanha de Dilma

O Portal do PT disponibilizou para baixar a marca e fotos oficiais da campanha DILMA PRESIDENTE, bem como a logo oficial do PT (estrela) e a marca dos 30 anos do partido.
O PT solicita aos filiados e militantes que façam a utilização individual dos modelos e não impressão em série, que necessita de cumprir as regras eleitorais. Caso haja intenção em promover distribuição massiva, que se faça uma doação à campanha.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Nacional de Comunicação do PT, através do fone (61) 3213-1309 ou pelos e-mails: flavia.ribas@pt.org.br e snc@pt.org.br.



Marca Dilma AI
Jingle Dilma, uma brasileira
Logo PT estrela
Logo PT 30 anos
Fonte: site do PT.
O excesso de acessos ao site da Dilma e do PT não nos permitiram baixar os links para algumas marcas de campanha. Em breve colocaremos os links que faltam.

Dilma almoçou com prefeitos em Bauru

A candidata do PT, Dilma Rousseff, teve um almoço hoje com os prefeitos e lideranças da região de Bauru (SP). Ela estava acompanhada do candidato a vice, Michel Temer (PMDB); do candidato ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT); e da candidata ao Senado Federal Marta Suplicy (PT).
Logo na chegada, Dilma falou com a imprensa por 30 minutos e respondeu várias perguntas dentre desoneração fiscal, transporte, educação e reforma tributária. Ela também falou sobre a importância de parcerias com os estados, capacitação de professores e melhores salários. Após o almoço, Dilma participa da caminhada no calçadão de Bauru.
Reforma tributária
Pretendo continuar essa iniciativa na redução de impostos para a aprovação da reforma tributária. Acho importante zerar a taxa tributária sobre o investimento para ampliar a arrecadação no país. O ICMS [imposto dos governos estaduais] não pode ter tributação diferente por estado em relação ao mesmo produto. Outra meta é desonerar a folha de salário para incentivar a contratação de profissionais, principalmente os jovens.
País desenvolvido
Nós temos a oportunidade de continuar as mudanças. O país pode ser sim um país desenvolvido. O país já caminha a passos largos para se tornar uma nação desenvolvida. Muitos não acreditavam, mas se continuarmos pensando assim o país vai retroceder. Quem pensou em 2003 que nós seríamos hoje credores do Fundo Monetário Internacional. É por isso que hoje, quando eu digo que nós seremos uma economia desenvolvida é porque é possível.
Empregos
Nós iremos continuar e avançar os programas sociais de governo. Nós temos que continuar criando milhões de emprego que criamos. Uma das metas é tirar a população brasileira da pobreza e transforma-la no mínimo de classe média. O Brasil vai ser um país do futuro. Tenho consciência da responsabilidade que o presidente Lula me deu.
Liberdade de expressão
Sou completamente envolvida com a liberdade de expressão e com a liberdade de imprensa.

Serra: impostura e golpe contra os trabalhadores

O candidato José Serra (PSDB) tem se apresentado como um benemérito dos trabalhadores, divulgando inclusive que é o responsável pela criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e por tirar do papel o Seguro-Desemprego. Não fez nenhuma coisa, nem outra. Aliás, tanto no Congresso Nacional quanto no governo, sua marca registrada foi atuar contra os trabalhadores. A mentira tem perna curta e os fatos desmascaram o tucano.
A verdade
Seguro-Desemprego - Foi criado pelo decreto presidencial nº 2.284, de 10 de março de 1986, assinado pelo então presidente José Sarney. Sua regulamentação ocorreu em 30 de abril daquele ano, através do decreto nº 92.608, passando a ser concedido imediatamente aos trabalhadores.
FAT - Foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). Um ano depois Serra apresentou um projeto sobre o FAT (nº 2.250/1989), que foi considerado prejudicado pelo plenário da Câmara dos Deputados, na sessão de 13 de dezembro de 1989, uma vez que o projeto de Jorge Uequed já havia sido aprovado.
Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988) - José Serra votou contra os trabalhadores:
a) Serra não votou pela redução da jornada de trabalho para 40 horas;
b) não votou pela garantia de aumento real do salário mínimo;
c) não votou pelo abono de férias de 1/3 do salário;
d) não votou para garantir 30 dias de aviso prévio;
e) não votou pelo aviso prévio proporcional;
f) não votou pela estabilidade do dirigente sindical;
g) não votou pelo direito de greve;
h) não votou pela licença paternidade;
i) não votou pela nacionalização das reservas minerais.
Por isso, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão de assessoria dos trabalhadores, deu nota 3,75 para o desempenho de Serra na Constituinte.
Revisão Constitucional (1994) - Serra apresentou a proposta nº 16.643, para permitir a proliferação de vários sindicatos por empresa, cabendo ao patrão decidir com qual sindicato pretendia negociar. Ainda por essa proposta, os sindicatos deixariam de ser das categorias, mas apenas dos seus representados. O objetivo era óbvio: dividir e enfraquecer os trabalhadores e propiciar o lucro fácil das empresas. Os trabalhadores enfrentaram e derrotaram os ataques de Serra contra a sua organização, garantindo a manutenção de seus direitos previstos no artigo 8º da Constituição.
É por essas e outras que Serra, enquanto governador de São Paulo, reprimiu a borrachadas e gás lacrimogênio os professores que estavam reivindicando melhores salários; jogou a tropa de choque contra a manifestação de policiais civis que reivindicavam aumento de salário, o menor salário do Brasil na categoria; arrochou o salário de todos os servidores públicos do Estado de São Paulo.
As Centrais Sindicais brasileiras estão unidas em torno de programa de desenvolvimento nacional aprovado na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em 1º de junho, com mais de 25 mil lideranças sindicais, contra o retrocesso e para garantir a continuidade do projeto que possibilitou o aumento real de 54% do salário mínimo nos últimos sete anos, a geração de 12 milhões de novos empregos com carteira assinada, que acabou com as privatizações, que descobriu o pré-sal e tirou mais de 30 milhões de brasileiros da rua da amargura.
Central Geral dos Trabalhadores do Brasil - Antonio Neto – Presidente
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - Wagner Gomes – Presidente
Central Única dos Trabalhadores - Artur Henrique da Silva – Presidente
Força Sindical - Miguel Torres – Presidente em exercício
Nova Central Sindical dos Trabalhadores - José Calixto Ramos – Presidente.
Fonte: CUT

Bahia lança Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra

A região oeste da Bahia vive um momento de celebração, fé e intensa discussão política. Ontem (2) foi oficialmente aberta a 33ª Romaria da Terra e das Águas, na cidade de Bom Jesus da Lapa.
Na oportunidade, aconteceu a atividade de lançamento estadual da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra. O lançamento foi feito por Paulo Demeter, da FASE Solidariedade e Educação e membro da Coordenação Estadual da Campanha.
De acordo com Demeter, a campanha pretende mostrar e mudar a desigualdade que há no Brasil com relação à propriedade da terra. “Há poucas pessoas com muita terra e milhares de brasileiros sem ou com pouca terra. Então, o objetivo desta campanha é mudar essa realidade e democratizar a propriedade da terra”, afirmou.
Os dados do Censo Agropecuário de 2006, feito pelo IBGE, confirmam que há uma forte concentração da terra no Brasil. Segundo números do Censo, 15,6% dos estabelecimentos dos grandes proprietários ocupam 75,7 % das terras. Enquanto que 84,4% dos estabelecimentos da agricultura familiar ocupam apenas 24,3% das terras.
A Bahia segue a tendência nacional de concentração da terra. As propriedades com área acima de 2500 hectares, que representam apenas 0,14% dos estabelecimentos rurais ocupam 23,75%. Já as pequenas propriedades (até 50 hectares), que representam 86,30% dos estabelecimentos, ocupam 21,47% das terras no estado.
A Constituição Federal brasileira de 1988 determina que a propriedade da terra deve cumprir sua função social. Ou seja, os proprietários devem fazer o uso racional da terra, preservar o meio ambiente, respeitar os direitos trabalhistas e utilizar a terra com o objetivo de gerar benefícios e qualidade de vida para o maior número de pessoas.
A realização da Campanha pretende inserir mais um item na Constituição: que a propriedade da terra tenha um tamanho máximo. A proposta do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, que coordena a Campanha, é que esse tamanho não ultrapasse 35 módulos fiscais. Na Bahia, isso significará que qualquer propriedade rural acima de 2275 hectares deverá ser desapropriada para fins de Reforma Agrária.
Segundo Demeter, o momento alto da Campanha acontecerá entre os dias 1 e 7 de setembro, quando será realizado um Plebiscito Popular “em que a sociedade irá se posicionar se quer ou não que a terra tenha um tamanho máximo no Brasil”.
Antes do Plebiscito, porém, já estão sendo realizadas diversas atividades de formação e mobilização sobre a temática. Dentre as atividades, estão sendo coletadas assinaturas para um abaixo-assinado como apoio a um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que será entregue à Câmara dos Deputados, propondo um limite para o tamanho da propriedade da terra.
A adesão ao abaixo-assinado pode ser feita através da internet, no site www.limitedaterra.org.br
Texto: Paulo Victor Melo
Equipe de Comunicação da 33ª Romaria da Terra e das Águas
Contato: (74) 9997 4981

domingo, 4 de julho de 2010

SERRA MENTE, MAS CAÍ DIANTE DOS FATOS HISTÓRICOS

A campanha de José Serra (PSDB) tem batido na tecla de que foi ele o responsável pela emenda à Constituinte que propiciou a criação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e que ele também teria sido o grande responsável pela criação do Seguro Desemprego. “Foi o Serra que criou o maior patrimônio dos trabalhadores brasileiros, o FAT, Fundo de Amparo ao Trabalhador. Ele criou também o Seguro desemprego”, repetiu várias vezes o locutor do programa do PSDB, levado ao ar esta semana na TV.
Ele mesmo também não se cansa de alardear aos quatro cantos. “Fui o autor da emenda à Constituição brasileira que instituiu o que veio a ser o Fundo de Amparo ao Trabalhador, o FAT”. “O Fundo, hoje, é o maior do Brasil e é patrimônio dos trabalhadores brasileiros, e financia o BNDES, a expansão das empresas, as grandes obras, os cursos de qualificação profissional, o salário dos pescadores na época do defeso”, diz. “Graças ao FAT, também, tiramos o Seguro Desemprego do papel e demos a ele a amplitude que tem hoje”, repetiu o tucano na Convenção Nacional do PTB.
Mas, a realidade dos fatos não confirma as afirmações de José Serra e nem as de sua campanha. O Seguro Desemprego não teve nada a ver com sua atuação parlamentar. Ele foi criado pelo decreto presidencial nº 2.283 de 27 de fevereiro de 1986, assinado pelo então presidente José Sarney. O seguro começou a ser pago imediatamente após a assinatura do decreto presidencial. O ex-presidente José Sarney já havia desmentido as declarações do tucano em relação ao Seguro Desemprego. “Não sei de onde ele [Serra] tirou que criou o seguro-desemprego. O seguro foi criado no meu governo. Na época, ele [Serra] era secretário de Economia e Planejamento do governador Franco Montoro”, explicou o senador.
Depois, a Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, determinou em seu art. 239, que os recursos provenientes da arrecadação das contribuições para o PIS e para o PASEP fossem destinados ao custeio do Programa do Seguro Desemprego, do Abono Salarial e, pelo menos quarenta por cento, ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico, esses últimos a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
Fomos então pesquisar a data exata da criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) já que Serra diz que foi uma emenda sua que propiciou a criação do fundo. Está lá nos anais da Câmara. O FAT foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). O projeto diz textualmente: “DISCIPLINA A CONCESSÃO DO SEGURO DESEMPREGO, NA FORMA QUE ESPECIFICA, E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. NOVA EMENTA: REGULA O PROGRAMA DO SEGURO DESEMPREGO, O ABONO SALARIAL, INSTITUI O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FAT, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”.
Como José Serra seguia insistindo em afirmar que foi ele o autor da lei que criou o FAT, fizemos então uma extensa pesquisa nos arquivos da Câmara dos Deputados da década de 80 e 90. Lá confirmamos que José Serra não está falando a verdade. Ele apresentou o projeto de lei nº 2.250, de 1989, com o objetivo de criar o Fundo de Amparo ao Trabalhador. Foi apresentado em 1989. Portanto, não foi na Constituinte, como ele diz. O seu projeto tramitou na casa e foi considerado PREJUDICADO pelo plenário da Câmara dos Deputados na sessão do dia 13 de dezembro de 1989. O resultado da tramitação pode ser visto no link abaixo, da Câmara Federal: (www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=201454) . Os deputados consideraram o projeto prejudicado pelo fato de já ter sido apresentado o PL 991/1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB). Ou seja, um ano antes de Serra já havia a proposta de criação do FAT.
Nem o FAT foi criado por Serra e nem o Seguro Desemprego “saiu do papel” por suas mãos, como afirma a sua propaganda. A campanha tucana sobre Serra ter criado o FAT e “vestir a camisa do trabalhador” está, portanto, toda ela baseada numa farsa e numa mentira. Escrito por Sérgio Cruz/Hora do Povo

MST realiza Encontro Estadual de Educadores do campo em Vitória da Conquista

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, criado na década de 1980, vem se tornando um grande movimento de luta por direitos sociais, contribuindo pela inclusão social de trabalhadores rurais. O Movimento cresceu, se desenvolveu e hoje conta com militantes em vários segmentos sociais, a exemplo do magistério. São inúmeros professores vinculados ao Movimento que estão por todos os assentamentos promovendo educação dos trabalhadores rurais.
Um exemplo desta organização foi a realização do 16º Encontro Estadual de Educadores do Campo, realizado de 1º a 3 de julho, no CAIC, em Vitória da Conquista. O evento contou com a participação de militantes de vários municípios da Bahia, que se encontraram para avaliar a caminhada e preparar o futuro.
Além das lideranças regionais e estaduais do movimento, o evento contou com a participação de outras autoridades como o Deputado Valmir Assunção e Marcelino Galo, ex-diretor do INCRA, ambos militantes do MST.

O PRECONCEITO COM ESTILO

(CALA A BOCA REDE GLOBO, diz Sicilio Fala Marcia)
Por Luis Nassif e do Blog Somosandando
Enviado por luisnassif, sab, 03/07/2010 – 10:46
O Brasil já tem presença internacional. Isso exige comportamento responsável por parte do lado mais visível dessa internacionalização: governos, grandes corporações e grandes órgãos de mídia. O que fazem, repercute internacionalmente, ainda mais nesses tempos de integração geral da informação.
O sistema Globo é o maior grupo jornalístico do país, o de maior visibilidade. Anos atrás, pesquisas sobre a cara do brasileiro apresentaram as novelas da Globo como uma das pontas visíveis do Brasil no mundo.
Mas o provincianismo é mais forte. E o jornalismo da Globo perdeu a noção da responsabilidade perante a opinião pública de outros países. Tornou-se um jornalismo provinciano, ecoando, em nível do continente, o grosso preconceito que serviu de arma para as disputas políticas internas no Brasil.
Do Blog Somosandando
Mau jornalismo da Globo já é destaque internacional
Cospe pra cima, cai na testa, dizia minha mãe. Foi o que aconteceu com a Globo hoje.
O jornal paraguaio La Nación diz que a Laranja Mecânica foi responsável por “acallar a la soberbia brasileña”.E por “brasileira” ele se refere à Rede Globo, não ao país como um todo, como fica claro logo nas frases seguintes. A crítica se dirige especialmente à SporTV, canal fechado que pertence à emissora e que divulgou um vídeo desrespeitoso à Seleção Paraguaia e ao Paraguai, a seu povo.
O desrespeito vai além do futebol, segundo o jornal: “ironizan sobre nuestras comidas y nuestras costumbres”, em linguagem debochada. O único valor paraguaio apresentado pelo vídeo é Larissa Riquelme, a “novia del Mundial”. Além de agressivo com os paraguaios, o curta é machista. Desvaloriza todo um povo e todo um gênero. As mulheres são vistas como objetos.
A matéria se coloca ao lado de Dunga pela resistência aos abusos da Globo. E completa: “La Naranja Mecánica se encargó así de hacer justicia y dar una gran lección a quienes tienen en el corazón una rabia innecesaria hacia una nación pobre pero digna”.
Mesmo que o grau de deboche fosse exagerado pelos paraguaios, chamaria a atenção que a Globo já vem recebendo críticas internacionais por conta da sua irresponsabilidade na forma de fazer jornalismo. Mas não é o caso, a ironia é de fato extremamente ofensiva. O vídeo trata o nosso vizinho como um país desprovido de quaisquer qualidades, feio, triste, pobre. É asqueroso.
Debochar de outros países extrapola os limites do esporte, do futebol, e avança no terreno político. São as relações internacionais brasileiras, são povos, são culturas. Pode haver diferenças, mas não há como definir melhores e piores. É aí que entra o respeito. Ou deveria entrar.
A Globo transferiu a ironia que dedica à política externa do governo Lula ao futebol. Fez mal, muito mal. E ficou bem feio.
Leia a íntegra da matéria do Jornal La Nacion do Paraguay.
Fonte:Página13