sábado, 11 de julho de 2009

URUÇUCA TERÁ CAMPEONATO INTERNACIONAL OU VEREADORES NÃO SABEM A DIFERENÇA ENTRE INTERMUNICIPAL E INTERNACIONAL

Sobre a matéria "VEM AÍ O CAMPEONATO INTERNACIONAL DE URUÇUCA, COM OS MAIORES TIMES DO MUNDO." Recebemos o comentário abaixo:
"CARO BLOGUEIRO O NOME DO CAMPEONATO E "INTERMUNICIPAL" E NÃO "INTERNACIONAL". aDORO AS INFORMAÇÕES DE VOCÊS MAS ESAAS DÁ PARA CORRIGIR NÉ? E ESSES 12 MIL DEVE SER POR MÊS E NÃO ATÉ O FINAL DO ANO,PELA QUANTIDADE DE JOGADOR QUE TEM DE FORA É SÓ FAZER AS CONTAS."
Infelizmente meu caro Deportista de Uruçuca não cabe ao nosso blog corrigir uma Lei. Podemos denunciar erros e absurdos nelas contidas, mas cabe aos Senhores Vereadores o papel de legislar.

Desportista e demais fãs do futebol, como podem ver na imagem acima, no Art. 1º da Lei 466/2009 consta realmente o termo "internacional" e são 12 mil até o dia 31/12/2009.
Como todos conhecem o nível intelectual da maioria dos "legisladores" uruçuquences e caso o Desportista esteja certo ao tentar explicar que os vereadores se referiram ao INTERMUNICIPAL, (maior campeonado "amador" do mundo, reunindo as seleções de futebol dos municípios baianos), então o problema pode ser de falta de Professor de lingua portuguesa ou de geografia. Professor de Lingua Portuguesa para explicar a diferença entre "internacional" e "intermunicipal". Professor de Geografia para explicar que o que é um Município, um Estado e um País.
De qualquer jeito, a propositura encontrada na Lei 466 é que a Liga "realizará" o campeonato internacional.
Se a Lei está errada, sugerimos que os Senhores Vereadores façam um ato simples e que já têm experiência, ANULEM A LEI! Lembram, já foi feito com a Lei de Cargos dos Professores. mas cumpram os tramites legais pois a Justiça está de olho!

A DEBANDADA DO PMDB JÁ COMEÇA POR ILHÉUS!



RAYMUNDO VELOSO E MÁRCIO VELOSO DEIXAM PMDB E VÃO PRA PPS.


VAMOS AGUARDAR PARA VER QUE RUMO TOMARÁ RÚBIA CARVALHO, COM CARGO NA SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GOVERNO WAGNER!

GEDDEL ANUNCIA ROMPIMENTO COM WAGNER.

Geddel assim anunciou a sua pré-candidatura ao Governo da Bahia. Agora Geddel terá de construir um novo arco de aliança. O que não se sabe é se ele buscará construir um novo arço ou voltará a reeditar a aliança carlista de 2002, quando unido com o Ex-PFL, hoje DEM.
Vamos aguardar e ver como se comportarão os atuais aliados de Geddel, visto serem pessoas que vivem das migalhas que as Cortes(Governos) deixam cair(pequeno cargos e verbas para Prefeituras).
De toda sorte, o PT se livra de uma trupe, que embora estivessem ocupando vários cargos importantes no Governo, o tempo inteiro atrapalham o bom andamento da ações do Governo Wagner.

VALMIR ASSUNÇÃO ASSINA CONVÊNIO NA ITÁLIA


O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado, Valmir Assunção, assinou no último dia 30, em Roma (Itália), convênio com a Associação Progetto Sud Uil, organização de cooperação internacional. Com a parceria, a Bahia terá o seu primeiro Centro de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar. Serão beneficiadas famílias em vulnerabilidade social de sete municípios do litoral norte do Estado, como pequenos produtores agrícolas, criadores de peixe, marisqueiras, acampados e assentados de reforma agrária. O investimento soma R$ 4,3 milhões, cuja metade é contrapartida do Estado. Durante a visita à Itália, o secretário participou ainda de encontro com organizações não-governamentais para apresentar o projeto Cabra de Corda, que consiste na implementação de leite de cabra no Programa Leite Fome Zero, voltado à alimentação de crianças com 2 a 6 anos, matriculadas em creches e pré-escolas. Além disso, a ação beneficia pequenos produtores de cabra da região semiárida, que fornecem o leite caprino ao governo do Estado. Assunção também propôs assinatura de protocolo de intenções entre entidades italianas, Governo da Bahia e o município de Queimadas, visando execução de projeto social na área de habitação, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por Camila Vieira especial para o TN
Comentário do Sicilio: E Uruçuca nada! Falta um Prefeito articulado.

PREFEITURA DE URUÇUCA APROVA LEI PARA DEPORTAR DESEMPREGADOS

Em mais uma inciativa inédita dos Vereadores e Prefeitura de Uruçuca, o Prefeito Moacyr Leite caba de sancionar a Lei 466/2009. Entre os itens constantes da nova lei está o "Auxílio-viagem ... em função: V - Oportunidade de emprego fora do município ou Estado".
Ora, os Vereadores e Governo Municipal fazem a rota inversa de todo o pais, onde filhos que foram embora estão voltando para as suas cidades natal. Os institutos de pesquisas a cada dia constatam que as políticas públicas do Governo Federal para geração de emprego e renda, de forma descetralizada, tirando o foco do desenvolvimento do eixo sul-sudeste, tem construido o caminho de retorno dos brasileiros aos seus Municípios.(foto ao lado mostra a saída de Uruçuca pela BR 101)
Políticas públicas que enviam dinheiro aos municípios para maior atendimento de saúde, educação, assistência social, incentivo a agricultura familiar. Ações que exigem mais gente trabalhando na oferta de melhores serviços à população e maior produção de alimentos.
Infelizmente, ainda comprometido com os anos 60 e 70 do século passado, tempos do "coronelismo" regional, o Prefeito Moacyr não consegue enchegar as oportunidades que estão batendo às portas de Uruçuca com a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul.
O Prefeito e os Vereadores que deveriam estar buscando atrair para Uruçuca as empresas que atuarão no Complexo, seja no porto, aeroporto ou ferrovia, e inciando cursos para preparar profissionais uruçuquenses que venham atender tais empresas, simplesmente preferem mandar os filhos de Uruçuca para longe de suas famílias.
A sociedade de Uruçuca precisa reagir a prática nefasta de inércia do Prefeito e Vereadores que não têm compromisso com o povo desta bela cidade.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

VEM AÍ O CAMPEONATO INTERNACIONAL DE URUÇUCA, COM OS MAIORES TIMES DO MUNDO.

O Prefeito de Uruçuca, grande disportista que é, acaba de sancionar Lei para celebar convênio com a Liga de Futebol Amador de Uruçuca. Um convênio até modesto 12 mil Reais até 31 de dezembro, ou seja, 2 mil reais por mês.
O Cômico, pra não dizer digno de pena, é um dos objetivo colocado na lei 465/2009. Realizar Campeonatos Internacionais. Com toda certeza, em breve os gramados de Uruçuca estará recebendo o Real Madri de Kaká e Cristiano Ronaldo.

Certamente seguindo os padrões da FIFA, para realização do Campeonado Internacional, o Governo de Moacyr deverá realizar as obras de infraestrutura acabando com a possibilidade de leptospirose no bairro Waldeck Ornelas.

MAIS UMA VITÓRIA DA CATEGORIA: CÂMARA DE VEREADORES DE URUÇUCA APROVA PCCS DA EDUCAÇÃO

Depois de muita luta, a APPI-APLB Sindicato leva mais uma vitória: A aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Trabalhadores em Educação.
Quando em março deste ano, o prefeito Sr Moacyr Leite entrou com o pedido de revogação do PCCS já aprovado na gestão anterior, a categoria junto a sua representação legal, a APPI-APLB Sindicato não desistiram e reivindicaram seus direitos. E, com essa força, união e persistência saimos ganhando. A justiça anulou a sessão da câmara que derrubou o PCCS e o prefeito foi obrigado a negociar com o sindicato. A votação no Legislativo a favor do PCCS foi unânime e a categoria saiu vitoriosa porém com algumas ressalvas a serem discutidas posteriormente.
Como se vê, a luta continua, não paramos por aqui.Avante Companheiros!!!!

Novo padrão de veículo.



Breve em Ilhéus só poderão transitar veículos iguais ao da foto.

Com direito a guardinha e tudo mais.

Ninguém merece.


Justiça cassa mandato de presidente da Câmara de Santo Antônio de Jesus

O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, Délcio Mascarenhas de Almeida Filho, teve seu mandato cassado pelo juiz Givandro José Cardoso na segunda-feira, 6, mas a invalidação do diploma do parlamentar somente foi divulgada nesta quarta-feira, 8. O vereador é acusado de compra de votos e abuso de poder político e econômico.
De acordo com o Ministério
Público (MP), que apresentou a denúncia, o vereador ofereceu dinheiro em troca de votos na véspera das eleições de 2008.

Fonte: Jornal A Tarde


Comentário do Sicilio: A dona Justa é lenta mais ela vai chegar a Uruçuca.

Leptospirose já matou 5 pessoas em Itabuna

Mal se recupera da epidemia de dengue, com mais de 15 mil casos e nove mortes, a população de Itabuna está às voltas com a leptospirose. De janeiro a junho, nove casos foram registrados e cinco mortes confirmadas. O número de óbitos já é o mesmo registrado durante todo o ano de 2008.
Para o médico-sanitarista da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Humberto Barreto, o problema é grave, porque o cenário da cidade, principalmente nos bairros periféricos, é favorável à doença. O lixo espalhado nas ruas e jogado nas margens e em córregos e canais alimenta os ratos, que urinam e transmitem a bactéria leptospira.
Em época de muita chuva, a rede de esgoto, os rios e córregos transbordam, invadem tocas de ratos e levam a mistura de águas sujas às residências, espalhando a bactéria e contaminando moradores.
Os bairros Santa Inês, Parque Boa Vista, Conceição, Jardim Alamar, Urbis IV, Fonseca, Antique e Mangabinha são os que apresentam o maior número de pessoas com a doença e onde ocorreram as mortes.
“São locais com habitações miseráveis e em condições precárias de saneamento e coleta de lixo”, destaca a enfermeira sanitarista Flávia de Lima Paraventi Morais. Leia Matéria Completa.


Fonte: Jornal A Tarde/Ana Cristina Oliveira l Sucursal Itabuna

Foto:Zeka/Agência A TARDE

quinta-feira, 9 de julho de 2009

VAI COMEÇAR A FARRA DOS CELULARES NA PREFEITURA DE URUÇUCA

Quando um governante sai alardeando que seu município passa por dificuldades, ele deve medir como serão aplicados os poucos recursos que detem o governo.

O gasto do dinheiro público deve ser pensado em nível de se comprar coisas essenciais. É bem verdade que celular é um instrumento de fundamental importância em qualquer administração, seja pública ou privada. Mas seria realmente necessário, num momento de aperto financeiro, a aquisição de celulares, sabe-se lá a que custo?

DIÁRIO OFICIAL DE URUÇUCA
REPUBLICAÇÃO DE AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2009

O Município de Uruçuca – Bahia, informa republicação do Edital, pois a licitação anterior deu deserta. Pregão Presencial Nº 013/2009 para Contratação de serviço de telefonia móvel, com fornecimento de aparelhos telefônicos. Abertura dia 21/07/2009 as 09:30 horas. Informações e cópia do Edital: sede da Prefeitura de Uruçuca, sito à Rua Vital Soares, Nº 100, Centro – Uruçuca – Bahia, das 07:00 às 12:00 horas. Fones: 73-3239-2307 - Pregoeiro – Denivaldo B. de Jesus.

Municípios terão recursos para a construção de creches de pequeno porte

Os municípios considerados prioritários no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) já podem pedir ao governo recursos para a construção de creches. As unidades poderão atender no máximo 120 crianças até seis anos, em dois turnos, ou 60, em turno integral. As prefeituras interessadas em firmar convênios para a construção têm prazo até o dia 31 para enviar a documentação completa ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).Criado em 2007, o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) presta assistência financeira a estados e municípios para construir, mobilizar e equipar creches e pré-escolas públicas. “Com o projeto, pretendemos atender a realidade de municípios de menor porte, com menos demanda na educação infantil”, afirma Tiago Radunz, coordenador-geral de infraestrutura educacional do FNDE.“É imprescindível a comprovação da dominialidade dos terrenos por parte das prefeituras”, afirma Radunz. O tamanho ideal do terreno é de 60m x 50m, mas o projeto pode ser adaptado para lotes menores, de 45m x 35m. “Também é fundamental que os documentos de engenharia atendam todas as exigências do FNDE, conforme a cartilha técnica para elaboração do projeto de implantação.”Desde 2007, o FNDE repassa recursos para a construção de creches do tipo B, com capacidade para 224 crianças, em dois turnos. Entre 2007 e 2008, foram financiadas obras para 1.024 unidades. A meta, este ano, com orçamento previsto de R$ 441,47 milhões, é financiar mais 500, mesmo número previsto para 2010. No total, os recursos devem ultrapassar R$ 1,8 bilhão até o fim do próximo ano. Documentação — O projeto básico da creche tipo C, que prevê 565 metros quadrados de área construída, salas de atividades, pátio coberto, secretaria, cozinha e sanitário para pessoas com deficiência, pode ser consultado na página eletrônica do FNDE. Toda a documentação deve ser enviada por meio de ofício, com a especificação Proinfância, tipo C. Os documentos são os mesmos exigidos para o projeto tipo B.



Comentário do Sicilio: Tá na hora dos pais, mães, associações de moradores, sindicatos se mobilizarem para precionar o Governo Municipal a sair da inércia, pelo menos buscando esse convênio para as nossas crianças. O Prazo é 31 de julho, mas não se pode deixar para o último momento.

Participação é fundamental para combater corrupção e construir cidadania, afirma ministro Patrus Ananias

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, defendeu em Minas Gerais, durante conferências de Assistência Social realizadas na sexta-feira (3/7), em Betim, e no sábado (4) em Santa Luzia, que a participação popular é fundamental para combater a corrupção e o uso indevido do dinheiro público no País.Ao abordar o tema das conferências - Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - o ministro afirmou que estimular a participação da sociedade nas instâncias de poder constituídas é construir e consolidar a cidadania no Brasil. “Estimular a participação é formar pessoas conscientes, que possam exercer seus direitos e deveres, e assim cobrar e fiscalizar o poder público”. Para o ministro, no entanto, o Brasil ainda precisa avançar no tema. “Para muitos políticos tradicionais, é mais fácil trabalhar com pessoas que não tenham consciência, manipular e tomar as decisões de cima para baixo”, ressaltou ele.


quarta-feira, 8 de julho de 2009

ACABA GREVE DA EDUCAÇÃO EM ILHÉUS - APPI CONQUISTA TICKET PARA FUNCIONÁRIOS E SINSEPI PEGA CARONA

Com muita mobilização os Trabalhadores da Educação conquistaram grandes avanços na Campanha Salarial, sob a Direção da APPI, e decidiram encerrar a Greve que já perdurava 72 horas.

O Governo Newton não aguentou a pressão de uma categoria unida e que sabe dos seus direitos e da força que têm. Assim, além do compromisso de cumprir o reenquadramento dos Professores e pagar as gratificações de quem concluiu curso de especialização, os professores ainda conquistaram 10% no valor do Ticket Alimentação. O reajuste salarial dos Professores acontecerá em acordo com o Piso Profisional Nacional do Professor, em discussão no Senado.

Mas os grande vencedores desta campanha são os Servidores das Escolas. A partir deste ano como base da APPI-APLB/Sindicato, estes Servidores (Porteiros, Merendeiras, Zeladores, Secretários Escolares, Pessoal de Apoio a Atividade Educativa) conquistaram 12% de reposição Salarial, o compromisso de construção do Plano de Cargos, Carreira e Salários, além da implantação do Ticket Alimentação no valor de R$ 50,00. O Ticket que é uma conquista histórica, será pago a partir do mês de outubro.

Quem pegou carona na luta da Educação foi o SINSEPI, pois o percentual de 12% e o Tiket será estendido a todos os funcionários. Certamente o Sr. Lú (Presidente do SINSEPI) aparecerá nas rádios, jornais e internet se vangloriando da conquista, onde apenas pegou carona, pois não consegue mobilizar ninguém.

Parabéns aos Professores, Funcionários das Escolas e a Diretoria da APPI por mais uma batalha vencida!

APÓS DENÚNCIA DO SICILIO, PREFEITO RESCINDE CONTRATO COM MÃE DE SERVIDORA

O Prefeito de Uruçuca rescindiu, no último dia 29 de maio, o contrato para locação de equipamento usados de fisioterapia. Segundo informou a filha da locatária, o equipamento na verdade pertence a uma servidora da Prefeitura de Uruçuca. Pelo valor global do contrato, a prefeitura deveria realizar licitação pública para tal contratação.

O Governo Municipal, para continuar fiel à sua justificativa publicada no Diário Oficial, deve agora seguir os princípios legais e comprar equipamentos de fisioterapia para atender a população uruçuquense, mas desta vez, EQUIPAMENTOS NOVOS!

Nós do Sicilio ficamos contentes, a partir da denúncia deste blog, foi feita uma correção na administração pública. Mostra a força e a importância que os novos meios de comunicação têm frente aos desmandos dos desgovernos locais.

Matérias Relacionadas: "BOQUINHA" FISIOTERÁPICA e "BOQUINHA" FIOSIOTERÁPICA 2

Diário de Oficial de Uruçuca - Nº 110
O Município de Uruçuca através da Secretaria Municipal de Saúde - SMSU localizada na Rua Vital soares nº 44, centro, resolve residir o contrato de Nº 136/2009 celebrado em 01 de abril a 30 de dezembro 2.009, para locação de equipamentos para uso de tratamento de fisioterapia tendo como contratante o Município de Uruçuca e a contratada a Sra. Dalva Maria de Araújo Sales.
Uruçuca, 25 de maio de 2009

Em tempo: o Prefeito precisa checar seus redatores. Olhem a palavra em vermelho no texto do Diário Oficial. Prefeito é melhor dar uma remuneração maior aos professores e mandar seu redator para a sala de aula. A palavra é RESCINDIR!

PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA PROF.ª DIVARITANA TEM INDÍCIOS DE ASSÉDIO MORAL

Apesar de toda a denúncia que este blog vem fazendo sobre a perseguição que a Professora e Coordenadora da APLB/Sindicato, Divaritana, vem sofrendo, o Governo Municipal insiste em nomear ex-adversárias da Dirigente sindical para serem as inquisidoras no processo administrativo disciplinar.


A questão do assédio moral pode ser identificado pelo dois lados das funcionárias envolvidas no Processo Administrativo. Tanto as inquisidoras ( MARIA DALVA, ADEILDES e ILDA ), como a investigada (DIVARITANA), enquadram-se na literatura do assédio moral. As inquisidoras como castigo por terem perdido a eleição e a investigada por ter afrontado o prefeito ao colocar-se contra ele defendendo a categoria após cortes nos salários e na anulação do Plano de Cargos dos Professores e depois por derrotar a chapa apoiada por Moacyr para a Direção do Sindicato.


Com a vontade do Prefeito em punir a Diretora do Sindicato, já externada inclusive a penalidade, demissão de Divaritana, a qualquer custo, não há como negar que este processo está mais que viciado.


Presidente que também é de uma entidade regional, a AMURC, o Prefeito Moacyr poderá começar a enfretar protestos em diversas cidades da Bahia, caso continue a perseguir a sindicalista da APLB. Articulada em todos municípios da Bahia, a APLB/Sindicato certamente não medirá esforços para montar um protesto em cada ponto de desembarque do Prefeito, seja em aeroporto, reuniões, audiências em Salvador.


O melhor para o Prefeito é quietar o faxo e deixar o assunto esfriar, passando a uma convivência passifica e harmônica com a categoriae o sindicato.


GOVERNO JÁ RECEBEU DO GOVERNO FEDERAL MAIS DE 6 MILHÕES

Enquanto se comporta como um torcedor de um determinado time do Rio de Janeiro, com muito chororo, alegando que não tem recursos para realizar melhorias no Município, o Prefeito Moacyr esconde a verdade sobre as finanças.


Só do Governo Lula, a Prefeitura recebeu até o mês de Maio, mais de 6 milhões de Reais. No ano de 2008, até o mês de maio a Uruçuca recebeu 5 milhões e 900 mil. Ou seja, a arrecadação de Uruçuca cresceu, em relação ao mesmo período do ano passado.


Só para refrescar a memoria dos atuais membros do Governo, em maio do ano passado Moacyr e sua "gente" bradavam aos 4 cantos da cidade a incompetência de Dica. Agora vemos que o atual prefeito se igualou ao ex-prefeito.


O valor de 6 milhões não inclui Saúde e nem Assistência Social.

terça-feira, 7 de julho de 2009

PORTO SUL - PARA GOVERNADOR, "DONOS DE HOTÉIS SÃO EGOISTA"



Wagner: donos de hotéis são egoístas e ainda não compreenderam que “o complexo Porto Sul será o maior investimento público federal e estadual de toda a história da Bahia”. O governador baiano se disse decepcionado com a postura de hoteleiros que estimulam campanhas contra a construção do Porto Sul. “Serão mais de R$ 10 bilhões investidos na região. Fico triste como alguns agem de forma egoísta”. O governador diz que a Bahia precisa melhorar sua estrutura de escoamento da produção e o porto de Salvador já está saturado. Desde o início, o projeto vem sofrendo a oposição de ONGs estrangeiras ou brasileiras financiadas por grandes redes hoteleiras portuguesas e inglesas. O casal de estrangeiros Valerie e Daniel Krattinger, por exemplo, criou um site contra o Porto Sul. Valerie tem encontros com a coordenadora social do Resort Warapuru, Valéria Cardoso, de quem recebe orientações sobre as ações contra o porto. Da última vez, ela pediu à estrangeira que fizesse uma campanha mais discreta contra o complexo. Bom senso O governador Jaques Wagner citou o bom senso e o equilíbrio como necessários para vencer as objeções ao empreendimento. Para ele, o Complexo Intermodal Porto Sul será executado com atenção ao meio ambiente, por isso lamenta o comportamento de certos hotéis e empreendedores contrários. Matéria em ARegião.

Oficinas do Bolsa Família aprimoram relação entre Estado e municípios

Começa amanhã (08), em Salvador, a Oficina de Escuta do Programa Bolsa Família. O evento, que acontece a partir das 9 horas, na sede da Fundação Cidade Mãe, contará com a presença de técnicos, gestores municipais e estaduais do Programa e secretários municipais de educação, saúde e assistência social.

O evento é uma iniciativa da Coordenação Estadual do Bolsa Família e tem como objetivo ouvir o município, a partir da montagem de painéis discursivos, e identificar os principais desafios enfrentados pelo gestor municipal e equipe técnica para a melhoria dos indicadores. A Coordenação Estadual do Programa também apresentará dados, que serão confrontados e discutidos. Os temas propostos para discussão nas oficinas terão origem dos indicadores de gestão, extraídos do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Indicadores do Programa Bolsa Família (SISAMI).

Além da capital baiana, as Oficinas de Escuta também serão executadas em mais 11 cidades-pólo, abrangendo mais de 170 gestões municipais. Suas experiências, potencialidades, características do trabalho realizado, riscos, deficiências na gestão, experiências inovadoras e as necessidades de melhoria na relação Estado/município serão pautas fundamentais do evento.

Salvador foi escolhido como o município-piloto do projeto por possuir aspectos comuns a qualquer metrópole, além de apresentar um grande número de famílias cadastradas no Programa e outras que procuram seus centros de atendimento. A idéia é executar um monitoramento ampliado, fundamentado na análise de dados e replicação de fatores que sirvam de exemplo para outros municípios.

A expectativa é que as Oficinas de Escuta sirvam como instrumento estratégico para o Governo do Estado, que, através delas, ampliará sua visão periférica e conhecerá as realidades específicas e diferenciadas de cada município dentro do Programa Bolsa Família, hoje, exemplo no mundo de instrumento de convergência das políticas sociais.As oficinas também servirão para a formulação do II Encontro Estadual de Gestores do Programa Bolsa Família, previsto para agosto deste ano.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO TEM UM PROJETO DE SEGURANÇA ALIMENTAR



Mais um projeto da SEDES aprovado em seleção pública do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. (na foto ao lado o Secretário Valmir Assunção).

Trata-se do projeto "Rede de SAN e Cidadania" que prevê a formação de uma rede de agentes de SAN no Estado, a partir da capacitação de 02 representantes de cada municípios (poder público e sociedade civil) em SAN e SISAN. Para tanto, serão realizados dois módulos de 24 horas com dirigentes municipais e agentes sociais que atuam em áreas afetas à segurança alimentar.

O objetivo do projeto é disseminar conteúdos relacionados à Política de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios e territórios, estimulando a constituição dos sistemas municipais de SAN. Como atividades práticas do curso, os formandos realizarão: 1) atividades de mobilização nos municípios para a formação dos COMSEAs, das leis municipais, das instâncias intersetoriais e dos programas de SAN; 2) mapeamento das situações de insegurança alimentar e das instâncias (conselhos, conferências, etc) e dos programas existentes nos municípios;

Estão previstos um seminário estadual da rede e a realização de um programa especial sobre o tema no TVE Debates em parceria com o IRDEB.

Assim como os demais projetos aprovados este ano (cozinhas comunitárias e agricultura urbana), as atividades acontecerão nos Centros Sociais Urbanos. Estes projetos fazem parte da estratégia da SEDES de transformá-los em Centros de Desenvolvimento Social que levará aos territórios programas, projetos e ações associadas à gestão e execução das Políticas gestadas pela Secretaria (SAN, assictência social, defesa civil e medidas sócio-educativas para adolescentes em conflito com a lei), tranformando-os em espaços de referência regional.

Serão investidos R$ 527.059,59, sendo R$ 398.389,76 do MDS e R$ 128.669,83 da SEDES.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

URUÇUCA: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É ACUSADA DE MANOBRAR O TOPA EM FAVOR DE APADRINHADOS DO PREFEITO

Estamos recebendo e-mails de diversas pessoas informando que procuraram a Secretaria de Educação de Uruçuca para se inscreverem no TOPA(Todos Pela Alfabetização) do governo do estado, mas segundo informação da Secretária Adjunta, Célia Raimunda, a Secretaria de Educação parou de fazer incrições devido a grande quantidade de pessoas que já estão cadastradas. Porém, essas mesmas pessoas que tiveram o direito negado de ingressar no programa, garantem que as inscrições estão sendo feitas, mas para os apadrinhados políticos do prefeito Moacyr Leite.
Comentário: Moacyr está frustrado por não ter conseguido derrubar o concurso, portanto não pode empregar a todos que prometeu emprego durante a campanha, mas um gestor irresponsável não mede consequências para centralizar o poder e é até capaz de fraudar um programa criado pelo governo da Bahia pra ajudar quem precisa. Pessoal, procurem o Ministério Público!
Do Site Boca Livre

URUÇUCA: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PEDE MAIS PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE


Em reunião realizada hoje, o presidente da Associação Beneficente dos Moradores do bairro Waldeck Ornelas, Wesley Novais, pediu que os moradores se unissem em prol da melhoria da comunidade. "Além da infraestrutura precária, problemas como esgotos que correm a céu aberto, falta de iluminação em algumas ruas, sofremos ainda com a falta de assistência Social. Nossas crianças e jovens não têm área de lazer, nem tampouco qualquer alternarnativa capaz de proporcionar o mínimo de dignidade ao cidadão. O poder público municipal até o momento não tomou nenhuma iniciativa visando a inclusão social de jovens da periferia, é nesse momento que mais precisamos de uma comunidade unida e participativa." Disse Wesley.
Informação do Jornal Boca Livre

PROFESSORES E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO INICIAM EM GREVE EM ILHÉUS

Os Trabalhadores da Educação de Ilhéus decidiram deflagrar greve agora pela manhã, após Assembléia muito concorrida. A categoria rejeitou a proposta de reposição salarial do Governo Municipal que escalonava a reposição entre os níveis salariais, indo de 10% para quem ganha R$ 465,00, até 6% para os que ganham mais.
A Pauta da Campanha Salarial dos Trabalhadores da Educação (Professores e Servidores (Porteiros, Merendeiras, Auxiliares de Serv. Gerais, Secretárias de Escolas, Aux. Educacionais) reivindica 15% para os Servidores, Tcket Alimentação para toda a categoria (hoje só os professores recebem, R$ 100,00), Plano de Cargos para os Servidores, etc.
Os Trabalhadores além de rejeitar a proposta de reposição salarial, também entenderam ser um vergonha a oferta do governo de 8% de reajuste no Ticket dos Professores (R$ 8,00) e nada para os demais Servidores.
A Prefeito Newton Lima diz não dispor de recursos para atender as reivindicações dos Trabalhadores da Educação, a categoria contexta. A pesar do Prefeito dizer que a arrecadação Municipal caiu, o que se pode verificar dando uma olhada no extrato do Repasse do Governo Federal para Prefeitura de Ilhéus, é que a verba da Educação entre Junho/2008 e junho/2009 cresceu mais de 86%, passando de R$ 2.188.900,66 para R$ 4.090.053,75.

PORQUE URUÇUCA NÃO TEM A OBRAS DO GOVERNO DO ESTADO

Relatório de Execução Orçamentária do Governo Estadual mostra claramente a situação de Uruçuca. Sem representação política em Salvador, sem quem apresente projetos em nome do Município, sem Governante no Município que elabore projetos, sem Vereadores com iniciativa própria, sem rodovia que ligue Uruçuca a Serra Grande. Sem obra do Governo Estadual, afinal, o Governo só pode trabalhar nos Municípios que apresentam suas demandas.


Enquanto isso, em Itacaré, o Governo do Estado investe mais de 16 milhões, só em duas obras. Vejam os dados abaixo.


OBRAS DO GOVERNO ESTADUAL

ITACARÉ – R$ 16.046,526
Implantação da Rodovia Itacaré-Camamu R$ 8.204.000,00
Itacaré –Taboquinha – R$ 7.842.526,00

Como endireitar um esquerdista

Ser de esquerda é, desde que essa classificação surgiu na Revolução Francesa, optar pelos pobres, indignar-se frente à exclusão social, inconformar-se com toda forma de injustiça ou, como dizia Bobbio, considerar aberração a desigualdade social.


Ser de direita é tolerar injustiças, considerar os imperativos do mercado acima dos direitos humanos, encarar a pobreza como nódoa incurável, julgar que existem pessoas e povos ntrinsecamente superiores a outros.


Ser esquerdista - patologia diagnosticada por Lênin como "doença infantil do comunismo" - é ficar contra o poder burguês até fazer parte dele. O esquerdista é um fundamentalista em causa própria. Lei matéria completa.


*Por Frei Beto


Comentário do Sicilio: Antiga, mais ainda atual!

O ambientalismo é um movimento social?

O ambientalismo é um movimento social? É evidente que é um movimento social, mas creio que herdamos um equívoco de origem a partir do ambientalismo europeu, muito próximo dos movimentos pacifistas, mas sem ligação com as questões de cidadania.

Por Henrique Cortez*, no Correio da Cidadania

A Europa já não precisa discutir os temas essenciais de cidadania, tão presentes nos países em desenvolvimento. Precisamos nos preocupar com exclusão social e econômica; educação; saúde; emprego/renda; trabalho escravo degradante; desenvolvimentismo predatório; direitos indígenas; quilombolas; populações tradicionais; reforma agrária etc.
Raras ONGs ambientalistas conseguem traçar uma agenda comum com os agentes sociais e os movimentos populares como a CPT, o MST, o MAB, as organizações de defesa dos direitos humanos, dos indígenas, dos quilombolas. Leia matéria completa.

O MEA-CULPA DA ELITE

Pesquisa inédita realizada pela Universidade de São Paulo revela o que pessoas influentes da América Latina pensam sobre política e economia Uma elite comprometida com os valores democráticos, preocupada com o impacto das desigualdades na preservação da democracia e que se sente culpada por seu egoísmo. Esse retrato pode parecer surpreendente, mas é a imagem das elites latino-americanas captada por estudo inédito, realizado pelo Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (Nupri) da Universidade de São Paulo (USP). Intitulada "Percepção das Elites Latino-Americanas sobre as Desigualdades Sociais e a Democracia", a pesquisa entrevistou, no ano passado, 829 representantes das elites de seis países do continente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México e Venezuela. Como elite foram consideradas as pessoas com capacidade de influenciar seus pares e os destinos da nação nas áreas econômica, política, sindical, cultural, acadêmica e jornalística.
O mais surpreendente é o mea-culpa feito pelos membros do topo da pirâmide social desses países, segundo o coordenador do Nupri, Rafael Villa. Entre os fatores que são considerados obstáculos à democracia no continente, o "egoísmo das elites" foi a resposta que obteve uma das maiores pontuações - média 8 - numa escala de 0 a 10. Leia matéria completa


O mea-culpa da Elite* por Cristian Klein (Publicado em Aldeianago )

*Fragmentos