terça-feira, 7 de julho de 2009

Oficinas do Bolsa Família aprimoram relação entre Estado e municípios

Começa amanhã (08), em Salvador, a Oficina de Escuta do Programa Bolsa Família. O evento, que acontece a partir das 9 horas, na sede da Fundação Cidade Mãe, contará com a presença de técnicos, gestores municipais e estaduais do Programa e secretários municipais de educação, saúde e assistência social.

O evento é uma iniciativa da Coordenação Estadual do Bolsa Família e tem como objetivo ouvir o município, a partir da montagem de painéis discursivos, e identificar os principais desafios enfrentados pelo gestor municipal e equipe técnica para a melhoria dos indicadores. A Coordenação Estadual do Programa também apresentará dados, que serão confrontados e discutidos. Os temas propostos para discussão nas oficinas terão origem dos indicadores de gestão, extraídos do Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Indicadores do Programa Bolsa Família (SISAMI).

Além da capital baiana, as Oficinas de Escuta também serão executadas em mais 11 cidades-pólo, abrangendo mais de 170 gestões municipais. Suas experiências, potencialidades, características do trabalho realizado, riscos, deficiências na gestão, experiências inovadoras e as necessidades de melhoria na relação Estado/município serão pautas fundamentais do evento.

Salvador foi escolhido como o município-piloto do projeto por possuir aspectos comuns a qualquer metrópole, além de apresentar um grande número de famílias cadastradas no Programa e outras que procuram seus centros de atendimento. A idéia é executar um monitoramento ampliado, fundamentado na análise de dados e replicação de fatores que sirvam de exemplo para outros municípios.

A expectativa é que as Oficinas de Escuta sirvam como instrumento estratégico para o Governo do Estado, que, através delas, ampliará sua visão periférica e conhecerá as realidades específicas e diferenciadas de cada município dentro do Programa Bolsa Família, hoje, exemplo no mundo de instrumento de convergência das políticas sociais.As oficinas também servirão para a formulação do II Encontro Estadual de Gestores do Programa Bolsa Família, previsto para agosto deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário