sábado, 24 de julho de 2010

Pesquisa Datafolha/Globo tenta empurrar Serra pro 2º Turno

Numa ação que impede comparativos com suas pesquisas anteriores, o Datafolha mudou a metodologia utilizada para realizar a sua nova pesquisa. 
Na pesquisa divulgada neste sábado, o instituto informa que ampliou o número de entrevistados, mudou o percentual de entrevistados e seu peso no resultado da pesquisa, mesmo entre estados.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo em conjunto com o Jornal Folha de São Paulo. De maneira que não condiz com a forma rotineira de agir da "vennus platinada", a Globo deixou para a Folha o anuncio da pesquisa. Concluída e tabulada ontem, a pesquisa poderia ter sido divulgada ontem mesmo, mas por motivo que não temos conhecimento, a pesqusa foi guardada para divulgar neste sábado.
Segundo informa o blog de Brizola Neto - Tijolaço, o motivo foi torpe, aguardou-se a divulgação da Pesquisa Vox Populi para se fazer os ajuste necessários e manter Serra à frente de Dilma.
Chama a atenção na pesquisa Datafolha a igualdade dos índices de votos dos que ainda votam no presidente Lula, 4%. Na pesquisa expontânea Dilma(21%) lidera com 5% na frente de Serra (16%). Quando se pesquisa a intensão de votos pro 2º turno, o Datafolha coloca novamente Dilma na frente com 46% contra 45% de Serra.
Outro item em que o Datafolha se aproxima do Vox Populi, é no item rejeição. Neste quisito o Serra tem 26%, no Vox Polpuli ele ficou com apenas 24%. Dilma teve no Datafolha 19% e no Vox Populi 17%.

Assim, não dá pra intender a pesquisa do Datafolha/Globo. Ou melhor, dá pra entender sim. A tentativa é clara, busca-se interferir no intensão de voto dos brasileiros. Com as alterações de metodologia da pesquisa Datafolha, tenta-se dar folêgo a candidatura tucana para, quem sabe, levá-lo ao 2º turno.

Veja a Pesquisa:

Do G1, em São Paulo e Brasília
Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%.
Esta é primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas a presidente e a terceira consecutiva do instituto que aponta empate entre os dois candidatos – na de maio, ambos tinham 36% e na do início deste mês, Serra aparecia com 39% e Dilma, com 37%.
O Datafolha realizou 10.905 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dos dias 20 a 23, em 379 municípios. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010.
A candidata Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Nos dois levantamentos anteriores, ela tinha 10% e 9%.
Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um, segundo a pesquisa. Nenhum dos demais presidenciáveis (Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, Levy Fidelix, PRTB, e Eymael, PSDC) chega a 1%. Dentre os entrevistados, 10% se dizem indecisos e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.
Resposta espontânea
Na intenção de voto espontânea (quando o pesquisador não exibe para o entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), 46% disseram não saber em quem votar. Dilma aparece com 21% (tinha 22% na pesquisa anterior) e Serra com 16% (tinha 19%). Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% das citações, mesmo percentual de Marina da Silva.

TSE multa mais uma vez Serra e PSDB da Bahia

Por uso ilegal do espaço do Programa Partidário de TV, o TSE multou o Serra e o PSDB baiano. A multa é de R$ 7.500,00,  pois os réus já são reincidentes.
Jose Serra já foi multado anteriormente em R$ 5mil por ter usado indevidamente o programa partidário. A decisão foi do Ministro Joelson Dias. O PSDB deve recorrer.

Chance desperdiçada
O PSDB que na Bahia é inexprecivel, deveria ter usado o programa para fazer chegar até o eleitorado baiano sua proposta partidária, suas concepções políticas e sociais. Mas ao contrário, preferiu burlar a lei eleitoral e partir para a promoção pessoal de José Serra.
Fica uma pergunta, você leitor e eleitor, conhece algum político do PSDB baiano?

E agora, ainda vão querer segurar a Dilma?

Vai ser difícil o Datafolha fazer alguma manobra nos números para arrancar mais um empate técnico depois que o Vox Populi apontou hoje Dilma com oito pontos de vantagem sobre Serra. Além de abrir distância, Dilma derrota Serra em praticamente todos os quesitos, e mesmo onde o tucano está à frente a diferença é mínima.
Mesmo na região Sul, onde o Datafolha já fez o milagre de fazer Serra subir dez pontos de uma pesquisa para a outra, Dilma encostou e tem 35% das intenções de voto, contra 39% de Serra. Considerando a margem de erro de 1,8 ponto, a situação é praticamente de empate técnico. No Sudeste já não existe mais diferença, e no Nordeste a vantagem pró-Dilma é de 30 pontos percentuais (54% a 24%).
Dilma lidera entre os homens, entre as mulheres, em todos os níveis de ensino e faixas salariais, à exceção dos que ganham mais de cinco salários mínimos, onde se registra empate técnico (Serra tem 37% e Dilma, 36%).
Dilma tem rejeição bem menor (17%) do que Serra (24%) e mais eleitorado a conquistar, já que Lula recebeu 4% dos votos e o candidato indicado por ele, 1%. Segundo a pesquisa, Dilma não é identificada como candidata de Lula por 18% dos entrevistados.
Ficou impossível esconder a escalada de Dilma rumo à vitória no primeiro turno e os institutos de pesquisa que ainda tentavam ocultar isso terão que se render, a não ser que se exponham ao ridículo e percam definitivamente o pouco que ainda lhes resta de credibilidade.
Fonte: Tijolaco.com

Marcelino Galo visita municípios do extremo sul

Neste sábado (24), o candidato a deputado estadual Marcelino Galo (PT) tem atividades a realizar em quatro municípios da região extremo sul do estado. A partir das 9h, lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT), professores, pescadores e movimentos sociais se reunirão com o candidato, em Porto Seguro. Galo segue para Itabela onde almoça com lideranças locais.
Ao final do dia, será inaugurado o comitê do candidato a deputado federal Valmir Assunção, no município de Itamaraju.
As atividades se encerram às 20h, no aniversário do Assentamento Corte Grande. O assentamento tem um papel muito importante no processo de fixação do homem no campo. Lá residem 50 famílias e está localizado no município de Prado, há 15 km de Itamaraju.

DILMA 41% - SERA 33%

Pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi e divulgada nesta sexta-feira pelo Jornal da Band mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 41% das intenções de voto, contra 33% de José Serra (PSDB) e 8% de Marina Silva (PV). Num eventual segundo turno, a petista venceria o ex-governador de São Paulo por 46% a 38%.
José Maria Eymael (PSDC) contabilizou a preferência de 1% do eleitorado. Votos brancos e nulos somaram 4%, contra 13% dos eleitores que se disseram indecisos. Trata-se da primeira pesquisa realizada após o início oficial da campanha pelo Palácio do Planalto.
Na pesquisa espontânea, Dilma obteve 28% das intenções de voto, ante 21% de Serra e 4% de Marina. O ex-governador de São Paulo é ainda o candidato com a maior taxa de rejeição, com 24% dos eleitores tendo declarado que não votariam nele em hipótese alguma, ante 20% para a candidata do PV e 17% para a ex-ministra-chefe da Casa Civil.
No levantamento anterior, realizado no final do mês de junho, o Vox Populi contabilizou 40% das intenções de voto para a petista, contra 35% para o tucano e 8% para a candidata do PV.
A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. O instituto entrevistou 3.000 eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A pesquisa, encomendada pelo IG e pela Bandeirantes, foi registrada no TSE com o número 19920/2010. (UOL)

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Marcelino Galo comemora a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial pelo presidente Lula

O candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Marcelino Galo, comemora a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, realizada na última terça-feira (20), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além do estatuto, Lula ainda sancionou a lei que cria a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab).
Após sete anos de tramitação, o estatuto entrará em vigor com uma série de recomendações e premissas de proteção social a minorias negras no Brasil, a título de reparação histórica. “Houve cortes dos principais pontos defendidos por representantes da população negra, do projeto original, datado de 2003, mas em geral o texto final reflete um grande avanço na questão no Brasil”, afirma Marcelino Galo.
Segundo Galo, para a população negra baiana, o estatuto não era o esperado, mas considera que a ação é um grande passo. “Mesmo não sendo o que esperávamos, os negros possuem agora um instrumento legal, isso fortalecerá a luta por direitos iguais”, comenta.
Na Bahia, existe um projeto semelhante que tramita desde 2005 na Assembleia Legislativa (Alba), ainda sem votação prevista. O criador da matéria é o deputado estadual Valmir Assunção. “Acreditamos que com a aprovação do presidente, a Bahia possa ir pelo mesmo caminho e aprovar o Estatuto o mais rápido possível”.
Marcelino Galo pretende continuar a atuação de Valmir Assunção na Alba, que atualmente concorre a uma vaga na Câmara Federal. “Com Assunção na Câmara, a Bahia pode dar um salto muito grande em relação a esta discussão. Na Alba, podemos inclusive, acompanhar e monitorar o trâmite do projeto de lei na referida Casa Legislativa”, completa.

TSE acata pedido contra PSDB


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou nesta quinta-feira (22) o pedido de direito de resposta do PT em relação às baixarias do candidato a vice de José Serra, Índio da Costa, divulgadas no site tucano Mobiliza PSDB. A resposta deve ser publicada por dez dias ininterruptos. Em entrevista publicada pelo site, Índio afirmou que o PT é ligado às Farc e ao narcotráfico.
O ministro Henrique Neves, autor da decisão, baseou seus argumentos no fato de que o PSDB repetiu prática usada nas eleições de 2002, consideradas ofensivas pelo TSE, além da repercussão que o caso tomou e da gravidade das declarações de Índio.
Em 2002, o TSE decidiu que a coligação Grande Aliança, liderada pelo PSDB, deveria suspender a veiculação de programa de rádio e televisão que fazia o mesmo tipo de afirmação.
Outras açõesAlém da ação contra o site tucano no TSE, o PT também processou Índio da Costa criminalmente no STF e abriu processo civil contra os dois (Índio e PSDB) no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.Com informações da Agência Brasil
Fonte: PT

Censo 2010: Sou negro e sou de Axé!


No próximo mês de agosto, a população brasileira dos 5.565 municípios estará recebendo recenseadores e recenseadoras para o levantamento demográfico que desde o primeiro censo, em 1872, com 643 municípios, se mostrou como importante fonte de dados.
Sabemos do valor das informações coletadas para acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população e como elementos importantes para definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal, bem como para a tomada de decisões na iniciativa privada, incluindo, atualmente (para algumas), as ações de responsabilidade social.
Foi no censo de 1872 que, pela primeira vez, o conjunto da população era compreendido oficialmente em termos raciais, base para o estabelecimento de novas diferenças entre os grupos sociais. Diferenças ainda longe das concepções hierarquizantes e poligenistas que se acercariam da noção de raça, anos mais tarde.
Naquele momento, tratava-se de conhecer uma população de ex-escravizados que começava a exceder cada vez mais o número dos ainda escravizados. E esta diferença era possível na medida em que a instituição escravista tinha perdido a legitimidade devido à ação de grupos abolicionistas ou mesmo por meio das consequências da abolição do tráfico (1850) ou das leis posteriores que prometiam, apesar de gradual, a abolição da escravidão: a lei do ventre livre (1871), depois a lei dos sexagenários (1885), seguida da proibição dos açoites (1886) .
É muito importante anotar que a noção de “cor”, herdada do período colonial, não designava, preferencialmente, matrizes de pigmentação ou níveis diferentes de mestiçagem, mas buscava definir lugares sociais, nos quais etnia e condição social estavam indissociavelmente ligadas.
O novo Movimento Negro, surgido nos anos 1970, enfrentou a falácia da “democracia racial” entendendo que a o quesito “cor” era determinante do lugar social da população negra. Esse conhecimento, sustentado por militantes e pensadores na área das ciências humanas e sociais (incluindo a economia e a estatística), levou a uma campanha, em nível nacional, para o censo de 1991: “Não deixe sua cor passar em branco”.
Se fizermos uma breve retrospectiva do quesito “raça” / “cor” nos censos do País, não é difícil compreender a necessidade dessa campanha por parte do Movimento Negro:
1 - o quesito “raça” foi pesquisado nos censos de 1872 e de 1890;
2 - foi suprimido em 1900 e 1920;
3 - o quesito retorna em 1940, sob o rótulo de “cor”;
4 - em 1970, o questionário não contemplou o quesito “cor”;
5 - em 1980, o quesito volta a aparecer;
6 - em 1991 o quesito “cor” está presente, incorporando a (nova) categoria “indígenas e amarelos”;
7 - o censo de 2000 admitiu “raça e cor” como sinônimos, compondo uma única categoria (“cor ou raça”).
A força da campanha do Movimento Negro tinha ainda maior razão! Além da invisibilidade da população negra, pela falácia da “democracia racial”, o quesito “cor”, respondido apenas no Questionário Amostra, tangenciava uma população já impregnada pelo não lugar do ser negro, colocado sempre no lugar de 2ª classe!
“Não deixe sua cor passar em branco!” cobriu o censo de 1991 e foi reprisada no censo de 2000, com o objetivo de sensibilizar os negros e seus descendentes para assumirem sua identidade histórica insistentemente negada; ao mesmo tempo em que era um alerta para a manipulação da identidade étnico-racial dos negros brasileiros em virtude de uma miscigenação que se constitui num instrumento eficaz de embranquecimento do país por meio da instituição de uma hierarquia cromática e de fenótipos que têm na base o negro retinto e no topo o ‘‘branco da terra'', oferecendo aos intermediários o benefício simbólico de estarem mais próximos do ideal humano, o branco.
Apesar de, neste novo censo de 2010, o quesito “cor ou raça” sair do Questionário da Amostra e passar a ser investigado também no Questionário Básico, cobrindo toda a população recenseada , ainda há um longo caminho da superação do racismo para que todos e todas respondam pela dignidade e pelo reforço da auto-estima de pertencerem a um grupo étnico que só tem feito contribuir eficiente e eficazmente para o desenvolvimento do País.
Ao contrário do que propõe as “assertivas” de exclusão, a identificação da população negra se faz necessária sempre e a cada vez para que se constate em números (como gosta o parâmetro científico) o racismo histórico que ainda está perpetrado sobre a população negra. Só depois que alcançarmos a liberdade de fato é que as anotações étnicas passarão a ser fatores que dizem respeito exclusivamente à cultura. Enquanto estivermos, como estamos hoje – após 122 anos da abolição da escravatura – vivendo uma abolição não conclusa, precisaremos reafirmar nossa etnia do ponto de vista político; econômico; habitacional; na área da saúde; na área da educação; nas condições de supressão da liberdade que não se dá apenas aos presidiários, mas a pais e mães que clamam por políticas para garantir que seus filhos e filhas possam crescer com dignidade e sem ameaças.
A proposta do IBGE de tirar a “fotografia” mais nítida o possível do Brasil, ainda está longe de ser alcançada!
E a luta do povo negro não termina! O racismo é tão implacável que, a cada etapa alcançada, um novo desafio se apresenta!
Para este ano, novamente o Movimento Negro está em campanha, em nível nacional! E, agora, é para que todos aqueles que são adeptos das Religiões de Matrizes Africanas respondam sem qualquer dissimulação: “Quem é de Axé diz que é!”
O quesito “religião ou culto” continua no Questionário de Amostra e tem campo aberto para que o recenseador ou a recenseadora anote a “religião ou culto” declarado pelo cidadão, pela cidadã.
Tanto no quesito “cor ou raça” para todos (no Questionário Básico); quanto no quesito “religião ou culto” para alguns que responderão o Questionário Amostra, a população negra e seus descendentes estão conscientes de que suas palavras precisam ser firmes e que devem estar atentos para que a anotação seja feita sem qualquer margem de erro em relação ao que declarou.
Já se justificou essa omissão do quesito “cor” por um possível empenho do regime republicano brasileiro em apagar a memória da escravidão. Entretanto, parte da explicação pode vir do incômodo causado pela constatação de que nossa população era marcada e crescentemente mestiça, enquanto as teses explicativas do Brasil apontavam para os limites que essa realidade colocava à realização de um ideal de civilização e progresso.
Não temos qualquer dúvida de que a resistência em tratar de raça-cor e em tudo o que a discussão implica – como políticas de reparações, com fundo para superação do racismo histórico – é a mesma que teremos de enfrentar no tratamento das Religiões de Matrizes Africanas. Não dissimular a declaração de adepto ou adepta das religiões de Axé, trazidas e preservadas como memória ancestral por aqueles e aquelas que resistiram à travessia e morte nos porões dos navios tumbeiros é dignificar a humanidade que por princípio e necessidade é diversa e assim deve permanecer.
A poligenia está superada! As evidências de que a humanidade surgiu no continente africano são cada vez em maior número e com rigor científico sempre mais acurado. O conceito de raça não tem o menor sentido, dizem nossos opositores, no afã de jamais ceder o lugar histórico de conforto a que estão acostumados! Enquanto não repararmos o estrago que o uso histórico do conceito fez a cidadãos e cidadãs que hoje são em mais de 50% da população, qualquer discussão conceitual será apenas a má retórica que tenta persuadir para continuar reinando.
Por isso,
Não vamos deixar nossa cor passar em branco!
E vamos dizer que somos de Axé!
“Quem é de Axé diz que é!”
_____
* Carlos Santana - Deputado Federal – PT-RJ; Presidente da Frente Parlamentar da Igualdade Racial
Fonte: CEN

candidato a deputado federal, Valmir Assunção segue ampliando apoios

Sob asbençãos do Presidente Lula, o candidato a deputado federal, Valmir Assunção tem como sua maior marca e posicionamento político o MST e os movimentos de defesa da reforma agrária. Mas nesta eleição o leque de apoios e bandeiras de luta vem ampliando e ganhando a cada dia mais força.
Valmir que já tem o apoio dos Prefeitos Guilherme Menezes (Vitória da Conquista), Luiz Caetano (Camaçari), para citar duas cidades importantes do ponto de vista político e eleitoral. No sul do Estado também recebe os apoios da Vice-Prefeita Fernanda Silva (Uruçuca), do Prefeito Jeová Souza (São José da Vitória) e do Prefeito Washington FERREIRA (Mascote). Citamos estes apoios para mostrar como Valmir Assunção percorre várias regiões importantes com facilidade.
Lideranças de vários movimentos também vêm dia após dia declarando o seu apoio a Valmir. Valmir que já conta com o apoio amplo da Juventude Petista, acaba de receber o apoio do Coordenador municipal de Juventude de Camaçari, Pedro Azevedo.
Comprovando o leque amplo de sua atuação que vai do MST, juventude, Movimento Negro e intelectualidade, Valmir também recebeu apoio de Dirceu Martins, Diretor do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Com o excelente trabalho que Valmir realizou a frente da SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, além dos ideais que defende na reforma agrária, certamente muito apoios ainda serão declarados para Valmir Assunção, candidato a Deputado Federal.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dilma: "É inadmissível alguém usar sua posição e ligar para o editor de um jornal e pedir punição para jornalista"

Dilma defende governo de coalizão para representar diversidade do país

Dilma defende governo de coalizão para representar diversidade do país

21.07.2010
A candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, concedeu hoje entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, e falou de suas propostas para a educação, saúde, sistema tributário. A petista defendeu o governo de uma coalizão de partidos para que toda diversidade política do país esteja representada.
Dilma afirmou ainda que as lideranças políticas que almejam governar o Brasil não podem balizar as relações internacionais do país em opiniões pessoais. “O Brasil não pode, em momento algum, ver qualquer um de seus líderes [políticos] fazer campanha eleitoral falando de outros países.”
Veja abaixo os principais trechos da entrevista que vai ao ar às 22h.
Política ExternaPolítica externa e representação institucional são bem diferentes de posições pessoais e briga eleitoral. O Brasil não pode, em momento algum, ter qualquer um de seus líderes [políticos] em campanha eleitoral falando de outros países.
Coalizão
O Brasil é um país com muita diversidade de opiniões e pontos de vista diversos nos estados. Por isso, acredito na coalizão e temos que caminhar para essa prática no Brasil. Tem de construir um leque de alianças e estruturar propostas para o governo. Vou lutar para construir alianças políticas transparentes...
Lula
O Brasil está preparado para ter uma mulher presidente. Ele [o presidente] tem uma imensa capacidade de envolvimento, persuasão, e sabe escutar. Aprendi muito com ele.
Acusações sem provas
Estão fazendo ilações infundadas, jogando informações sem prova e, sobretudo, cometendo injúria e difamação sem provas. 
Educação
Todas as avaliações mostram que se tem qualidade na educação quando há mais professores com ensino superior e com pós-graduação.
Liberdade de Imprensa
Temos de distinguir duas coisas. O mundo inteiro tem uma discussão e um marco regulatório em relação à convergência de mídia. ...O que é inadmissível é a censura à imprensa. É inadmissível alguém usar sua posição e ligar para o editor de um jornal e pedir punição para jornalista.
Reforma Tributária
O governo tem de olhar se os recursos estão sendo usados da forma devida. A gente tem de procurar a melhoria da aplicação dos recursos arrecadados nos serviços prestados. De forma imediata não tem como [abrir mão da arrecadação]. Sou a favor da redução da carga tributária. Leia mais clicando aqui

Pinheiro prestigia lançamento de obras sobre Educação Básica na Bahia e Sergipe

O deputado federal e candidato ao Senado de Dilma e Wagner, Walter Pinheiro, participou, nessa quarta (20), do lançamento de duas obras do Projeto PATE (Pesquisa Arte Trabalho Escola), no Teatro Castro Alves, em Salvador. No evento, que contou com a participação de mais de mil professores e líderes sindicais da Bahia e de Sergipe, foram apresentados o livro “O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia” e o filme “Carregadoras de Sonhos”.
Dirigido pelo cineasta baiano Deivisson Fiúza, “Carregadoras de Sonhos” mostra um dia de trabalho de quatro professoras do interior Sergipe, com suas dificuldades e sonhos. “O filme mostra uma realidade muito dura e prova que, ainda que se modifiquem as estruturas, como aconteceu de maneira profunda com a Educação durante o Governo Lula, algumas dificuldades ainda persistem”, afirmou Pinheiro. “A luta pela melhoria da qualidade da Educação no Brasil é uma preocupação constante e está presente nas plataformas de governo de Dilma e Wagner e nas propostas dos senadores da nossa chapa”, completou o candidato que integra a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” (PT, PP, PSB, PDT, PCdoB, PRB, PSL e PHS).
O livro “O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia” é fruto de uma parceria da Fundacentro, juntamente com o Sindicato dos Professores da Bahia (Sinpro/BA) e o Ministério da Educação (MEC). Escrito pelos pesquisadores Leda Leal Ferreira, Tânia Maria de Araújo e José Hélio Lopes Batista, a publicação trata do dia-a-dia de professores da Educação Básica que lecionam em escolas públicas e privadas de Salvador e de Vitória da Conquista, na Bahia. “Obras como essa servem como diagnóstico e contribuem com a valorização do professor”, finalizou Pinheiro.

R7 entrevista Dilma hoje, 17h

A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, participa de uma sabatina nesta quinta-feira (22) no  portal R7, às 16h, em Brasília. Dilma terá uma hora e meia para apresentar as propostas de governo e responder às perguntas dos jornalistas e dos internautas.
Pelo Twitter, Dilma comentou as participações em debates: "Estou c/presença confirmada em pelo menos cinco debates, quatro emTV, um em internet. Sempre q possível, incluímos na agenda. Mas às vezes ñ dá".
Os internautas podem enviar perguntas para o e-mail sabatina@r7.com , com o assunto “Perguntas para Entrevistas”, antes ou durante a transmissão da sabatina. Quem estiver em Brasília, pode conferir de perto a entrevista da candidata.
Basta enviar para o mesmo e-mail com o assunto “Inscrição para Sabatina” o seu nome completo, endereço, profissão e RG e CPF.
Não perca e confira a participação da Dilma. A entrevista será transmitida ao vivo pelo portal R7, às 16h, e retransmitida pela TV Record News às 22h.
www.dilma13.com.br

quarta-feira, 21 de julho de 2010

“Obama, teu futuro acabou”

Por Alexander Cockburn do CounterPunch
O homem que assumiu a Casa Branca incentivando um clima de expectativas irracionais enfrenta agora o preço cobrado pela dura realidade. A realidade é que não pode haver um “bom” presidente dos E.U.A. É impossível jogar com essas cartas. Obama está perto do fim.
O primeiro presidente negro prometeu mudar a nação, no exato momento em que nenhum homem, nem mesmo dotado com as capacidades de comunicação de Franklin Roosevelt, a política de mestre de Lyndon Johnson e a descarada agilidade de Bill Clinton, poderia mudar a corrente que nos últimos 30 anos tem levado os E.U.A. ao desastre.
Neste Verão, muitos americanos estão aterrorizados. Todo mês mais de 100.000 se declaram falidos. Ainda este ano três milhões de proprietários enfrentarão a execução hipotecária. Some-se a esse número os 2,8 milhões que sofreram a execução em 2009, primeiro ano de Obama no poder. Quase sete milhões de pessoas estavam sem trabalho no ano passado, por seis meses ou mais. Se calculados em conjunto com as pessoas que desistiram de procurar trabalho, ou com aqueles com trabalho em tempo parcial, o total é de cerca de 20 milhões de pessoas.
As pessoas aterrorizadas são irracionais. Assim também são os racistas. Obama é alvo de acusações absolutamente dementes. Uma percentagem significativa dos americanos acham que Obama é socialista – uma acusação tão ridícula quanto acusar o arcebispo de Canterbury de ser um druida disfarçado. Obama reverência o sistema capitalista. Ele admira o super-predadores de Wall Street que inundaram sua campanha com milhões de dólares. O terrível desastre no Golfo do México, ocorreu como conseqüência direta da luz verde que ele e seu secretário do Interior, Ken Salazar, deram à BP.
Não é culpa de Obama que durante 30 anos, a política dos E.U.A. “Sob Reagan, Bush e Bill Clinton, tenha sido a de exportar permanentemente empregos para o Terceiro Mundo. Os trabalhos que os americanos procuram desesperadamente não estão mais nos E.U.A., na sua pátria, e não voltarão a estar. Eles estão na China, Taiwan, Vietnã, Índia e Indonésia.
Nenhum programa de incentivo, ou entrega de dinheiro aos empreiteiros...Leia matéria completa.
Fonte: Página13

ele(Serra) procura se distanciar do governo FHC

Serra, atrasado no tempo  
*por Vladimir Pomar
O slogan principal de campanha do candidato Serra é "O Brasil pode mais". Ele aponta, portanto, para a possibilidade de dar continuidade ao governo Lula. Ultimamente, porém, ele elevou o tom de suas críticas ao governo que supostamente diz querer dar continuidade. Por outro lado, como fez em 2002, ele procura se distanciar do governo FHC, ao mesmo tempo em que reafirma que o sucesso do governo Lula se deveu às reformas implantadas durante os oito anos de governo tucano-pefelista.
A que se devem essas contradições do candidato? Para explicá-las, talvez seja necessário voltar um pouco mais no tempo. É preciso relembrar que os anos 1980 foram a década perdida na economia de muitos países. Foi uma década particularmente danosa para a América Latina e o Brasil, onde a economia ficou estagnada, a recessão e o desemprego aumentaram e a miséria alastrou-se.
No final dessa década, a China e os países asiáticos demonstravam que era possível aproveitar a globalização para desenvolver-se econômica e socialmente. Porém, no Brasil e países da América Latina foram adotadas as recomendações do FMI, Banco Mundial e outros organismos financeiros, controlados pelos Estados Unidos e potências européias, segundo as quais era necessário implantar reformas neoliberais para que as economias voltassem a crescer.
Essas reformas incluíam disciplina fiscal e sistema tributário rígidos, taxas de juros elevadas, taxas de câmbio flutuantes, total abertura comercial, abertura completa ao investimento direto estrangeiro, privatização das empresas estatais, desregulamentação econômica e trabalhista e inviolabilidade do direito de propriedade. O Estado deveria ser retirado das atividades produtivas e o mercado deveria ter liberdade total para demonstrar suas potencialidades.
O PSDB, que surgira de um racha do PMDB, aparentemente pela esquerda, sucumbiu a esses argumentos já durante a implantação das reformas neoliberais do governo Collor. E foi o sustentáculo principal de sua continuidade durante o governo Itamar e, em aliança com o antigo PFL, hoje DEM, aplicou-as tenazmente durante os oito anos do governo FHC, iniciados em 1994.
Desse modo, o PSDB tornou-se o partido orgânico do neoliberalismo no Brasil e responsável pela inserção subordinada do país no mercado internacional. Essa função, inicialmente apenas ideológica e política, tornou-se muito rapidamente também uma função social e econômica, através do entrelaçamento profundo entre os principais quadros do tucanato e os interesses dos diferentes grupos financeiros em ação no Brasil e no exterior. Onde estava Serra que não se opôs a isso?
O governo FHC abriu, sem qualquer controle, o mercado nacional à ação predatória das corporações transnacionais. Os investimentos externos voltaram-se exclusivamente para a especulação nas bolsas e para a aquisição de plantas industriais já existentes, muitas das quais foram simplesmente fechadas. A quebra do parque industrial brasileiro, em virtude dessa "abertura", poderia ser considerada crime contra a soberania nacional, se fosse devidamente investigada. Por que Serra não se insurgiu contra isso e mostrou seu pretenso viés nacionalista e desenvolvimentista?
As privatizações do governo tucano-pefelista só não zeraram a participação do Estado na economia porque houve resistência e não houve tempo suficiente para privatizar todas as empresas estatais, ainda sobrando a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. Se o tucano-pefelismo houvesse permanecido mais alguns anos no governo, o Estado brasileiro não teria hoje qualquer instrumento econômico para estimular o crescimento e enfrentar as crises sistêmicas do capitalismo. Que se saiba, Serra jamais disse nada contra isso.
O ajuste fiscal tucano-pefelista foi realizado às custas das grandes massas do povo e do crescimento econômico nacional. Sob o argumento neoliberal de que crescimento causa inflação, a estagnação econômica dos anos 1980 prolongou-se durante os anos 1990, com profundas repercussões no alastramento da miséria e nas condições de vida da maior parte da população. Desemprego e precarização do trabalho foram realidades perniciosas causadas pelas políticas econômicas e sociais da era FHC. Jamais se viu Serra insurgindo-se contra elas.
Embora o tucanato tenha assumido o governo pretensamente para impor um caminho que retomasse o crescimento e distribuísse renda, na prática fez o contrário. Procurou reorganizar o capitalismo brasileiro através da desorganização do tripé que havia permitido seu crescimento histórico. Buscou liquidar seu esteio estatal, enfraquecer seu esteio privado nacional e estimular o total predomínio do esteio privado estrangeiro, em especial de seu setor financeiro. Por que Serra nada disse a respeito?
Paralelamente a isso, o tucano-pefelismo introduziu alterações constitucionais que impediam o Estado de ser o principal indutor da economia e o transformavam num simples regulador. Supostamente, ao mercado caberia o papel de inserir o Brasil, de forma competitiva, no mercado internacional. Na verdade, à medida que as corporações transnacionais assumiram o controle dos setores estratégicos da economia brasileira, como energia, telecomunicações, mineração e finanças, elas dominaram o mercado nacional. Nessas condições, o país se tornou subordinado e refém delas, num mercado mundial em que elas também predominavam. Por que o tucano Serra se calou diante disso?
As reações a esse processo passaram a ser qualificadas como coisas de "bobos" e "reacionários". Ao mesmo tempo, os tucano-pefelistas envidaram esforços para criminalizar os movimentos sociais e as forças políticas que se opunham ao desmonte econômico do parque produtivo nacional e ao desmonte do Estado. Também aqui não se tem notícia de qualquer manifestação democrática do demo-democrata Serra.
Apesar de tudo, os resultados reais do desastre a que o país estava sendo levado começaram a ficar evidentes durante a crise econômica e financeira de 1997 a 1999. Em 1998, para reeleger-se e continuar seu caminho por mais quatro anos, o tucanato teve que contar com a ajuda do empréstimo ponte do FMI, que evitou uma moratória desmoralizante em plena campanha eleitoral. Serra não piou nem chiou.
No início dos anos 2000 já se tornara evidente para a maior parte da população brasileira que o governo tucano-pefelista fora um engodo mais danoso do que o de Collor. Deu-se conta de que o Brasil perdera as possibilidades de crescimento dos anos 1990. As reformas de FHC criaram um país economicamente devastado, com sua infra-estrutura sucateada e seu comércio internacional deficitário. Por que Serra, ao invés de dissociar-se do desastre e expor suas pretensas opiniões desenvolvimentistas, manteve-se fiel ao figurino neoliberal?
Apesar de todo esse histórico, Serra procura impingir a idéia de que o sucesso do governo Lula na política econômica se deve às ações do governo FHC. E virou crítico das lacunas da infra-estrutura, dos juros altos, dos atrasos na saúde, dos problemas na segurança pública e do atual processo de crescimento. Está pelo menos 12 anos atrasado. Deveria ter feito isso, na pior das hipóteses, a partir de 1998.
*Wladimir Pomar é escritor e analista político.

Não escondemos o presidente Lula da nossa biografia, diz Dilma em Montes Claros

Ontem (20), durante a sua passagem por Montes Claros (MG), a candidata do PT à presidência Dilma Rousseff disse que não pretende esconder o presidente Lula de sua biografia e durante a campanha.
Ao lado dos ex-ministros Hélio Costa e Patrus Ananias, candidatos a governador e vice-governador de Minas Gerais, Dilma afirmou que é um orgulho ter participado do governo que transformou o Brasil.
“Nós três temos orgulho de ter participado do governo do presidente Lula. Nós não escondemos o presidente Lula da nossa biografia”, afirmou. ”Nós mostramos o presidente Lula, porque para nós ter participado é uma prova de que nós tivemos uma das maiores experiências políticas deste país, que foi participar da transformação nesses últimos sete anos e meio.”
Homenageada com o título de cidadã honorária de Montes Claros, a candidata participou de um ato político que reuniu prefeitos e lideranças políticas de Minas Gerais. No discurso, lembrou a juventude em Belo Horizonte.
Mulher presidente
“Tenho muita honra de ter aprendido em Minas Gerais que nós não aceitaremos a perda da liberdade, o arbítrio. E eu tenho orgulho de ter começado a minha luta neste estado que honra a formação política deste país”, disse.
Dilma ressaltou que chegou a hora de uma mulher ser presidente do Brasil. Lutadoras incansáveis, afirmou ela, as mulheres conquistaram posições. Por isso, pretende honrá-las como presidente da República. “Essa hora só chegou porque as mulheres desse país foram à luta”, disse.
Após o discurso, Dilma Rousseff seguiu para o centro de Montes Claros, onde parou no tradicional Café Galo, que funciona há 52 anos no mesmo local. A passagem da candidata pelo local atraiu tantas pessoas que Jadir Rodrigues, dono do Café Galo, comemorou: “Agora não vou parar de vender café”.

Raiva dá azia, diz Lula.

Lula ataca “elite incompetente”, e alerta adversários de que ter raiva “dá azia”

O presidente Lula, durante a solenidade de sanção do Estatuto da Igualdade Racial, reassumiu o tom duramente crítico ao que classificou de “elite incompetente”. Segundo Lula, é “gente que não se contenta com os privilégios que tem e que gostaria de impedir benefícios para os mais pobres”. No início da campanha eleitoral, o presidente e o PT foram acusados pelo adversário tucano, José Serra, de instigar a divisão social e opor ricos e pobres. Em abril, Serra apresentou-se como o candidato que governaria para todos: – De mim, ninguém deve esperar que estimule disputas de pobres contra ricos, ou de ricos contra pobres. (…) É deplorável que haja gente que, em nome da política, tente dividir o nosso Brasil. (R7)/Politicalivre

MARCELINO: GANHANDO FORÇA

Nos corredores da Assembléia é comum encontrar deputados, assessores e até mesmo líderes políticos do interior fazendo as contas de quantos deputados devem eleger cada coligação.
PT, PMDB, DEM, PR, PDT, PCdoB, por exemplo, apostam alto na disputa para fazer um maior número de parlamentares. Do interior do estado ou na capital baiana surgem candidatos com grandes chances de serem eleitos e outros nomes são citados para permanecerem na casa.
Com históricos políticos, engajamento social, ou até sem experiência, mas com grande poder de persuasão e carisma, candidatos surgem aos montes em todas as legendas. Nem bem a campanha começou a tomar as ruas e muitos já são alçados à condição de destaque, como nomes fortes para atrair o eleitorado.
Na matemática dos partidos, a maioria tem como alvo a ampliação no número de representantes. O PT, hoje com dez deputados estaduais, corre para fazer entre 13 e 15 parlamentares. "O Partido dos Trabalhadores vai se empenhar bastante, com o objetivo de que a nossa bancada cresça", enfatiza o líder petista na Assembleia, deputado Paulo Rangel.
Segundo ele, apesar das dificuldades de avaliação, os resultados positivos são traçados a partir de uma "visão global dos apoios".
Nos bastidores do partido, a lista é grande de nomes possíveis de saírem com vitória nas eleições de outubro. Entre os que deve ser reeleito, o deputado Zé Neto, com base eleitoral em Feira de Santana, dispara com folga. Em seguida aparece o nome de Neusa Cadore, J. Carlos, Fátima Nunes e Paulo Rangel.
Já entre os novos, os mais citados são Rosemberg Pinto, Marcelino Galo, Luiza Maia, esposa do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e Maria Del Carmem.

Uma das fortes apostas que surge no interior do estado é José Raimundo, de Vitória da Conquista. Ele deve abocanhar a votação do atual líder do governo na Assembleia, Waldenor Pereira, que este ano tenta ocupar uma cadeira na Câmara Federal. Surgem com força ainda os ex-prefeitos Carlos Brasileiro, de Senhor do Bonfim, e Joseildo Ramos, de Alagoinhas.
Fonte: nosbatidoresdacidade.blogspot.com

Mutilaram Estatuto da Igualdade Racial

Escrito por Maria Júlia Nogueira, secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT
30/06/2010
As elites brancas e racistas do Brasil, inconformadas com as atuações do governo Lula em favor da população pobre brasileira, majoritariamente negra, se articulou sob a liderança do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) para impedir qualquer avanço social  ou perspectiva de ascensão do negro.
Após oito anos de intensos debates, o Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), sofreu vergonhosos cortes e alterações que o descaracterizaram completamente, retirando todo o impacto positivo que a sua implementação provocaria na sociedade brasileira e, principalmente, na parcela auto declarada negra.
O projeto original do senador Paulo Paim prevê um conjunto de ações afirmativas para promover a igualdade racial no país e compensar...Leia matéria completa.

II Congresso Baiano de Educadores Negros, (II COBAENE)

O II Congresso Baiano de Educadores Negros, (II COBAENE), tem como objetivo reunir as Educadoras(es) Negras(os) que atuam na implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais, visando discutir e avaliar os avanços obtidos com o advento da lei 10.639/03, bem como possibilitar a ação política organizada desses atores, fortalecendo seu diálogo com outros setores da sociedade e dando visibilidade ao seu olhar sobre as políticas públicas voltada para a educação.
Dessa maneira, as (os) interessadas (os) em participar, podem se inscrever no Colégio Central entre os dias 12 e 21 de julho (apenas dias úteis), das 9 às 17 horas.
-Taxa de inscrição: R$ 20,00 (vinte reais).
-As vagas são limitadas e as inscrições podem ser encerradas a qualquer momento que atingir o limite.
-Abertura: 23 de julho no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador, sub-solo do Palácio Tomé de Souza – Praça da Sé.
-Conferencista: Professor Kabengele Munanga.
-Tema: “Desafios e Perspectivas para uma Educação Plural, Democrática e Cidadã.”
-Mesas temáticas: 24 e 25 de julho – Colégio Central da Bahia - Nazaré

Mais informações: : Aline Farias: alinefariassouza@gmail.com

Valmir e Marcelino destacam os 66 anos do Sinttel

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel), recebeu nesta segunda-feira (19), os cumprimentos dos candidatos Valmir Assunção (deputado federal) e Marcelino Galo (deputado estadual) pelo aniversário de 66 anos da entidade. 
O sindicato tem tido uma atuação marcante em defesa dos direitos dos trabalhadores do setor. Essas ações foram intensificadas a partir de 1982, com a eleição de uma chapa de oposição e a filiação junto à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 85, a entidade teve participação decisiva na fundação de uma federação nacional da categoria. A partir daí, uma série de conquistas tem marcado a história do Sinttel, o que incentiva ainda mais a luta pelos direitos dos trabalhadores.

LULA EM FEIRA DE SANTANA

No próximo dia 23/07 (sexta-feira) estará acontecendo na cidade de Feira de Santana, o II Encontro Nacional da Agricultura Familiar. O evento contará com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do Governador do Estado, Jaques Wagner.
Data: 23/07 – sexta-feira
Horário da Cerimônia de Abertura: 10h
Local: Estação da Música (Rua José Tavares de Carneiro, 720 – Baraúna)


15 HORAS - CAMINHADA

terça-feira, 20 de julho de 2010

"Playboy" lança site de notícias e artigos sem mulheres nuas

A Playboy Enterprises Inc, editora que publica a "Playboy", lançou nesta terça-feira um site de notícias e artigos, que promete deixar de lado as mulheres nuas --apesar de trazer diversas imagens delas com poucas roupas.
A ideia é atrair os leitores que se interessam pelos textos da publicação. O TheSmokingJacket.com será seguro para os leitores acessarem durante o trabalho, sem que precisem se debruçar sobre a tela para esconder o conteúdo enquanto o chefe passa perto.
O site irá apostar no humor, artigos sobre sexo, reportagens sobre famosos e vídeos para conquistar a audiência dos leitores da "Playboy", a maioria com idade entre 25 e 34 anos, quando eles têm maior probabilidade de estar na frente de uma tela de computador.
"A maioria dos nossos leitores no Playboy.com entravam no site após o horário de trabalho e nós percebemos que estávamos perdendo uma oportunidade de ouro para alcançar os leitores enquanto eles estão mais tempo on-line: quando estão sentados em suas mesas, não trabalhando e enviando e-mails para os seus amigos", afirmou Jimmy Jellinek, diretor editorial da Playboy.
O site --nomeado como TheSmokingJacket.com depois que um dos fundadores da Playboy, Hugh Hefner, viu que o domínio silkpajamas.com já estava sendo usado-- não inclui as longas entrevistas ou artigos em profundidade encontrados na revista.
No lugar disso, apostará em uma linguagem mais descontraída. Entre os conteúdos disponíveis hoje há uma reportagem que aponta os sete sinais de que um homem desistiu de impressionar o sexo oposto, assim como um vídeo com Hefner dando as boas-vindas aos leitores. 
Fonte: UOL

Trabalhadores que moram no exterior vão poder sacar FGTS

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Caixa Econômica Federal firmaram convênio, na última semana, para possibilitar o saque do Fundo de Garantia (FGTS) por brasileiros que se encontram no exterior. A operação poderá ser realizada por meio de solicitação aos consulados brasileiros. Inicialmente, o serviço estará disponível apenas no Japão, mas será expandido para outros países.
A parceria entre o Itamaraty e a Caixa Econômica Federal será lançada oficialmente em Nagóia, em 1º de agosto, no Dia dos Brasileiros no Japão – um dos eventos programados para celebrar os 20 anos da presença brasileira naquele país. Atualmente, quase 300 mil brasileiros residem no Japão, entre os quais a maioria é de descendentes de japoneses.
Os trabalhadores que têm conta do FGTS poderão sacar o dinheiro em caso de aposentadoria, dispensa sem justa causa, término do contrato por tempo determinado e a inatividade da conta por mais de três anos.
Os fatos geradores do resgate da contribuição ao FGTS (como a aposentadoria ou demissão) deverão ter ocorrido no Brasil, uma vez que somente serão aceitos documentos e contratos de trabalho relativos ao País. Empregos no exterior estão sujeitos a regimes locais e não geram benefício para o FGTS.

BB reduz taxa de juros para microcrédito

O Banco do Brasil estabeleceu novas condições para contratação do BB Microcrédito DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável, com o intuito de ampliar o apoio da instituição às atividades produtivas. O valor de empréstimo aumentou de R$ 3 mil para R$ 5 mil. A taxa de juros caiu de 1% ao mês para 0,95%. Além disso, o prazo de parcelamento aumentou de 48 meses para 60.
Esta é a menor taxa do mercado financeiro para operações de microcrédito. Assim, serão destinados R$ 100 milhões para seu público-alvo, que é formado por pessoas físicas que desempenham atividades produtivas e são beneficiárias da estratégia negocial DRS. O BB Microcrédito DRS procura atender à necessidade de crédito dos empreendedores, financiando investimentos e capital de giro, baseado na Resolução 3.422 do Banco Central, alterada pela Resolução 3.706, também do BC.
A estratégia negocial DRS do Banco do Brasil busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o banco está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, para apoio a atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural destas localidades.

Ialorixá baiana coordena o projeto federal Mulheres da Paz

Jaciara Ribeiro dos Santos, mais conhecida como Mãe Jaciara, sucessora de Mãe Gilda no Terreiro Axé Abassá de Ogum, será a primeira ialorixá baiana a coordenar um projeto federal. Nesta terça-feira (20), ela será empossada no cargo de coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, em cerimônia no auditório da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), no Centro Administrativo.
O Projeto Mulheres da Paz faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), executado no estado em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
Iniciada no Candomblé há 23 anos, Jaciara Ribeiro dos Santos é filha de Oxum. Dez anos depois do falecimento de sua mãe biológica, Gildásia dos Santos, começou uma caminhada longa na luta contra a intolerância religiosa, participando de seminários e realizando palestras e viagens por diversos estados brasileiros, defendendo a causa da comunidade de candomblé e do povo negro. Atualmente, ela ocupa o cargo de coordenadora de religiosidade de matriz africana na organização Coletivo de Entidades Negras (Cen). Leia sobre Ações Sociais.
Fonte: ASCOM/GOV-BA

PARCERIA OU UM DUTO PARA O DINHEIRO PÚBLICO?

Que a Prefeitura de Uruçuca tem problemas financeiros, todo mundo sabe. Que tem problemas de má gestão e pessíma prestação de serviços, todos sabem e sentem. Mas daí a contratar uma espécie de prefeitura paralela, já é demais.
Numa Prefeitura que recebe mensalmente do Fundo Nacional de Saúde um valor que varia entre 150 mil e 162 mil reais, firmar um contrato para prestação de serviços no valor mensal de R$ 302.211,31, quando já tem funcionários e cargos em comissão para  fazer o mesmo serviço isto se torna um desatino.
A mesma situação acontece nas secretarias de Educação, Administração, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Assistência Social. Claramente uma "prefeitura paralela". 
Vejam, as denuncias sãos inumeras de pagamento de apenas meio salário mínimo aos garis. Isto se dizendo não ter como pagar mais aos pobres trabalhadores. Os professores têm seus proventos abaixo da Lei do Piso Nacional dos Professores. Mas o Sr. Prefeito firma uma "parceria" onde pagará a terceiros o equivalente a um mês de repasse do FUNDEB, ou se preferirem, mais de 15% mensal do Uruçuca recebe do Governo Federal para a educação todo mês.
Para se ter uma ideia do custo da "parceria" do Governo de Uruçuca, todo o repasse recebido do Governo Federal no mês de Maio foi de R$ 1.643.570,52. Já o custo total da parceria será de R$ 3.490.435,44. Ou seja, a Prefeitura ira pagar ao INAT – INSTITUTO NACIONAL DE APOIO TÉCNICO, o equivalente a mais de dois meses de repasses de verbas federais.
Da nossa parte, fica a pergunta, "parceria ou duto" para o dinheiro público?
 
VALORES
REPASSES FEDERAL                                                PARCEIRA DA PREFEITURA:
FUNDEB: 775.195,95                                                 Contrato Educação: 736.673,40
FUS: 162.672,65                                                         Contrato da Saúde: 1.813.267,86
FPM: 571.370,40                                                        Contato da Administração: 400.092,00
                                                                                    Contrato da Infraestrutura:475.050,18
                                                                                    Contrato Desenv. Econômico: 16.860,00
FIES da Bahia:  7.384,26                                          Contrato Assist. Social: 48.492,00 

Diário Oficial de Uruçuca


Edição nº 232
- Publicação de Extrato do Termo de Parceria nº 001/2010.
- Publicação de Extrato do Termo de Parceria nº 002/2010.
- Publicação de Extrato do Termo de Parceria nº 003/2010.
- Publicação de Extrato do Termo de Parceria nº 004/2010.
- Publicação de Extrato do Termo de Parceria nº 005/2010.
- Publicação de Extrato do Termo de Parceria nº 006/2010.

PREFEITURA DE URUÇUCA VAI DISTRIBUIR EXOVAL PARA GESTANTE

É interssante ver que numa cidade onde o Poder Público, ou seja, o Sr. Prefeito, não move um único dedo para que os moradores de Uruçuca possam ver seus filhos nascerem no próprio Município, pelo menos procure dar-lhes algo para vestir quando da sua chegada.
Sem que possámos dizer que seja uma ação inovadora e/ou de bondade do alcaide uruçuquense, pois a verba vem dos cofres do Governo Estadual, através do FEAS - Fundo Estadual de Assistência Social, a Prefeitura vai comprar enxovais de gestantes.
A próposito, quais serão os itens deste enxoval?
Vamos ficar de olho aberto sobre o quanto foi gasto nesta aquisição e quantas famílias serão beneficiadas. Será que a prefeitura tem realmente esse controle de quantas gestantes tem o Município, ou será que vão comprar uma grande quantidade e fazer a politicagem de acordo com os votos que o Sr. Prefeito quer amealhar para seus candidatos a deputados.
Atenção Ministério Público Eleitoral, parace estar em curso uma ação que desrespeitará a Lei Eleitoral.

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUÇUCA - CNPJ 14.160.378/0001-67
AVISO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇO Nº 004/2010

O Município de Uruçuca – Bahia informa a abertura de Licitação modalidade Tomada de Preço para a aquisição de kits de enxoval para gestantes deste município. Abertura dia 02/08/2010 as 09:30 horas. Informações e cópia do Edital: sede da Prefeitura de Uruçuca, sito à Rua Vital Soares, Nº 100, Centro – Uruçuca – Bahia, das 08:00 às 13:00 horas. Fone: 73-3239-2307 – Presidente – Thania Corrêa Miranda

Lançamento do livro Memorial Mãe Minininha do Gantois

Suica e Diretoria SINDILIMP apoiam Valmir e Luiza Maia

Em uma plenária que reuniu aproximadamente mil pessoas, no auditório da Faculdade Olga Metting,, em Nazaré, os candidatos Valmir Assunção (deputado federal) e Luíza Maia (deputada estadual), receberam o apoio da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza (Sindilimp). O Ato foi referendado na manhã deste domingo pelo coordenador do sindicato, Luiz Carlos Suica.
A plenária, que durou aproximadamente três horas, reuniu lideranças do Sindilimp dos municípios de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Mucuri, Madre de Deus, Dias D`Ávila., Madre de Deus e Camaçari, além de representantes dos bairros de Pernambués, Nordeste de Amaralina, Cajazeiras, Cabula, Pau da Lima, Brotas, Itapuã e Uruguai.
O evento contou com a participação de lideranças políticas e comunitárias, como Samuel Vida, professor da UFBA e da UCSal; Anderson dos Santos, coordenador do Programa Jovens Baianos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes); Paulo Mota, membro da Executiva Municipal do PT, e Raimundo Bujão, militante do Movimento Negro Unificado (MNU)..
Na avaliação do deputado Valmir Assunção (PT), que disputa uma vaga na Câmara Federal, o ato foi “a expressão de lideranças que têm projetos que se identificam com o nosso trabalho político. E esse trabalho vai além das eleições, pois significa um projeto de mudanças da sociedade”., Já para a candidata a deputada estadual, atual presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Luiza Maia, “só com a organização popular a sociedade vai mudar. E não podemos parar esse processo, “, disse.
Fonte: ASCOM/Dep.Valmir

segunda-feira, 19 de julho de 2010

12 x 01 - É A DIFERENÇA ENTRE O ALUNO DA REDE PÚBLICA E DO COLÉGIO VERTICE

Enquanto um aluno da rede pública custa aos cofres públicos R$ 2.600,00 anualmente, um aluno do colégio Vertice, maior média do ENEM/2009, paga mensalmente R$ 2.756,00, ou seja, R$ 30.316,00 anuais. Com o valor pago por um aluno da Vertice durante um ano, os cofres públicos bancam 12 allunos no ensino médio. 
Essa desproporção do custo aluno versus rendimento escolar é mais uma das provas de quanto o governo ainda deve investir para melhorar o nível educacional das escolas públicas.
Vejam que nos R$ 2.600,00 estão inclusos, salário dos trabalhadores em educação, manutenção dos prédios e alimentação escolar. Destes mesmos R$ 2.600,00, deve-se também considerar os roubos através de super-faturamentos de preços na compra da merenda, a não entrega da merenda, as falsas reformas de prédios escolares, a apropriação indebita dos recursos de FGTS e INSS.
Os ricos deste país preparam bem os pupilos para lhes garantir os banco das melhores faculdades deste país, as Federais. Essa desproporção entre ocusto de um aluno da rede pública e desta escola privada, comprova o porque é tão importante as políticas públicas compensatórias que garantem uma quantidade mínima de estudantes oriundos da educação pública na universidades públicas, a conhecida "política de cotas".

Bahia tem apenas uma escola de ensino médio no ranking das 20 melhores do país

Agência Brasil

Das 20 melhores escolas de ensino médio do país, 12 estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas. Na lista, a Bahia aparece apenas uma vez, representada pelo colégio particular Helyos, em Feira de Santana.
O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do país, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7.
Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos.
As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.
Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas. A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas.
Na tabela abaixo, a relação das 20 escolas mais bem avaliadas de acordo com as notas obtidas por seus alunos no Enem 2009:
Colocação  -  Escola                               -  Situação              - Cidade/Estado        -Pontuação
1ª                   Colégio Vértice Unidade 2 - Particular             - São Paulo/SP          -  749,7
2ª               -  Instituto Dom Barreto         - Particular             - Teresina/PI              - 741,54
3ª               -  Colégio de São Bento         - Particular             - Rio de Janeiro/RJ    - 741,32
4ª                - Colégio - Integral Alphaville - Particular - Campinas/SP  -739,75
5ª                -Colégio Alexander Fleming    - Particular Campo Grande/MS 737,4
6ª                - Colégio Olimpo                    - Particular Brasília/DF 763,66
7ª                 -Colégio de Aplicação da UFV- /Federal -      Viçosa/MG                 - 734,66
8ª                - Colégio Bernoulli                    - Particular        -Belo Horizonte/MG 731,28
9ª Colégio Helyos Particular Feira de Santana/BA 730,42
10ª Colégio Mobile Particular São Paulo/SP 729,76
11ª Colégio Bionatus Particular Campo Grande/MS 728,55
12ª Instituto Antoine Lavoisier de Ensino Particular Teresina/PI 727,99
13ª Colégio Israelita A. Liessin Scholem Aleichem Particular Rio de Janeiro/RJ 727,6
14ª Colégio Santo Agostinho Particular Rio de Janeiro/RJ 725
15ª Integral Colégio Particular Itatiba/SP 723,72
16ª Colégio Santo Antônio Particular Belo HorizonteMG 722,93
17ª Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira/UERJ Pública/Estadual Rio de Janeiro/RJ 722,58
18ª Colégio WR Particular Goiânia/GO 722,49
19ª Educandário Santa Maria Goretti Particular Teresina/PI 722,3
20ª Colégio Andrews Particular Rio de Janeiro/RJ 720,61
Fonte: Inep

Marina, "Eu não apoio (casamento gay"!

Marina afirma no Piauí que é contra o casamento entre gays

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou na noite deste sábado após seu primeiro comício de campanha que é contra o casamento entre os homossexuais aprovado na Argentina. Em Teresina, no Piauí, Marina foi cercada por evangélicos que queriam saber da candidata qual sua posição sobre o matrimônio dos gays. Ela foi incisiva: “A gente não pode fazer o discurso do ódio contra essas pessoas. Eu não apoio (o casamento gay), mas a minha relação é de respeito e de não promover a discriminação”, disse Marina Silva. (Folha)/Política Livre.

Marcelino Galo em Campanha

MARCELINO GALO FAZ CAMPANHA NO DISTRITO DE TIJUAÇU,
EM SENHOR DO BONFIM

O candidato a deputado estadual, Marcelino Galo (PT) continua sua caminhada pelo interior do estado. Neste domingo (18), Galo estará no distrito de Tijuaçu, do município de Senhor do Bonfim, para acompanhar a posse do Conselho Regional dos Quilombolas. Ele também participa da entrega oficial do Relatório Territorial de Identificação e Delimitação da comunidade quilombola do território de Tijuaçu.
Mais de 60 comunidades remanescentes de quilombo estarão presentes nesta atividade. O Conselho Regional representa 40 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares. O Incra, junto com a Fundação, desenvolve esta ação, fruto da determinação do presidente Lula logo no início do seu governo.
Marcelino Galo, quando esteve à frente do Incra na Bahia contribuiu
decisivamente para a implementação destas políticas na região, ações que aconteceram em conjunto com a Fundação Palmares. "Essa ação é uma vitória das comunidades quilombolas e um passo importante para a consolidação e participação social desses povos esquecidos historicamente", afirma o candidato.
Fonte: BahiaJá

Política Social no centro do debate

POLÍTICA SOCIAL NO CENTRO DO DEBATE

Por: Luiza Trabuco (socióloga) e Poliana Rodrigues (socióloga)

Nas últimas semanas, temos visto a questão social no centro do debate político, com as propostas em torno do futuro do Programa Bolsa Família, com a reafirmação do avanço representado pela Lei Orgânica da Assistência Social, com a campanha promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) para a coleta de 1 bilhão de assinatura no mundo reivindicando aos governos a erradicação da fome e, mais recentemente, com a redução da pobreza apontada no estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Divulgado no dia 13 de julho de 2010, o estudo traz uma análise sobre a evolução da taxa de pobreza no Brasil e faz uma projeção para a pobreza e a miséria em 2016.
No período analisado (1995/2008), a taxa de pobreza no Brasil caiu 33,6%, saindo de 43,4% para 28,8%, o que permitiu a 12,8 milhões de brasileiros saírem da condição de pobreza. Já a taxa de miséria reduziu 49,8%, passando de 20,9% para 10,5%, resultando na saída de 13,1 milhões de brasileiros da miséria. A desigualdade de renda também declinou, passando de 0,60 para 0,54.
O recorte de tempo compreende o período de estabilidade da inflação, que teve um impacto positivo na redução da pobreza. No entanto, o IPEA aponta como decisiva a política do Governo Lula, sobretudo a combinação do crescimento econômico com avanços sociais.
Pesquisas anteriores já demonstraram a eficácia da política implementada no Governo Lula na redução da pobreza. A novidade deste estudo é a constatação da falência do modelo neoliberal, que sustentava a crença de que a economia resolveria, por ela mesma, os problemas sociais, deixando os governos obcecados pela busca de taxas cada vez mais elevadas de crescimento econômico. Os dados divulgados mostram que as regiões que apresentaram maior crescimento econômico obtiveram os piores desempenhos na redução da taxa de pobreza, enquanto os maiores percentuais de redução foram verificados nos estados com menor crescimento do PIB.
Isto demonstra que crescimento econômico não se traduz, necessariamente, em desenvolvimento social. A tese neoliberal que era preciso fazer o bolo crescer para depois distribuir foi substituída por uma política que distribui para crescer. Esta política associa estratégias de crescimento econômico com políticas sociais redistributivas, eficazes e de grande alcance, como o verificado no Brasil nos últimos oito anos.
Ganha relevância o papel do Estado na promoção do desenvolvimento social e se evidencia o impacto das políticas sociais na redução da pobreza e, inclusive, na superação de crises econômicas, como observado em 2009. E é esta importância que recoloca as políticas sociais no centro do debate político em 2010.
As projeções construídas se baseiam no comportamento positivo da taxa de pobreza, colocando o país com uma oportunidade inédita de erradicar a miséria e reduzir a taxa de pobreza para 4% até 2016. Para isso, torna-se necessário a continuidade da política implementada nos últimos anos com o aprofundamento da combinação de crescimento econômico com avanços sociais e o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas às regiões mais pobres. Isto porque, verificou-se uma profunda desigualdade no ritmo de redução entre os Estados, o que levará alguns a atingir esta meta antecipadamente (em 2012, 2013 e 2014), enquanto outros comemorarão o fim da miséria apenas em 2016.
A Bahia está entre os Estados que só erradicará a miséria em 2016. Isto porque, ela está entre os Estados que ainda possuem uma taxa elevada de miséria (23,8% em 2008). Esta alta taxa é o passivo deixado por séculos marcados pela concentração de riqueza e pela ausência, nas últimas décadas, de políticas sociais capazes de promover a inclusão das pessoas.
Durante os 14 anos considerados pela pesquisa, a Bahia reduziu a pobreza em 37%, passando de 70% a 44,1% e a miséria em 43,9%, passando de 42,4% para 23,8%. Estes percentuais colocam a Bahia entre os Estados com ritmos menos acelerados de redução: 11º na redução da pobreza e 15º na redução da miséria. Confrontando com outros estados, observa-se que os avanços alcançados poderiam ser mais significativos, considerando que passamos da 4ª maior taxa de miséria do Brasil em 1995 para a 5ª posição em 2008 e da 5ª maior taxa de pobreza (1995) para a 10ª (2008);
No entanto, os dados divulgados pelo IPEA em agosto de 2009, baseados na Pesquisa Mensal de Empregos, demonstram que no período do Governo Wagner (2007/2009) a Bahia foi o Estado que mais reduziu a pobreza no país. Verificou-se uma redução de 9,5% passando a taxa de pobreza de 49% em dezembro de 2006 para 44,3% em agosto de 2009.
O ritmo verificado nos últimos três anos, como resultado dos esforços empreendidos pelo Governo Wagner em parceria com o Governo Federal, autorizam a projeção apontada no Programa de Governo de Wagner de erradicação da miséria em 2014, dois anos antes do previsto pelo IPEA. Outra meta é a erradicação da fome e a redução da pobreza em 30%. Para tanto, será necessária a ampliação dos investimentos na área social, com o aprofundamento das ações implementadas nos últimos três anos e meio. Exemplo destas ações são a ampliação e o aperfeiçoamento do Programa Bolsa Família, o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social e do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, a geração recorte de postos de trabalho, a ampliação do acesso à água, à energia elétrica e a habitação, a alfabetização de quase ½ milhão de pessoas, entre outras.