sábado, 29 de maio de 2010

A direita, enfim, achou seu candidato


Do Editorial do Carta Maior
Depois do Mercosul, o novo alvo de Serra é a Bolívia. Para azar do pré-candidato tucano e sorte do Brasil e do mundo, a era Bush chegou ao fim. Algum assessor com um mínimo de lucidez e informação bem que poderia avisá-lo das mudanças que estão em curso no mundo. Mas se o ex-governador de São Paulo decidiu abraçar por inteiro a agenda da direita no Brasil, na América Latina e nos Estados Unidos, faz sentido ele lutar pela restauração da velha ordem. Pode-se dizer, então, que, …Leia mais »
Fonte: Página13

Dilma está convencida de que se elegerá

Discursando para uma plateia de aproxidamente 600 integrantes da Associação da Mulher Trabalhista, a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou na noite desta sexta-feira, na capital mineira, que é hora de uma mulher assumir o comando do governo federal. A presidenciável ressaltou “qualidades” das mulheres que, segundo ela, têm condição de “cuidar” do país.
“Somos capazes, sim, de dirigir o Brasil porque temos várias qualidades. As mulheres são pragmáticas e práticas. A mulher cuida e um país como o nosso precisa disso. Precisa de cuidado”, declarou Dilma, em discurso durante a o debate “Empoderamento da Mulher e as Eleições 2010″, no V Congresso Nacional da Ação da Mulher Trabalhista, organizado pelo PDT no ginásio Mineirinho. (O Globo)

Construindo Diálogos por um Brasil Fora do Armário!

Por Rídina Motta e Vinícius Alves


Entre os dias 17 e 19 de Maio de 2010 Brasília foi palco de diversas atividades contra a homofobia que culminaram na realização da I Marcha Nacional LGBT.O evento contou com a presença de 3mil pessoas vindas de todos os estados do País e que marcharam reivindicando a criminalização da homofobia e a aplicação do Plano Nacional LGBT – que visa garantir a cidadania plena a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.Leia mais »

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dilma: corte de gastos públicos deve ter critério

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, combateu hoje a ideia de fazer cortes de despesas públicas de custeio (educação, serviços de saúde) sem critérios, como os partidos de oposição têm proposto. Segundo ela, a redução de gastos tem que de ser feita com cuidado e analisando caso a caso.
“Todo mundo quer qualidade na saúde, na segurança pública, na educação, mas não se consegue isso sem investir. Isso não pode”, disse a ex-ministra, em entrevista coletiva após participar de sabatina na Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Dilma acrescentou: “Não pode falar que vai acabar com área X, tem que buscar maior eficiência dentro delas. Fazer corte e ver o que pode ser mudado. Falar de forma genérica parece que fica um discurso que é reminiscência da crise do mercado absoluto. Naquela época não se investia em estrada, não se aumentava salário mínimo”.
Questionada sobre a posição do Brasil em relação ao Irã, Dilma defendeu a política externa do governo Lula e salientou que o país demonstrou seu compromisso com a paz ao fechar com o Irã e a Turquia um acordo para enriquecimento de urânio.
“Não demonstramos ingenuidade como dizem alguns. Buscamos efetivamente o diálogo, a paz e a construção de relações e que é possível fazer acordos e não levantar muros”, disse a petista. “A ação do governo brasileiro conduz à paz. Não vejo efetividade na política de sanção. Com ela, você prejudica o povo e nunca vi isso impedir governos de agir dessa ou daquela maneira.”

LÍDICE QUER VOTAÇÃO UNÂNIME DA UFBA

Foto: Tiago Melo/ BN
Lídice diz que suas raízes políticas estão na UfbaA pré-candidata ao Senado Lídice da Mata (PSB) disse ao Bahia Notícias, no Congresso Brasileiro de Municípios, que espera uma votação unânime dos professores e alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A explicação para conseguir a façanha está nas raízes da socialista. Ela diz que foi a primeira presidente eleita do Diretório Central de Estudantes (DCE) na instituição, iniciou sua trajetória política dentro da entidade de ensino. Lídice explicou também como funcionará o pacto de aliança que selou recentemente com o deputado Valmir Assunção (PT), que a colocará no circuito do Movimento Sem Terra. “Nós vamos criar uma agenda, um cronograma para essa entidade. O meu papel estará voltado, em sua essência, no movimento feminino dentro do MST. Tenho certeza que essa parceria com o companheiro Valmir será mais do que produtiva, afinal já dobramos por diversas vezes em outras campanhas”, declarou.
(Gusmão Neto)

DEPUTADO RAYMUNDO VELOSO TENTOU MODIFICAR O PROJETO FICHA LIMPA

Como já era de se esperar, o Deputado Veloso (PMDB -Ilhéus) foi um dos deputados que tentou efetuar modificações para enfraquecer o projeto de lei Ficha Limpa.
Veloso, é mais conhecido na cidade de Ilhéus como "Vereador Federal", devido a construção de quebra-molas na rodovia Ilhéus-Itacaré, no Povoado de Juerana, principal obra do mandato do deputado para a cidade no seu atual mandato.
Pensando em se protejer das ações contidas no Ficha Limpa, o Deputado Veloso tentou retirar o período pelo qual um político se tornaria inelegível por compra de votos ou abuso de poder econômico.
Fonte: http://www.avaaz.org/blog/po/

4ª Convenção Paulista de Solidariedade a Cuba

29 de Maio de 2010, a partir das 8:30h no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
08h30 – CREDENCIAMENTO SOLENIDADE DE ABERTURA MESA
Embaixador Lazaro Mendez – novo cônsul gera de cuba em São Paulo Jose Rodrigues Mao Jr., autor do livro “A Revolução cubana e a Questão Nacional: 1868 – 1963”
DEBATE
12h – INTERVALO PARA ALMOÇO
13h30 – DISCUSSÃO EM GRUPOS DE TRABALHOS SIMULTÂNEOS
15h – APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS DOS GRUPOS NA PLENÁRIA
16h – ATO POLÍTICO
Entidades convidadas: Cebrapaz, consulta Popular, CTB, CUT, Frente Parlamentar de Solidariedade a Cuba, Intersindical, MST,Pátria Livre, PCB, PCdoB, PCML, PCR, PSol, PT .
Presença confirmada do embaixador de Cuba no Brasil Carlos Zamora Rodrigues
18h – CONFRATERNIZAÇÃO – Apresentações musicais do grupo canto Libre e Zé de Riba

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pinheiro ganha apoio de peso

Um almoço no Restaurante Barbacoa, com os principais caciques do PT baiano, deputados e prefeitos, parece ter selado de vez o nome de Walter Pinheiro como o ocupante da última vaga da chapa majoritária, no senado, que vai disputar as próximas eleições pelo PT.
E quem exerceu papel preponderante na articulação do nome de Walter Pinheiro para ser o nome do PT na chapa para o senado – a outra vaga é de Lídice da Mata (PSB) – foi o deputado estadual Valmir Assunção, que levou para o almoço nada menos que o ministro da Pesca, Altemir Gregolin.
Vale ressaltar que tanto Valmir como Gregolin fazem parte da Articulação de Esquerda (tendência nacional interna), que na Bahia representa cerca de 30% do PT no Estado. Valmir garante que todos os deputados estaduais, a maioria dos prefeitos e dos deputados federais do partido são favoráveis a Pinheiro e o que se busca agora, é a unidade do partido nesse sentido. Elogios - Bastante à vontade entre os deputados e prefeitos, o ministro, que antes estivera em uma solenidade na Governadoria, não economizou elogios, a Valmir, ressaltando a sua trajetória de luta pela terra, que o coloca como uma das lideranças mais importantes do Brasil, tendo cumprido um papel importante como secretário do Governo Wagner, “e que certamente será uma das principais lideranças dos movimentos sociais e pela reforma agrária no país”, disse.