sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Deputado Yulo Oiticica: "o DEM deixou a Bahia o Século 19"

Yulo Oiticica ataca Luiz de Deus
Em resposta às declarações do deputado Luiz de Deus (DEM), que acusou o governo estadual de ser influenciado pelo governo Lula e este de se apropriar do programa Luz para Todos, criado por FHC, o deputado Yulo Oiticica (PT) afirmou: “Luiz de Deus deveria se envergonhar porque também fez parte do governo de Paulo Souto e FHC e estes são os grandes responsáveis por tantos baianos ainda viverem no século XVIII, ou seja, sem energia elétrica. Não é à toa que a Bahia é o estado que mais recebe verba do programa Luz para Todos. O que falta ao deputado não é energia, mas a vontade de enxergar o novo momento que vive o nosso país, onde luz, água e alimentação são direito de todos. Mas o povo, este que é de Deus, sabe que o pior cego é aquele que não quer enxergar”.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cineclube Équio Reis exibe duas sessões de filmes infantis

Filmes infantis, pipoca e refrigerante farão parte do Cineclube Équio Reis a partir desta quinta-feira (15). O projeto gratuito da Casa dos Artistas de Ilhéus dedica o mês de outubro para crianças de todas as idades, exibindo longas-metragens em duas sessões semanais: às 15 e 19 horas. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Produção Audiovisual da Casa dos Artistas, que integra os Pontos de Cultura da Bahia, com o apoio cultural da Shock Vídeo Locadora.
Na matinê desta quinta-feira, estará em cartaz a animação francesa “Kiriku e a Feiticeira”. Após o filme, as crianças poderão dar espaço à imaginação, pintando quais sentimentos foram despertados pelo filme. As obras dos pequenos artistas ficarão à mostra até o dia 05 de novembro, substituindo a exposição de fotografias e ilustrações “O Varal”. À noite, será projetado o clássico norte-americano “O Mágico de Oz”, de 1939.
Para o coordenador do Núcleo de Produção Audiovisual, Felipe de Paula, a temática infantil do Cineclube não desagradará o público mais velho. “A programação foi pensada não apenas para diversão dos pequenos, mas também para os pais e o público fiel do projeto”, declarou. As próximas matinês trarão os seguintes filmes: “Expresso Polar”, “Billy Eliot” e “E.T. o extraterrestre”. Nas sessões da noite, serão exibidos: “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (de 1971), “Mary Poppins” e “A Viagem de Chihiro”.
A programação infanto-juvenil da Casa dos Artistas não para com o Cineclube Équio Reis. No sábado (17), estará em cartaz a peça “Auto do Boi da Cara Preta”. O espetáculo da Cia Boi da Cara Preta, grupo residente do espaço cultural, será encenado às 17h30min. “Embarcar na leveza do universo infantil será uma experiência proveitosa para todos. Esperamos que a comunidade venha desfrutar ótimos momentos conosco”, afirmou o diretor da Casa dos Artistas, Romualdo Lisboa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Yulo prestigia VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

O feriado de Nossa Senhora Aparecida onde se comemora também o Dia das Crianças foi marcado pela abertura da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, ocorrida no dia 12 de outubro, no Centro de Convenções da Bahia .
O evento, que acontecerá até o dia 15, visa debater e propor “Novas Diretrizes da Política e do Plano Decenal” voltado para as crianças e adolescentes do país e a eleição dos 109 delegados (as) baianos que irão participar da VII Conferência Nacional que acontecerá no final do ano em Brasília.
A abertura do evento contou com a participação do deputado Yulo Oiticica, do governador Jaques Wagner, do secretario Valmir Assunção da SEDES, secretaria responsável pelo evento e outras autoridades. Participa da VII Conferência Estadual aproximadamente 1.300 participantes, entre delegados/as, eleitos nas conferências territoriais, convidados/as e observadores que durante estes dias irão debater diversos temas relacionados à garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Para o deputado Yulo “eventos como estes fortalecem a relação democrática entre o poder público e a sociedade civil.
A presença do governador da Bahia ao evento revela o novo momento de democracia que vive nosso Estado, onde o governo incentiva o debate sobre a execução de políticas públicas” .

DEPUTADA ANGELA ASSINA DESLIGAMENTO DA BANCADA DE WAGNER


Governo da Bahia inaugura SAC Educação no Dia do Professor

Mais qualidade, humanização, confiabilidade e agilidade da informação. Esses são os diferencias do SAC Educação, criado pelo Governo da Bahia para garantir atendimento de qualidade aos servidores da Secretaria da Educação. O novo SAC será inaugurado nesta quinta-feira, Dia do Professor, 15 de outubro, às 15h, no Instituto do Cacau, no Comércio, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.
No SAC Educação os servidores poderão dar entrada e acompanhar processos de aposentadorias, afastamentos, benefícios, gratificações, licenças, alterações de regime de trabalho e diversos outros serviços funcionais. Tudo isso com o padrão SAC de qualidade.
"A iniciativa é mais um compromisso do Governo da Bahia pela valorização e respeito aos servidores", afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, explicando que o SAC Educação vai funcionar como "um centro de acolhimento das demandas do professor com a atenção que ele merece".
"Quando melhoramos a atendimento a esta importante categoria do serviço público, levando mais agilidade às suas demandas internas, estamos assegurando mais satisfação e, consequentemente, apostando numa melhoria continuada do trabalho nas escolas", afirma o secretário da Administração, Manoel Vitório.
O projeto do SAC Educação é uma parceria das secretarias da Educação e Administração, a partir da experiência exitosa do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
No total, são cerca de 60 mil servidores na ativa na Secretaria da Educação, sendo 43 mil professores, com uma média de seis mil solicitações por mês. De agosto do ano passado a julho de 2009, a Secretaria registrou um total de 72.780 procedimentos administrativos da área de pessoal.
Agora, os servidores devem se dirigir exclusivamente ao SAC Educação, que contará com 25 profissionais atuando no atendimento. Todos receberam treinamento padrão SAC de qualidade e estarão sendo monitorados por uma equipe multidisciplinar das duas secretarias.
Mutirão garante celeridade aos processos
Paralelo à implantação do SAC Educação, a Secretaria da Educação está empreendendo várias ações para agilizar os processos dos servidores públicos. Entre essas ações estão a concessão de 500 licenças-prêmio e a autorização da progressão funcional por avanço vertical para 1.300 servidores, cujo pagamento estará disponível no salário de outubro. Além disso, serão concedidas 2.000 gratificações de estímulo ao aperfeiçoamento profissional e cerca de 400 enquadramentos para professores de Nível 1 e 2.
Estas ações fazem parte do compromisso assumido pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, em dar celeridade aos processos dos servidores públicos da Educação, além de demonstrar o diálogo aberto, democrático e permanente deste governo com a categoria. Em relação às aposentadorias, por exemplo, foram liberados 594 processos em apenas 21 dias (de 11 de agosto a 9 de setembro). O secretário garante que serão concedidas 1.700 aposentadorias até o final do ano.
Posto da Ouvidoria vai funcionar no SAC
O SAC Educação também vai contar com um posto da Ouvidoria, um canal de comunicação direto para falar com a Secretaria da Educação. Reclamações, denúncias e sugestões agora podem ser feitas junto à Ouvidoria tanto presencialmente, no Instituto do Cacau (Comércio, em Salvador), como através do telefone 0800 284 0011 ou do e-mail ouvidoria@sec.ba.gov.br.
Vale registrar que a Ouvidoria da Secretaria da Educação recebeu 11.227 registros de janeiro a setembro deste ano, com resolubilidade de 91,23%, ou seja, 10.242 foram concluídos com a devida resposta ao cidadão. Mais de 50% foram reclamações, em sua maioria, advindas de servidores públicos sobre trâmites de processos funcionais. Um panorama que deve mudar com o SAC Educação.
Fonte: ASCOM - SEC