sábado, 11 de setembro de 2010

Dilma: “Meu adversário tem perdido todas as estribeiras”

A candidata à presidência Dilma Rousseff rebateu hoje os ataques à Casa Civil da Presidência da República, motivados por reportagem publicada pela revista Veja, e defendeu que as instituições sejam preservadas. Segundo ela, a campanha adversária tem procurado uma “bala de prata” ao fazer acusações sem provas contra sua campanha.
“Nos últimos tempos, eu tenho visto coisas do arco da velha em matéria de denúncia. Espero que esta campanha não se paute por isso. Estão em busca da bala de prata. Sinto informar que não terão”, afirmou Dilma em referência à tentativa da oposição de vincular sua campanha ao suposto vazamento de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB.
Em entrevista coletiva concedida em São Paulo, antes de uma visita ao vice-presidente José Alencar, que está internado no Hospital Sírio-Libanês, Dilma explicou que não acompanha as atividades da Casa Civil desde que deixou o cargo há seis meses, para iniciar sua pré-campanha eleitoral. Contudo, para a candidata, as informações publicadas por Veja serão devidamente apuradas pelo governo.
“Se houve problema, as pessoas têm que ser punidas. Não é contra a Casa Civil, mas contra pessoas. As instituições têm que ser preservadas. Isso é o que se chama fazer uma ilação sem fundamento”, disse Dilma sobre as acusações feitas por seu adversário.
“Eu acho que o meu adversário tem perdido todas as estribeiras fazendo acusações sem provas, de forma leviana. Periga passar a eleição sendo chamado de caluniador.”
Acompanhe aqui a cobertura diária da campanha de Dilma pelo Twitter.

Empresário “da propina” desmente a Veja

O empresário Fábio Baracat enviou nota de esclarecimento publicada no blog Amigos do Presidente Lula, na qual repudia a matéria da Veja, nega ter sido funcionário ou representante da empresa citada pela revista e diz ter sido “personagem de um joguete político-eleitoral irresponsável do qual não participa”.
Veja a íntegra da nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Fui foi surpreendido com a matéria publicada na revista Veja neste sábado, razão pela qual decidi me pronunciar e rechaçar oficialmente as informações ali contidas.
Primeiramente gostaria de esclarecer que não sou e não fui funcionário, representante da empresa Vianet, ou a representei em qualquer assunto comercial, como foi noticiado na reportagem. Apenas conheço a empresa e pessoas ligadas a ela, assim como diversos outros empresários do setor.
Destaco também que não tenho qualquer relacionamento pessoal ou comercial com a Ministra Erenice Guerra, embora tivesse tido de fato a conhecido, jamais tratei de qualquer negócio privado ou assuntos políticos com ela.
Acerca da MTA, há 3 meses não tenho qualquer relacionamento com a empresa, com a qual tão somente mantive tratativas para compra.
Importante salientar que durante o período em que mantive as conversas com a mencionada empresa aérea atuei na defesa de seus interesses, porém o fiz exclusivamente no âmbito comercial, ficando as questões jurídicas a cargo da própria empresa e sua equipe.
Inicialmente, quando procurado pela reportagem da revista Veja, os questionamentos feitos eram no sentido de esclarecer a relação da MTA com o Coronel Artur, atual Diretor de Operações dos Correios, em razão de matéria jornalística em diversos periódicos, nesta oportunidade ratifiquei o posicionamento de que embora tivesse conhecimento de alguns assuntos que refletiam no segmento comercial da empresa (que de fato atuava), não podia afirmar categoricamente a extensão do vínculo dela com o Coronel Artur.
Durante o período em que atuei na defesa dos interesses comerciais da MTA, conheci Israel Guerra, como profissional que atuava na organização da documentação da empresa para participar de licitações, cuja remuneração previa percentual sobre eventual êxito, o qual repita-se, não era garantido e como já esclarecido, eu não tinha o poder de decisão da empresa MTA.
Enfim, na medida que a MTA aumentava sua participação no mercado, a aquisição da empresa se tornava mais onerosa para mim, até que culminou, além de parecer legal negativo, na inviabilidade econômica do negócio.
Acredito que tenha contribuído com o esclarecimento dos fatos, na certeza de que fui mais uma personagem de um joguete político-eleitoral irresponsável do qual não participo, porém que afetam famílias e negócios que geram empregos.
São Paulo,11 de setembro de 2010..
Fabio Baracat


E agora? A fonte da Veja diz que não é fonte. Então, a matéria brotou do nada? A #Vejaé suja tem o direito de se explicar. Nós, a quem ela chama de “blogs sujos” queremos que ela fique “limpinha”, so para não ser nossa colega.
Fonte: Tijolaço

11 de setenbro 1973: o terrorismo norteamericano no Chile

Chile, 11 de setembro de 1973: um marco no terrorismo de estado internacional
11 de Setembro de 1973, há 37 anos, morria Salvador Allende, no Palácio de La Moneda, Santiago do Chile, cercado e bombardeado pelas tropas rebeldes de Pinochet, então Minsitro da Defesa. Allende era Presidente da República, eleito, desde 1970. Era um dos fundadores do partido Socialista Chileno (1933) e chegara à presidência apoiado na coligação Unidade Popular, que compreendia socialistas e católicos independentes, comunistas e outros grupos de extrema esquerda. A sua eleição preocupava os norte-americanos, especialmente o presidente Richard Nixon, que apoiou, substancialmente, o golpe de estado de 11 de Setembro.
Salvador Allende recusou demitir-se e foi assassinado pelos revoltosos, leia aseguir o discurso de Allende feito no dia 11 de setembro de 1973.

Allende: A História é nossa e a fazem os povos
Salvador Allende“Seguramente, esta será a última oportunidade em que poderei dirigir-me a vocês. A Força Aérea bombardeou as antenas da Rádio Magallanes. Minhas palavras não têm amargura, mas decepção. Que sejam elas um castigo moral para quem traiu seu juramento: soldados do Chile, comandantes-em-chefe titulares, o almirante Merino, que se autodesignou comandante da Armada, e o senhor Mendoza, general rastejante que ainda ontem manifestara sua fidelidade e lealdade ao Governo, e que também se autodenominou diretor geral dos carabineros.


Diante destes fatos só me cabe dizer aos trabalhadores: Não vou renunciar! Colocado numa encruzilhada histórica, pagarei com minha vida a lealdade ao povo. E lhes digo que tenho a certeza de que a semente que entregamos à consciência digna de milhares e milhares de chilenos, não poderá ser ceifada definitivamente. [Eles] têm a força, poderão nos avassalar, mas não se detém os processos sociais nem com o crime nem com a força. A história é nossa e a fazem os povos.
Trabalhadores de minha Pátria: quero agradecer-lhes a lealdade que sempre tiveram, a confiança que depositaram em um homem que foi apenas intérprete de grandes anseios de justiça, que empenhou sua palavra em que respeitaria a Constituição e a lei, e assim o fez.
Neste momento definitivo, o último em que eu poderei dirigir-me a vocês, quero que aproveitem a lição: o capital estrangeiro, o imperialismo, unidos à reação criaram o clima para que as Forças Armadas rompessem sua tradição, que lhes ensinara o general Schneider e reafirmara o comandante Araya, vítimas do mesmo setor social que hoje estará esperando com as mãos livres, reconquistar o poder para seguir defendendo seus lucros e seus privilégios.
Dirijo-me a vocês, sobretudo à mulher simples de nossa terra, à camponesa que nos acreditou, à mãe que soube de nossa preocupação com as crianças. Dirijo-me aos profissionais da Pátria, aos profissionais patriotas que continuaram trabalhando contra a sedição auspiciada pelas associações profissionais, associações classistas que também defenderam os lucros de uma sociedade capitalista. Dirijo-me à juventude, àqueles que cantaram e deram sua alegria e seu espírito de luta. Dirijo-me ao homem do Chile, ao operário, ao camponês, ao intelectual, àqueles que serão perseguidos, porque em nosso país o fascismo está há tempos presente; nos atentados terroristas, explodindo as pontes, cortando as vias férreas, destruindo os oleodutos e os gasodutos, frente ao silêncio daqueles que tinham a obrigação de agir. Estavam comprometidos. A historia os julgará.
Seguramente a Rádio Magallanes será calada e o metal tranqüilo de minha voz não chegará mais a vocês. Não importa. Vocês continuarão a ouvi-la. Sempre estarei junto a vocês. Pelo menos minha lembrança será a de um homem digno que foi leal à Pátria. O povo deve defender-se, mas não se sacrificar. O povo não deve se deixar arrasar nem tranqüilizar, mas tampouco pode humilhar-se.
Trabalhadores de minha Pátria, tenho fé no Chile e seu destino. Superarão outros homens este momento cinzento e amargo em que a traição pretende impor-se. Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor.
Viva o Chile! Viva o povo! Viva os trabalhadores! Estas são minhas últimas palavras e tenho a certeza de que meu sacrifício não será em vão. Tenho a certeza de que, pelo menos, será uma lição moral que castigará a perfídia, a covardia e a traição.”
Fonte: Pagina13

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Plano do`PSDB para se salvar em Estados, começa a fazer água

Com a eleição para a Presidência da República sendo dada como favas contadas pela alta cúpula do PSDB, os tucanos voltaram-se para garantir a sobrevivência política em alguns Estados. Agora, parece que o plano B dos tucanos começa a fazer água.

Os novos levantamentos feitos pelos institutos de pesquisa apontam uma reação dos candidatos que se opõem aos candidatos do PSDB. No Paraná o candidato Beto Richa vem caindo na sua vantagem, no final de agosto tinha 47%, agora tem 44%. O candidato apoiado por Dilma, Alváro Dias (PDT) já aparece com 38%. A diferença que era de 11 pontos caiu para 6%. A 22 dias da eleição, o PSDB vai vendo o estado ir para os braços lulistas.

DILMA CONFIRMA LIDERANÇA. SERRA, CONTINUA A CAIR

O resultado divulgado nesta noite (10/09), da nova pesquisa Datafolha/Globo/FolhadeSãoPaulo, confirmou a liderança da candidata do PT, Dilma Rousseff, com 50% das intensões de votos.
Segunda a pesquisa, Dilma venceria já no 1º turno com 56% dos votos válidos. Já o candidato tucano, José Serra, continua em queda, e oscilou de 28% para 27%. A pesquisa foi realizada nos dias 08 e 09 de setembro. Os demais candidatos jnntos não somam 12%. Brancos e nulos somaram 4%, indecisos 6%.

Governo LULA investirá R$ 200 milhões no tratamento de hemodiálise

O Governo Federal acaba de conceder reajuste nos valores das sessões de hemodiálise. O valor pago por cada paciente em sessão passará ao valor de R$ 155,00, a partir de 1º de outubro.
O reajuste concedido a partir de pesquisa de levantamento dos custo, realizado pelo Ministério da Saúde, atingirá  percentual de 7,5%, até este mês de setembro o valor era de R$ 144,00. Já o atendimento aos portadores classificados como de alta complexidade, a exemplo de HIV, passará de R$ 213,00 para R$ 229,00.
O valor que o Governo Lula irá repassar ao setor será da ordem de R$ 200 milhões. Do total destinado ao setor, R$ 120 milhões serão empregados diretamente para a cobertura do reajuste. O restante fará parte de um fundo de fiscalização da utilização do dinheiro por Estados e municípios.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Valmir Assunção segue angariando apoios

O candidato a Deputado Federal, Valmir Assunção, ligado ao MST e a esquerda petista, segue sua campanha angariando a cada dia mais apoios. Desta vez foram lideranças das associações de Fundo e Fecho de Pasto dos municípios de Monte Santo, Itiúba, Jagurari, Andorinha, Pindobaçu e Campo Formoso.
Segundo Ana Torquato, membro da Coordenação de Valmir, o apoio foi declarado durante reunição da Central de Associações de Fundo e Fecho de Pasto da Região de  Senhor do Bomfim. É a primeira vez que a Associação define o apoio a um candidato. "Eles vêem debatendo a algum tempo e agora fechamos, a dobrada lá é com Carlos Brasileiro.Já ficou montada a agenda nas comunidades", disse Ana Torquato.  Carlos Brasileiro é candidato a deputado estadual pelo PT.
Para tal difinição, certamente contou o comprometimento de Valmir, que enquanto era Secretário de Desenvolvimento Social do Governo da Bahia deu todo apoio às associações.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PESQUISA DIÁRIA VOX POPULI: DILMA CHEGA A 56%

Em mais uma rodada da pesquisa tracking Vox Populi, pesquisa realizada diáriamente, a tendência de Dilma ganhar no primeiro turno as eleições do dia 03 de outubro se confirma. A candidata Dilma cresceu mais 1 pnto percentual e foi a 56%, enquanto o tucano Serra perdeu mais um ponto, e decrinou para 21%.
A pesquisa que teve início no dia 1º se setembro, com abastecimento diário de 500 novas entrevistas, tem mostrado um desemprnho positivo da petista. Em sete dias a presidenciável Dilma Rousseff obteve crescimento de pontos percentuais. Já José Serra encolheu 4 pontos percentuais.
Quanto aos demais candidatos não houve oscilação. Todos juntos somam 9%. Nulos e brancos são 4% e indecisos são 10% . (com iformações IG)

MOACYR LEITE: OPORTUNISTA E TRAIDOR

Como acreditar em Moacyr Leite? Todos nós de Uruçuca sabemos de suas péssimas qualidades como prefeito. Tão péssimas que sua avaliação vai de mal a pior. Como acreditar em um gestor que não respeita a Democracia? Que passou por cima da decisão do voto popular em 2008, dando um golpe naqueles que o apoiaram?
Acreditar em uma pessoa que paga meio salário aos garis e que atrasa salário em quase 50 dias? Que não respeita professores e que se esconde da população?
Com um governo atrapalhado e desnorteado, Moacyr tenta pegar carona na popularidade do Presidente LULA, da futura presidente DILMA e da reeleição do governador WAGNER. Depois de passar a rasteira naquele que ajudou na sua eleição em 2008, deputado José Carlos Araújo, Moacyr tenta enganar a todos mentindo que tem o apoio do governador. Como se Uruçuca não soubesse de sua ligação com o ex-governador Paulo Souto.Mais como tá em baixa e precisa de todas as formas melhorar sua imagem,o OPORTUNISTA tenta se aproximar do PT. Como se os petistas já não soubessem de seus feitos na cidade. Fama de oportunista, de usar e depois trair todos que o apoiam. Foi assim com o Deputado AROLDO CEDRAZ e SÔNIA FONTES,FÁBIO SOUTO, FÉLIX MENDONÇA, RONALDO CARLETO e mais recente, JOSÉ CARLOS ARAÚJO.
Pular de galho em galho é sua virtude. Talvez seja por isso que costuma sempre trocar de partido, estando sempre com partido que estão próximo do poder.
Todos nós sabemos que MOACYR é afilhado político do ex-governador (falecido) Antonio Carlos Magalhães (ACM). Isso não tem como ele esconder!

Por Paulo Chaves
Postado por Wesley Novais (http://epoliticasulba.blogspot.com/)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dona Neusa, eleitora de Dilma, faz o PIG falar sozinho

A diarista Neusa, de 47 anos, eleitora de Dilma (Foto: Evelson de Freitas/AE) 
 Extraído do Vermelho:

Às vezes, a melhor análise política não está em grandes reportagens nem em artigos de especialistas. Está nas pequenas matérias escondidas no meio do jornal. É o caso desta entrevista com a dona Neusa da Silva, eleitora de Dilma, publicada na edição deste domingo (5) do Jornal da Tarde (SP). A diarista que mora em São Paulo conseguiu, com quatro respostas curtas, desmontar completamente os argumentos que a imprensa golpista e a oposição insistem em lançar contra a candidata Dilma.
Neusa da Silva Chaves, 47 anos, nasceu em Aracatu, na Bahia. Ela e outros dez irmãos foram criadas na roça – o sustento da família sempre veio da terra. Era tanto trabalho que não havia tempo para estudo. “Pra bem dizer a verdade, só fiz o primeiro ano”. Em 1989, com dois filhos pequenos e grávida de mais um, decidiu arriscar a sorte em São Paulo. No dia 3 de outubro, Neusa vai votar em Dilma Rousseff (PT) à Presidência.
Na família de Neusa todo mundo trabalha. Como diarista, lava, passa e cozinha em seis ou sete casas por semana. Seus filhos formam escadinha: Renata, 20 anos; Reinaldo, 19 e Rodrigues, . “Estão todos trabalhando em escritório. Mas, se Deus quiser (Neusa é religiosa e devota de Nossa Senhora), começam faculdade ano que vem.” Renata quer se formar em enfermagem; Reinaldo em Administração e Rodrigues quer ser engenheiro. “Eles até me ajudam quando tenho que ler alguma coisa que ainda não consigo.” O sonho de Neusa é ver os filhos formados – e a sensação de que eles podem conseguir algo que ela sequer sonhou é a base da opção eleitoral. “Não podia imaginar que veria meus três filhos estudando e prestes a entrar em universidade. Acho que isso acontece porque o País melhorou com o Lula”.
Mas o candidato não é o Lula, dona Neusa. “Eu sei, mas eles estão juntos, não é?”. E o fato de Dilma ser mulher, influencia o voto? “Isso, não. Pra mim não tem importância se é homem ou se é mulher”. Embora não se beneficie de programas sociais do governo (como Bolsa Família), Neusa acha que eles são importantes e devem continuar. “Eu não uso, mas conheço gente que precisa deles.”
Neusa pouco sabe sobre denúncias de corrupção ou a violação do sigilo fiscal de tucanos, que supostamente envolveria nomes ligados ao PT. Aliás, Neusa não identifica Lula ou Dilma como sendo do PT, mas políticos em que ela confia. Expressões como “gente como a gente” e “cara boa” fazem parte do discurso dela.
Por que Neusa não vota no Serra? Ela diz que “não vai com a cara” e não tem nenhuma empatia com ele. “Não acredito naquilo que ele fala”. Neusa ainda diz que não gostou do tucano como prefeito nem como governador. “Eu não sou, nem minha família é, bem atendida em posto de saúde. Outra coisa, eu pego ônibus todo dia – e todo dia tenho que ficar em pé, não tem lugar e é apertado”.
ENTREVISTA
JT – A senhora acha que a Dilma tem experiência política? A candidata não depende muito do Lula?
Neusa- Ela é como a gente. Acho que ela pode aprender como ser uma boa presidente. Ela vai se virar bem sem o Lula.
JT – E o passado dela? Ela participou da luta armada…
Ah, meu filho, isso não interessa muito, não. Além do mais, faz tanto tempo. E acho também que as pessoas mudam.
JT – A história do Mensalão do PT não incomoda a senhora? E ela ter o apoio do Zé Dirceu, do Sarney, do Collor…
Acho que todos os políticos são a mesma coisa (ri). Quem fez coisa errada tem que pagar e pronto. Agora, vai dizer que só tem gente boa do lado do Serra?
JT – E essa história da quebra de sigilo na Receita Federal?
Isso aí, não sei. Mas imposto é segredo? Achei que não era, que todo mundo sabia.
Fonte: Vermelho

DESPREPARO E FALTA DE LISURA EM PROCESSO ELEITORAL SINSEPI

DESPREPARO E FALTA DE LISURA EM PROCESSO ELEITORAL SINSEPI

Mal começou o processo eleitoral no Sindicatos dos Servidores Municipais de Ilhéus e já aparecem as primeiras denúncias da falta de democracia que o pleito deve ter. Com uma comissão eleitoral formada por um representante de cada chapa, mais um indicado pelo atual presidente, a condução já indica uma operação tendenciosa da Comissão Eleitoral.

Mesmo tendo maioria na Comissão Eleitoral, o desespero e despreparo já começam aparecer nos indicados do Sr. Lú, atual presidente do SINSEPI. Na reunião da última sexta-feira, 04/09, os indicado de Lú, se recusaram a registrar em ata as ocorrências da reunião e até mesmo em receber documentos que a chapa 02 tentou protocolar.

Pau mandado do Presidente Lú, o Sr. Dilmo do Nascimento retrucou que “Quem manda aqui sou eu, você ta querendo dizer o que eu tenho que fazer?!” E continuou dizendo: - Que não ia lavrar nenhuma ata, que a reunião já estava encerrada, e que não iria fornecer nenhuma cópia de nada”.

A continuar assim, os Servidores Municipais de Ilhéus podem esperar uma eleição bastante tumultuada, com a Chapa 01 desrespeitando todas as regras e a democracia, tudo para tentar manter Lú no poder e o SINSEPI no mesmo marasmo, sem defender os interesses dos servidores municipais.

domingo, 5 de setembro de 2010

Serra, o "cavalo paraguaio"

Futebol e política no Brasil realmente se comparam. O Fluminense vinha de vento em polpa, correndo à frente de todos os seus adversários. Chega agora ao fim do "primeiro turno" virtualmente em segundo, visto o Corinthians ter um jogo a menos. Um verdadeiro "cavalo paraguaio". Mas o Flu tem ainda todo o "segundo turno" pra jogar. Corrigir erro, repensar estratégias.
Já na política, existe outro "cavalo paraguaio", o Serra. Começou o ano disparado na frente nas pesquisas eleitorais. Não soube avaliar o momento político que as pesquisas demonstravam e resolveu bancar o eleito. O povo, que sempre disse votar no candidato indicado por Lula, foi desconsidero pelo presidenciável tucano. Achava que o presidente Lula não teria força para fazer o povo conhecer e passar a votar na sua candidata. Pois bem, o memento político mudou. As pesquisas apontaram que a mudança estava ocorrendo a mais de 4 meses, ou seja, desde o mês de abril. Mas Serra, do alto da impáfia tucana, não compreendeu o novo momento e limitou-se a tentar agredir a candidata Dilma. A reação foi adversa da desejada. Quanto mais o Serra agredia a Dilma, mais ela crescia nas pesquisas.
Agora, a apenas 26 dias da eleição, o candidato José Serra não tem muito o que fazer. Identificado pela alta cúpula do PSDB como um "cavalo paraguaio", vai sendo abandonado dia após dia pelos seus "amigos" partidários.
Vejam, o Flu buscará corrigir os erros faltando 4 meses para o fim do campeonato. Já o Serra, torcedor do porco paulista (palmeiras), poderá tentar novamente em 2014, 2018, 2022. Seria então um "porco paraguaio"?

PSDB COMEÇA ESTRATÉGIA, SALVE-SE O QUE PUDER

Quércia desiste de candidatura ao Senado para tratar câncer 
Orestes Quércia (PMDB), 72, comunicará nesta segunda-feira a retirada da candidatura ao Senado por São Paulo para se tratar do retorno de um câncer na próstata do qual sofreu anos atrás. Na mesma oportunidade, o ex-governador anunciará o apoio ao companheiro de chapa Aloysio Nunes Ferreira (PSDB). 
Em conversa de Quércia com a cúpula tucana neste domingo, ficou acertado que o primeiro suplente de Aloysio será Airton Sandoval (PMDB), e não mais Sidney Beraldo (PSDB). Em consequência do acordo, o ex-chefe da Casa Civil no governo de José Serra passará a ocupar, na propaganda de TV, o tempo das duas vagas ao Senado da chapa. 
Com 26% no Datafolha, Quércia está tecnicamente empatado com Netinho de Paula (PC do B), que tem 28%, no segundo lugar, atrás de Marta Suplicy (PT, 33%). Aloysio aparece em quinto, com 12%.

Economia tem melhor desempenho desde 1996

O Brasil vive o melhor momento econômico dos últimos anos, resultando na forte criação de empregos com carteira assinada e na atvidade das empresas. Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) ficou acima das expectativas no segundo trimestre de 2010 e teve um aumento de 1,2%, em relação aos três primeiros meses do ano. 

Com isso, o desempenho semestral ficou 8,9% acima do mesmo período de 2009. Foi o melhor resultado desde 1996, quando o IBGE começou a medir os números trimestrais. Nos últimos 12 meses, o resultado acumulado atingiu uma alta de 5,1%.
O Banco Central divulgou uma nota oficial e projeta um crescimento da economia brasileira de 7,3% neste ano. Se for confirmada a projeção, será o melhor número desde 1986, com a vantagem de termos inflação muito baixa e os juros menores.
Grandes investimentos
As principais causas para o forte crescimento são os investimentos das empresas e o consumo das famílias. O total investido subiu 26,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, mostrando que o Brasil superou os efeitos da crise internacional e as empresas estão conseguindo mais crédito nos bancos para financiar seus projetos e gerar mais empregos.
Com o emprego em alta, cresce também o consumo das pessoas que aumentou  pelo 27º trimestre consecutivo, numa alta de 6,7% em relação a igual período de 2009. "Um dos fatores que contribuíram para esse resultado foi o crescimento de 7,3% na massa salarial real, no segundo trimestre de 2010, aliado, no mesmo período, ao aumento nominal de 17,1% do saldo de operações de crédito para as pessoas físicas", avalia o IBGE.
Foto acima, feita em maio de 2010, Dilma ao lado de trabalhadores do estaleiro em Ipojuca (PE).
Fonte: agências de notícias e IBGE.