sábado, 13 de junho de 2009

URUÇUCA: SERRA-GRANDE SEM ASSISTÊNCIA SOCIAL

O povoado de Serra -Grande tem aproximadamente três mil habitantes. Em função dos investimentos feitos por empresários no eixo Serra Grande -Itacaré, alguns empregos têm sido gerados, inclusive pessoas de Uruçuca e região se deslocam para morar e trabalhar na localidade.
Mas devido a falta de qualificação e oportunidade ainda há muitos moradores do distrito desempregados.
Conversei com algumas lideranças comunitárias de Serra -Grande e descobrir um fato curioso. Muitas crianças carentes estão fora do Programa do leite nas escolas porque não estão cadastradas no Bolsa Família. Em uma das escolas, menos de 70 crianças recebem o leite.
Centenas de famílias estão fora do Bolsa Família porque não têm condições de se dirigir à Secretaria de Ação Social, que fica em Uruçuca.
Moacyr Leite, que mantem as crianças da zona rural sem merenda escolar, que precariza a saúde, que persegue professores e sindicalistas, que abandona os bairros carentes, ainda não foi capaz de implantar um escritório da Secretaria de Ação Social no povoado de Serra-Grande.
"Talvez o prefeito esteja tentando identificar mais algum desafeto para inocular o seu veneno, para só depois pensar no que fazer!"
Do Blog Boca Livre

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados é lembrado por Lula e Déda

A comemoração do Dia dos Namorados, hoje, não escapou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no discurso de improviso que fez na inauguração de obras no interior de Sergipe. Lula contou que sua esposa, Marisa Letícia, que não estava no evento, tinha ficado nervosa com o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), por ter marcado a cerimônia para o Dia dos Namorados. Segundo relato de Lula, Marisa "fez a cara que toda mulher faz" quando disse que iria viajar. Ele justificou dizendo que as viagens eram marcadas com antecedência e que não lembrou que hoje era o Dia dos Namorados.Pouco antes, o governador Marcelo Déda, em seu discurso, tinha feito uma homenagem à sua mulher, Eliane Aquino, mandando um beijo pelo Dia dos Namorados. "Na política o senhor é o número um, mas, no amor, ela é a primeira", disse Déda a Lula, ao justificar a razão de, em seu discurso, ter colocado o nome do presidente em primeiro lugar e o de sua mulher em segundo. O governador pediu ainda desculpas a Marisa Letícia, prometeu mandar um buquê de rosas e recomendou a Lula que explicasse que a ela que o povo de Sergipe é também o seu amor.
Fonte: A Tarde

RECEITA LIBERA CONSULTA A CONTRIBUINTE QUE CAÍRAM NA MALHA FINA EM 2004

A Receita Federal liberou hoje restituição dos contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda de 2004. O lote é composto de 424 contribuintes. Consulte aqui.

Governadores do PT reafirmam dar prioridade a Dilma em 2010

Governadores e ex-governadores do PT reunidos em Teresina (PI) defenderam ontem o nome da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como candidata do partido nas eleições de 2010 e criticaram a possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Lula.Ana Júlia Carepa, governadora do Pará, disse que a chance de ter uma mulher pela primeira vez na Presidência é histórica. Ana Júlia e o governador do Acre, Binho Marques, defenderam que o projeto do PT para o país "tenha continuidade com Dilma".Também participaram do encontro os governadores Wellington Dias (PI) e Jaques Wagner (BA), os ex-governadores Olívio Dutra (RS) e Jorge Viana (AC) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que governou o DF pelo PT (1995-99).Na opinião de Jorge Viana, o Brasil precisa de um terceiro mandato do PT "para consolidar um projeto em andamento", mas com Dilma como candidata, e não Lula.Jaques Wagner chamou de equívoco a proposta de terceiro mandato. "Sou contra a mudança de qualquer regra."Olívio Dutra disse que a proposta é "absurda e descabida".O presidente do PT no Piauí e deputado estadual, Fábio Novo, disse que o encontro teve por finalidade "realizar uma troca de experiências" entre os governos. (JOSÉ EDUARDO RONDON)
Fonte: DA AGÊNCIA FOLHA

ESTRATÉGIA NACIONAL: CIRO PODE SER CANDIDATO AO GOVERNO DE SÃO PAULO

Segundo matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo, Ciro Gomes pode ser candidato ao Governo de São Paulo na eleição de 2010. A candidatura atenderia a uma estratégia nacional do PT e PSB para que a pré-candidata Dilma tenha um palanque forte nas terras paulistas.



Num levantamento feito a algum tempo, Ciro chegou a pontear com 18% das intensões de voto. Crítico duro de José Serra, Ciro soltaria toda sua artilharia no principal ninho tucano.

Manifestação da Enfermagem de Ilhéus


Cara (o) Colega,
A Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal de Ilhéus estão longe, muito longe, de consagrar as justas e necessárias soluções relativas a vários aspectos de uma CARREIRA DIGNA DE ENFERMAGEM que se pretende, designadamente em relação os salários. É necessário, portanto, revisarmos as matérias de interesse da Enfermagem e urge que façamos isto, para que a mesma possa continuar a contribuir com a saúde da população.
Toda a classe de Enfermagem tem fortes razões para lutar.
Por isso, vamos realizar uma MANIFESTAÇÃO MUNICIPAL NO DIA 16 DE JUNHO ás 14:00h, com concentração e saída da praça do estádio Mário Pessoa. O tempo certo de lutar é agora, para conquistarmos uma Enfermagem Digna.Também por isso exortamos a que apelem aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, solidários e grande interessados também nessas reivindicações, para que participem.
Que cada um se constitua como um agente de esclarecimento e mobilização dos mais distraídos, em prol da ENFERMAGEM e deste processo.
A história diz-nos que vale a pena perder “alguma coisa” no imediato, para não hipotecar o estruturante do futuro, a fim de conquistarmos melhores condições de trabalho para o resto da vida profissional.
ESTA É UMA LUTA DE TODOS. E PARA TODOS, O FUTURO SERÁ O QUE HOJE SOUBERMOS CONQUISTAR!
“A ADEQUADA FORMA DE LUTA NO MOMENTO CERTO É DETERMINANTE PARA EVOLUIRMOS.”
REALIZAÇÂO:
ASSOCIAÇÃO DOS ENFERMEIROS DE ILHÉUS &
ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM.
Fonte: A Borduna

quinta-feira, 11 de junho de 2009

VAGA PARA ENGENHEIRO CIVIL

DNIT ABRE VAGAS PARA ENGENHEIRO CIVILjunho 11th, 2009
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) abriu na Bahia duas vagas para engenheiro civil através de concurso. O salário é de R$ 4.267,00 para uma carga de 40 horas semanais de trabalho. A inscrição custa R$ 75,00 e o prazo se encerra nesta sexta-feira (12) pela
internet.
Os candidatos devem ter curso superior em engenharia civil com registro no conselho da categoria. A prova, que ainda não tem data definida, será realizada em Salvador.
Fonte: Pimenta na Muqueca



Nota do Sicilio: Se o povo conhecer algum engenheiro civil que não esteja fazendo nada em Uruçuca, avisem a ele deste trabalho.

SERIA ASSÉDIO MORAL 2?

O pessoal do Governo do Prefeito Moacyr não se emenda mesmo. Depois que levantamos a discussão sobre o porque de colocar ex-adversárias da Professora Divaritana para comandar a Comissão de Processo Administrativo, num ato claro do "santa inquisição moacyana", e inclusive deixarmos exposta a possibilidade de assédio moral sobre estas funcionárias, o Governo deu mais uma mancada.
Segundo se comenta nas esquinas da PMU, a Professora Vitória Lopes não aceitou virar a carrasca da sua colega Divaritana. Mas o ditador municipal não se fez de rogado e já nomeou nova inquisidora. É a também ex-candidata derrotada pelas urnas, Professora Ilda Alves dos Santos, matricula n° 034.
Vai ficar difícil a Sr.ª Ilda olhar nos olhos a maioria das suas colegas, alunos e todos da comunidade uruçuquense. O povo de Uruçuca merece respeito e certamente não aceitará que a frente de suas crianças, preparando-as para a vida, estejam pessoas submissas, subservientes e covardes. As professoras que integram a Comissão de Processo Administrativo precisam se impor como profissionais que são. Professoras Ilda, Zaíra e Maria Dalva, vocês precisam reagir!

Diário Oficial do Município de Uruçuca - Extrato de Publicação
Segunda-Feira
08 de Junho de 2009
Ano IV - Nº 101 -
Edição nº 101 -Diário de

- Errata - retificação da Portaria n° 001 - Onde lê-se: Vitória Lopes, professora, matricula n° 024, Leia-se: Ilda Alves dos Santos, professora, matricula n° 034.


O QUE É ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO?
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras... Leia mais clicando aqui e coneça as diversas fases do assédio moral.

Sugestão de textos: Campanha: Assédio moral não destrói apenas sua vida profissional. Acaba com sua vida pessoal também;
O PROFESSOR E O ASSÉDIO MORAL;
Assédio Moral e Doença Ocupacional entre Professores

GOZO DUPLO: BRASIL VENCE, ARGENTINA PERDE!

Na noite de ontem (10/06), o torcedor brasileiro quase entra em extase. A Seleção Brasileira, atuou bem, venceu, se isolou na liderança das Eliminatórias para Copa 2010 e ainda viu "los ermanos" da Argentina se ferrar!
Bom vamos aguardar que a Seleção não decepcione até a chegar a vez de nós baianos recebermos o time, em 08 de setembro, quando certamente faremos aquele festão no Estádio de Pituassú.
Abaixo segue uma parte da avaliação de Juca Kfouri, mais exatamente, as Notas aplicadas por ele para o desempenho dos jogadores.

Notas
Júlio César teve que fazer apenas uma defesa difícil: 7,5;
Daniel Alves foi novamente muito bem: 8;
Lúcio e Juan, Juan e Lúcio, a dupla: 8;
Kléber fez sua melhor partida pela Seleção, participativo: 7,5;
Gilberto Silva, com todo respeito que merece, por quê? 5;
Felipe Melo, sem dúvida, uma descoberta de Dunga: 8;
Elano, parece fora de suas melhores condições: 5;
Kaká, melhorou muito no segundo tempo: 8;
Nilmar, pouco servido, quando a bola chegou nele em condições, fez o gol: 8;
Robinho, muita movimentação, um belo gol, mas pouco produtivo no geral: 6,5;
Ramires, no pouco tempo que jogou, jogou bem melhor que Elano: 7;
Kléberson jogou menos tempo ainda, mas nas poucas vezes que pegou na bola, soube o que fazer com ela. É bom vê-lo de volta, recuperado: 7;
Pato sem nota porque também perdeu gol dado por Kaká.
Dunga tem todos os motivos do mundo para estar orgulhoso de seu trabalho e de bom humor. Tomara que siga assim: 8. 
Escrito por Juca Kfouri

quarta-feira, 10 de junho de 2009

BARRADO

Quem saiu da cerimônia do Dia Internacional do Cacau “virado na vassoura-de-bruxa” foi o presidente da Amurc (Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia), Moacyr Leite.
Como representante da entidade que reúne uma penca de prefeituras, Leite foi ao evento, no último domingo (09), preparado para fazer uso da palavra. Ficou devidamente posicionado junto às autoridades, mas não lhe deram o microfone. Impaciente, ele chegou a pedir para falar, mas o cerimonial nem ligou.
O presidente voltou pra casa com cara de criança de quem roubaram o pirulito. E “retado” da vida!

terça-feira, 9 de junho de 2009

JUIZ DE URUÇUCA ANULA SESSÃO ONDE VEREADORES EXTINGUIRAM PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES

Em decisão divulgada hoje, o Juiz da Comarca de Uruçuca anulou a sessão da Câmara de Vereadores de Uruçuca que deliberou por revogar o PCCS dos Professores da Rede Municipal de Ensino.
No entender o M.M. Juiz, os senhores Vereadores precisam explicar melhor a Sessão realizada em 1º de Abril quando os Vereadores, que a cerca de 10 meses antes (junho/2008) aprovaram a Lei do PCCS do Magistério, resolveram ceder à pressão do atual Prefeito e revogaram uma Lei, sem colocar outra no lugar, deixando um verdadeiro vácuo legislativo.
Ora o PCCS do Magistério Público é exigência do Conselho Nacional de Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. É o PCCS que regulamenta o funcionamento da Educação no Município, determina os critérios de ingresso na carreira, a estrutura organizacional e de gestão da Educação. O PCCS serve, justamente, para que o Prefeito consiga manter o equilibrio financeiro na folha de pagamento dos Servidores Municipais.
Pelo jeito, o aventureirismo de deixar toda uma categoria sem marco regulatório para o exercício da profissão não foi bem aceito pela Justiça. A decisão da Justiça também atinge a Sessão que ratificou em segunda votação o fim do Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Professores Uruçuquenses.
Os vereadores, ainda, terão o direito de recorrer da decisão, mas nós estaremos acompanhando a movimentação.Fé na luta Fé na Vida!
Fonte: APPI-APLB/SINDICATO - COSTA DO CACAU

“OS TRAIDORES DA EDUCAÇÃO”



A APPI-APLB em Uruçuca fez circular um panfleto com os nomes de seis vereadores do município que derrubaram o Plano de Carreira do Magistério, atendendo pedido do prefeito Moacyr Leite. O sindicato aponta os nomes dos “traidores”: Eri do PT (presidente da Câmara), José Pedro, Carlos Magno, Magnólia, Duda da Serra e Valmary.Mais do que isso, o panfleto revelou a mudança de posição de, pelo menos, três vereadores. Eri, José Pedro e Carlos Magno votaram a favor do Plano, ano passado. Lembremos, era ano eleitoral. Abaixo, a cópia do panfleto.