sexta-feira, 2 de julho de 2010

PESQUISA DATA FOLHA: ESPONTÂNEA MOSTRA DILMA NA DIANTEIRA

O DataFolha divulgou mais uma pesquisa eleitoral para Presidência do Brasil. Distoando dos demais institutos de pesquisa que mostraram Dilma na liderança, o DataFolha traz um empate entre os dois principais candidatos na pesquisa estimulada, onde se apresenta os nomes dos candidatos, 37% para cada um.
O mais importante, porém, é verificarmos a pesquisa espontânea, quando o entrevistado não vê nome de candidato algum. Nesta parte da pesquisa, o DataFolha mostra Dilma com 22% e Serra com 19%.
Ainda vale registrar que a pesquisa traz outros dados em prol de Dilma: 5% não sabem que Dilma é a candidata de Lula e 3%  votam em Lula, pois não sabem que ele não pode ser reeleito. Por último, 43% dos entrevistados acham que Dilma ganhará a eleição.
Numa ato que distoa dos demis dados da pesquisa, inclusive do percentual dos 43% que apostam na vitória de Dilma, o DataFolha, claramente ligado aos interesses do tucanato, apresenta vitória de Serra no 2º turno, por 47% a 45% da petista Dilma.
Dado que contribui para reforçar a boa condição de Dilma no cenário, é a avaliação do Governo e pessoal do Presidente Lula, que chega a 78%.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

SERRA: ncapaz de construir consensos indispensáveis ao exercício da Presidência da República

ALOPRAMENTO

"Depois de criar uma devastadora crise na coalizão demotucana, Serra é obrigado a recuar; entrega a escolha do vice aos DEMOS; perde o apoio do irmão de Álvaro Dias --Osmar Dias-- no Paraná e cristaliza a percepção de que se trata de um político arestoso, incapaz de construir consensos indispensáveis ao exercício da Presidência da República em regime democrático."
(Carta Maior, com agencias; 30-06)

Ignorada por Serra, convenção do PPS expõe crise na oposição

O maior constrangimento coube ao presidente nacional do PPS, Roberto Freire. Certo da presença de Serra, ele fez com que a convenção, marcada para as 17h, começasse com quase três horas de atraso. Quando decidiu começar seu discurso de abertura mesmo sem a presença do tucano, Freire foi logo interrompido pelo toque de seu celular: “É o Serra”, disse, antes de deixar o palco por alguns minutos. Quando retornou, visivelmente constrangido, Freire pediu desculpas, avisou que Serra não apareceria e transmitiu um recado do tucano. Leia matéria completa.
Fonte: CartaMaior

AS DUAS FACES DE OBAMA

Para entender melhor o que está se passando no interior das Forças Armadas Norte Americanas, sugerimos a leitura da matéria abaixo em sua íntegra, na cata Maior. Os leitores poderão verificar que apesar do discurso, Obama mantém mesmas atitudes de seu antecessor, Bush. 
Sicilio Fala Marcia
Internacional| 29/05/2010 | Copyleft

Insubordinação militar no Império

 A entrevista bombástica e a consequente demissão do comandante chefe das operações militares dos EUA no Afeganistão, general Staney McChrystal, indica que há um grave problema de estratégia no Afeganistão e não se refere apenas a um caso isolado de insubordinação de militares. Um dos principais assessores militares de McChrystal descreveu a guerra no Afeganistão como “invencível” e que os militares deveriam ter cuidado para não revelar o que realmente está acontecendo no Afeganistão, porque quanto mais informação sobre a guerra, mais impopular ela será. O artigo é de Reginaldo Nasser.
O jornalista Michael Hastings (revista Rolling Stone) publicou nessa semana uma bombástica entrevista do general Stanley McChrystal que ocasionou sua demissão do cargo de comandante chefe das operações militares no Afeganistão. O general e seus assessores diretos criticaram e zombaram de vários membros do governo (embaixador no Afeganistão, assessor de segurança nacional e outros) e, em particular, do vice-presidente Joe Biden. Foram poupados a secretária de Estado Hillary Clinton e o secretário de Defesa, Robert Gates, considerados os principais apoiadores da insistência de McChrystal, no ano passado, de que Obama deveria aumentar o número de militares no Afeganistão para cerca de 100.000 ( foram enviados 30 mil).

Tom Andrews (June 23, 2010 CommonDreams.org) chama a atenção para o fato de que, enquanto a grande imprensa continua a perder tempo relatando as diatribes do general e seus assessores, a entrevista revela-nos que há um grave problema de estratégia no Afeganistão e não se refere apenas a um caso isolado de insubordinação de militares. Evidentemente que seria exagero querer extrair do episódio uma falta de controle geral, mas é possível reconhecer a existência de fortes indícios de que há fissuras no interior do governo.

Um dos principais assessores militares de McChrystal, o Chefe de Operações Major Bill Mayville, descreveu a guerra no Afeganistão como “invencível” e que os militares deveriam ter cuidado para não revelar o que realmente está acontecendo no Afeganistão, porque quanto mais informação sobre a guerra, mais impopular ela será. Enquanto o Presidente Obama tem assegurado ao Congresso e ao público de que as tropas deverão iniciar sua retirada do Afeganistão, em Julho de 2011, os líderes militares disseram a Hastings que , na verdade, eles estão prevendo é um aumento das tropas. Assim, as incertezas sobre as intenções, a longo prazo, só aumentam as dificuldades, pois se realmente os EUA estão encaminhando para a retirada, porque deveriam pagar altos custos agora?

Os especialistas militares reconhecem que McChrystal é um dos generais mais capacitados nos EUA e está junto com o general Petraeus (seu substituto) desde 2007 quando houve uma mudança estratégica na condução guerra no Iraque com significativa diminuição do nível da violência. Respondendo á pergunta da revista Foreign Policy (Dezembro-Fevereiro de 2008) a respeito das razões que levaram as forças militares adotarem uma verdadeira estratégia contra-insurgente antes do aumento de tropas em 2007 no Iraque, Petraeus observou que os principais fatores foram: definir um modelo para a cooperação civil-militar e conseguir apoio da população ao catalisar o rechaço por parte da comunidade Sunita da violência indiscriminada associada ao Al Qaeda. Petraeus reconhece ainda que é uma tarefa muito difícil convencer os governos locais de que é preciso haver “reconciliação com seus antigos inimigos”. Ou seja, esse tipo de estratégia (contra-insurgência) só será bem sucedida se houver plena integração de ação entre civis e militares das tropas aliadas, das forças locais e internacionais.

O inimigo número 1 do General demitido é o tenente-general reformado Karl Eikenberry ( atuou no Afeganistão e Iraque), atualmente embaixador no Afeganistão. No início de novembro de 2009 o The New York Times revelou dois memorandos que o embaixador enviou a Washington desqualificando a estratégia de McChrystal e solicitando ao Presidente olhar para além de uma solução militar. Explica que não pode apoiar a recomendação de enviar mais tropas, porque ao invés de reduzir a dependência do Afeganistão irá, provavelmente, aprofundá-la. Avalia o presidente afegão, Karzai, como alguém sem capacidade política para realizar as funções mínimas de governo e que deseja que os EUA instalem bases militares em seu território para que possa ser usada contra seus inimigos internos e as potências vizinhas. Concluindo, o embaixador propõe alternativas que vão além de um esforço de contra-insurgência estritamente militar, e prevê a realização de negociações de alto nível com insurgentes afegãos, paquistaneses, sauditas e outros importantes atores regionais como o próprio Irã. Qual proposta o novo comandante Petraeus irá apoiar? De que lado está Obama?

Como alguns jornalistas norte-americanos já notaram, é uma ironia que o governo dos EUA esteja provando mais capacidade de semear discórdia entre as suas próprias fileiras do que entre os inimigos. Claro que boas relações entre civis e militares e unidade de comando não serão suficientes para vencer essa guerra de ocupação. O problema McChrystal está, por enquanto, resolvido, mas outros permanecem. A combinação da arrogância imperial misturada à desorganização, incompetência e divergências internas trazem à lembrança o fiasco do Vietnã. A atitude do general Stanley McChrystal e seus assessores que parecem ter decidido que, neste momento complicado, a melhor atitude a tomar é abandonar o barco é bastante reveladora desse momento. Resta saber quem são seus patrocinadores políticos.
(*) Professor de Relações Internacionais da PUC/SP
Fonte: CartaMaior

terça-feira, 29 de junho de 2010

Nova Pesquisa Vox Populi: Dilma Rousseff (PT) 40% x 35% José Serra (PSDB)

Pesquisa Vox Populi sobre a eleição presidencial indica que Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. José Serra (PSDB) tem 35%. Marina Silva (PV), 8%. Não sabem em quem vão votar 11% dos eleitores e 5% vão anular ou votar em branco. A sondagem foi feita de 24 a 26.jun.2010 e tem margem de erro de 1,8 ponto percentual.
Pela 1ª vez, Dilma ultrapassa Serra em pesquisa Vox Populi com diferença maior que a margem de erro. A última sondagem do instituto (feita de 8 a 13.mai.2010) indicou empate técnico entre os candidatos, por conta da margem de erro – que era de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em maio, no cenário em que apenas Dilma, Serra e Marina foram apresentados aos entrevistados, a petista teve 38% (podendo variar de 35,8% a 40,2%). O tucano teve 35% (variando de 32,8% a 37,2%).
Na semana passada (em 23.jun.2010), o Ibope também divulgou sua 1ª pesquisa em que Dilma ficou à frente de Serra. Por coincidência, o resultado foi 40% contra 35%.
O UOL disponibiliza todas as pesquisas de intenção de voto para o 1° turno e para o 2° turno da eleição presidencial.
2° turno
Num eventual 2° turno, de acordo com a pesquisa Vox Populi divulgada hoje (29.jun.2010), Dilma venceria com 44%. Serra teria 40%.
Espontânea
Os resultados acima são da pesquisa estimulada (em que o entrevistador apresenta uma lista com nomes dos candidatos para o entrevistado). O Vox Populi mostra ainda resultados obtidos na modalidade espontânea (em que o eleitor diz qual é seu candidato sem ver nenhuma lista de nomes): Dilma tem 26% e Serra tem 20%.
O instituto entrevistou 3 mil eleitores, de 24 a 26.jun.2010. O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é o 16944/2010.

llhéus sem o que comemorar. Já o Prefeito...

Enquanto Ilhéus fez mais um aniversário sem ter qualquer realização apresentada pelo festeiro Newton Lima, prefeito de Ilhéus, divertiu-se na cidade de Ibicuí. Informações do BlogdoGusmão. 

O prefeito Newton Lima não perde a tradicional festa do Ticomia, em Ibicuí. Todos os anos, faça chuva ou sol, com estrada boa ou com muita lama, olha ele lá. Ontem (sábado/26), Newton foi visto de óculos escuros e usando um chapéu fora de época. Seria um disfarce?

HOMENAGEM AO DIA DO PESCADOR

Hoje, dia 29 de julho, comemora-se o Dia do Pescador. O Ministério da Pesca e Aquicultura promoveu nesse período diversas ações em todo país, reforçando a importância da atividade e do trabalho dos pescadores (as) brasileiros (as).
Na ultima terça-feira (22) em Maraú (BA) o Ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolin assinou convênios e entregou empreendimentos para estimular a produção e desenvolver o setor. Ao todo, mais de R$ 1 milhão e 67 mil foram liberados, contemplando aproximadamente 1200 famílias de pescadores e marisqueiras da região do Baixo Sul baiano.
Nos últimos seis anos, o Governo Federal tem feito esforços para consolidar uma política pesqueira para o Brasil que combine responsabilidade ambiental, reconhecimento dos direitos, articulação sustentável, mapeamentos e investimentos sociais. O objetivo é contribuir para a superação da pobreza e das desigualdades sociais nas comunidades aquícolas e pesqueiras, pelo aprimoramento das capacidades locais de autogestão dos interesses coletivos qualificando a inserção do segmento nas cadeias produtivas do setor e uma gestão sustentável dos recursos.
E fato que existem muitas políticas públicas voltadas para o setor. É preciso, portanto, fortalecê-las e criar novos mecanismos que a tratem como uma questão de desenvolvimento, através da geração de trabalho e renda para um grande contingente de pessoas.
Vida longa aos trabalhadores e às trabalhadoras da pesca pelo seu dia e pela sua luta.
Luciana Mandelli
Superintendente Federal Ministério da Pesca e Aquicultura-BA.

Empresário Vicente Cardim, de Ipiaú, declara apoio a Marcelino Galo para Deputado Estadual

O empresário Vicente Cardim anunciou apoio à candidatura de Marcelino Galo para deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.O fato que veio reforçar a tendência de crescimento e fortalecimento, deixou entusiasmada as demais pessoas simpatizantes desta candidatura.
O anuncio se deu na ultima segunda-feira, 28, logo após o jogo em que a Seleção Brasileira se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo,quando ocorreu um encontro na residência do empresário com o vereador Aloísio Teixeira Mendes-PT- e o presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, Orlando Santos.
Simpatizante do PT, o empresário Vicente Cardim é proprietário de três importantes lojas de material de construção localizadas no centro comercial de Ipiaú e goza de excelente conceito moral e ético no âmbito da sociedade local.Seu apoio à candidatura de Marcelino Galo foi avaliado pela direção municipal do PT como de grande valia.
Fonte: Orlando Santos

Entrevista com Carlos Mascarenhas sobre o Porto Sul

Entrevistamos Carlos da Silva Mascarenhas, 63 anos, casado, economista, Auditor de ISO 14001-Sistemas de Gestão Ambiental, defensor do Porto Sul. Em um bate papo rápido ele fala sobre as vantagens, impactos ambientais e sobre os "contra" ao projeto.
Blog do Ricky - Qual a sua posição a respeito da instalação do Porto Sul ?
Carlos Mascarenhas - Sou inteiramente a favor, desde que algumas condicionantes ambientais e também compensações ambientais sejam definidas para o Projeto. Como condicionante, que a BAMIN, responsável pelo empreendimento se comprometa a desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental para os trabalhos de construção e operação do Projeto Porto Sul e que este Sistema de Gestão Ambiental seja certificado de acordo com os requisitos da Norma ISO14001:2004 - Sistemas da Gestão Ambiental - Requisitos com orientações para uso; e como compensação ambiental, que a BAMIN se responsabilize pelo manejo e conservação da Mata da Esperança, constituida de 437ha de Mata Atlântica primária, no entorno da cidade de Ilhéus.
BR - Que impactos ambientais o sr acha que podem acontecer, e até que ponto seriam irreversíveis ?
CM - Claro que impactos ambientais vão existir. Até quando respiramos, ou andamos na mata, provocamos algum impacto no meio ambiente. É inteiramente impossível construir algo da magnitude do Projeto em questão sem causar impacto ambiental. . Mas acredito que com um Sistema de Gestão Ambiental certificado e sujeito a Auditorias conduzidas por Certificadoras credenciadas pelo INMETRO e outros organismos internacionais, estes impactos seriam conhecidos, controlados e minimizados.
"O que não pode é deixar a BAMIN fazer o que quiser, pois, como Empresa Capitalista ela sempre vai proucurar reduzir os seus custos para aumentar os seus lucros".
BR - Muitas ONGs, empresas, politicos, etc são contra o projeto, inclusive a Rede Globo de Televisão. Qual sua opinião a respeito ?
CM - Alguns são contra por ignorância e outros para defender seus interesses, que muitas vezes são contrários aos interesses da coletividade.
BR - Suas considerações finais...
CM: Gostaria de lembrar aqui o conceito de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que é: a sastisfação das necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades, e concluir dizendo que se o Projeto Porto Sul levar em consideração esta premissa poderemos ter desenvolvimento sócio-econômico, que tanto precisamos, sem promovermos destruição das nossas riquezas ambientais e sem provocarmos desequilíbrios que possam colocar em risco o nosso povo.

PT DE IPIAÚ APROVA APOIO A VALMIR ASSUNÇÃO E MARCELINO GALO

Em reunião ocorrida na tarde do ultimo sábado, 14, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores- PT- de Ipiaú, deliberou pelo apoio às candidaturas de Walmir Assunção e Marcelino Galo,respectivamente para a Câmara Federal e Assembléia Legislativa.Nomes de outros seis candidatos foram colocados para apreciação e votação dos membros do diretório. Dos 19 votantes oito optaram pela candidatura de Walmir Assunção e 16 por Marcelino Galo.



O presidente do Diretório Municipal, Orlando dos Santos Ribeiro e o secretário de Organização,Feliciano José de Santana Filho, revelaram que após essa decisão democrática o PT de Ipiaú mantém a postura de ,no decorrer da campanha eleitoral,marchar coeso em favor dos nomes escolhidos e assim chegar à vitória.
Fonte: Orlando Santos 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Roda Viva, da TV Cultura, entrevista Dilma


28.06.2010
A candidata do PT, Dilma Rousseff, será entrevistada hoje pelo Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo. Os internautas podem enviar perguntas e acompanhar pela internet a gravação do programa que será exibido nesta segunda-feira às 22h pela emissora.

Para quem não tem acesso à TV Cultura, a TV Brasil e emissoras públicas estaduais mostram a entrevista de Dilma ao Roda Viva a partir da meia noite.  
 
Os entrevistadores serão os jornalistas Merval Pereira (colunista do jornal O Globo e comentarista da rádio CBN e do canal Globo News), Luiz Fernando Rila (editor-executivo e coordenador da cobertura eleitoral do Grupo Estado), Sérgio Dávila (editor-executivo do jornal Folha de S. Paulo) e Vera Brandimarte (diretora de redação do jornal Valor Econômico).
Acompanhe aqui a entrevista de Dilma ao Roda Viva
.