sexta-feira, 10 de abril de 2009

FELIZ PÁSCOA! COM PROGRESSO CERTAMENTE ELA VIRÁ!

OLHA O TRÊM DA PÁSCOA
...............................................................................................................................................PORTO SUL
....................................................................................................................................PORTO SUL........
.....................PORTO SUL....






HAVERÁ QUEM DEPOIS QUEIRA PEGAR O TRÊM!
................FELIZ PÁSCOA!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Concurso para o DNOCS

Também estará publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, 9 de abril, outra autorização do Ministério do Planejamento para a realização de concurso público para o provimento de 82 cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE do Quadro de Pessoal do Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS.Da mesma maneira, caberá ao DNOCS providenciar a elaboração dos edital e marcar a data do concurso, para o qual é determinado prazo de seis meses a partir da data de publicação da portaria.

AUTORIZADO CONCURSO PÚBLICO DO MDS - Ministério do Desenvolvimento Agrário

O ministério do Desenvolvimento Social foi autorizado nesta quarta-feira, 08 de abril, pelo Ministério do Planejamento, a realizar concurso público para o provimento de 70 cargos de agente administrativo do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE destinados à substituição de pessoal terceirizado em exercício no órgão.
A realização do concurso é de responsabilidade do MDS, a quem caberá baixar as respectivas normas, editais ou outros atos administrativos necessários.
O prazo para publicação do edital de abertura para a realização do concurso público será de até seis meses, contado da data da publicação desta portaria.

MPE INVESTIGARÁ ESCÂNDALO DA MERENDA EM ILHÉUS

MPE INVESTIGARÁ ESCÂNDALO DA MERENDA EM ILHÉUS
abril 8th, 2009
O Ministério Público Estadual recebeu denúncia do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Ilhéus e investigará a prefeitura pela compra de R$ 660 mil em alimentos para as escolas da rede municipal. Até agora, a grande maioria das unidades de ensino do município está sem merenda.
A prefeitura emitiu nota de esclarecimento e também um release em que atribui caráter político à denúncia e diz que todas as compras feitas em dezembro foram consumidas até o dia 6 de janeiro, “quando as últimas unidades escolares (sic) encerram o seu ano letivo, não existindo nenhum pagamento com recursos orçamentários do ano anterior”.
Por telefone, o Pimenta conversou há pouco com a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Jaciara Silva Santos. Ela se tornou conhecida pelo rigor no comando do conselho. São atribuídas ao seu desempenho como presidente do conselho as ameaças de morte que sofreu no ano passado.
Pimenta - A senhora viu o conteúdo da nota emitida pela prefeitura?


Jaciara Silva - Li. Não quero ficar batendo boca sobre esse assunto. O prefeito (Newton Lima) e o secretário (de educação, Sebastião Maciel) que se expliquem judicialmente.


Leia a entrevista completa no Pimenta na Muqueca.

Brasil entra para o "clube dos credores" do FMI

Brasil entra para o "clube dos credores" do FMI, anuncia Mantega

O Brasil fará parte do grupo de países que financia regularmente as operações do Fundo Monetário Internacional (FMI). A informação foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira."Agora estamos entrando no clube de credores do FMI", disse Mantega a jornalistas. Segundo ele, o Brasil foi convidado para ajudar a financiar a instituição, o que seria um sinal de que o país é "sólido".


O Brasil colocará à disposição do FMI US$ 4,5 bilhões, mas Mantega acredita que será "muito difícil" haver necessidade de o FMI usar todo esse montante.

Fonte: UOL

Oficina Estadual discute Plano estratégico de Aqüicultura e Pesca na Bahia

Durante os dias 07 e 08 de abril foi realizada a Oficina Estadual de Alinhamento Conceitual e Metodológico do Estado da Bahia. O evento aconteceu na Casa Kolping e contou com a participação do Superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Bahia, Marcelino Galo, além de instituições públicas e entidades representativas do setor pesqueiro.

O objetivo da oficina é traçar um plano estratégico para os territórios do Baixo Sul, Sertão do São Francisco e Velho Chico, visando consolidar a política do território da cidadania, desenvolvendo ações que comporão as políticas da Aqüicultura e Pesca em cada Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável.

Para cada território haverá um articulador que irá operacionalizar ações e instalar neles as condições básicas de operar os programas e ações do plano que requerem um conjunto de atividades que contribuem com a integração dos aqüicultores e pescadores, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.Essa oficina é resultado de um convênio entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca - Seap/PR e a Associação de Orientação as Cooperativas do Nordeste - Assocene, para executar a construção do plano.O início dos trabalhos se deu com a apresentação pelo Paulo Cesar Arns, do Convênio SEAP/PR-IADH:Desenvolvimento Territorial e formação de Equipes, da política territorial da pesca e aqüicultura, seguido da apresentação, pelo Marcelino Galo, do Plano Mais Pesca e Aqüicultura, com uma abordagem territorial. Ainda durante a oficina, foi feito um mapeamento das ações nos territórios, que darão subsídios para o início dos trabalhos em campo.

Na próxima semana, os articuladores de cada território participarão de uma capacitação em Recife e seguirão para replicar a oficina nos seus respectivos territórios.

FEIRA DO PEIXE

Peixe fresco e mais barato para o consumidor e renda certa para o aqüicultor e o pescador. Com o Projeto Feira do Peixe, a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República - SEAP/PR e a Companhia Nacional de Abastecimento - Conab estão criando novas oportunidades de comercialização do pescado, em mais de 1200 comunidades em todo o País.
0 projeto consiste na distribuição de kits-feira, disponibilizados em dois padrões - para o peixe fresco ou para o peixe vivo - dando ao aqüicultor ou pescador a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente em feiras livres de sua cidade, garantindo preços mais justos ao produtor, que terá um acréscimo em sua renda, e ao consumidor, que terá acesso a um produto mais barato. Essa redução da intermediação vai ampliar a oferta e melhorar a qualidade do produto oferecido, que sai direto do barco ou do tanque para a feira.
A entidade/colônia/associação interessada em participar do programa deve juntar a documentação exigida (Proposta de Participação devidamente preenchida e assinada, Parecer Favorável de um conselho municipal e Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP) e encaminhá-la às Superintendências Estaduais da SEAP/PR e/ou às Superintendências Regionais da CONAB.
Ações como essa estimulam a produção e promovem a inclusão social, além de despertar a população para o consumo do pescado que hoje no Brasil é inferior ao mínimo aconselhável pela organização Mundial de Saúde.
Mobilize a sua entidade para que participe deste programa.

URUÇUCA PODE PERDER O BOLSA FAMÍLIA POR IRRESPONSABILIDADE DO PREFEITO

URUÇUCA PODE PERDER O BOLSA FAMÍLIA POR IRRESPONSABILIDADE DO PREFEITO
Todo Município precisa de Coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional para fazer o acompanhamento do Programa Bolsa Família, geralmente quem ocupa este cargo um(A) Nutricionista, responsável pelo peso das crianças de 0 a 7 anos e das mulheres em idade fértil de 10 a 49 anos. O prefeito exonerou a Coordenadora antarior e não nomeou ninguém. Isso quer dizer que as famílias estão sem acompanamento e o Governo Federal pode bloquear o programa no município por irresponsabilidade do seu Gestor Público.
Postado por BOCA LIVRE

100 DIAS - PROFESSORES SEM PLANO DE CARREIRA E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS COM AUMENTO SALARIAL

100 dias, sem convênios, e a gestão Moacyr tem 3 grandes marcas:
1ª Greve dos Professores no século 21;

2ª - Revogação do Plano de Cargos e Salários dos Professores; e

3ª - Aumentos dos salários dos Secretários, Diretores de setores, Assessores, e demais cargos comissionados(mais conhecidos como "de confiança do Prefeito".

Veja a tabela :

PREFEITURA DE URUÇUCA: 100 DIAS E NADA CELEBAR CONVÊNIOS

100 dias e nada de convênios que tragam alguma esperança. Ao acessar o site da SEFAZ - Secretaria da Fazenda da Bahia, na busca de verificar os convênios de Uruçuca, após 100 dias de (des)governo, vemos sempre a mesma mensagem:EXISTE PENDÊNCIA PARA O CNPJ CONSULTADO.

Lá se vão 100 dias do Governo Moacyr e a cidade não celebrou um único convênio com o Governo Lula ou com o Governo Wagner.

As fotos estampadas no minitrio de campanha, não mais acompanham Moacyr Leite. Cercado pelos frutos das sementes que planta, o Prefeito convive com pessoas que não apresentam soluções para as dificuldades que o Município enfrenta. Subservientes, os comandados de Moacyr Leite são incapazes de mostrarem alguma iniciativa, e entre as idas e voltas de suas viagens, recebendo diárias que engordam seu salário, a cidade fica acéfala de ações e de governo. Viagem após viagem, o Prefeito é incapaz de anunciar algum convênio celebrado fruto de tanto esforço nas poltronas dos aviões.

Rompido com o PT, com a Vice Fernanda, Moacyr padece no seu isolamento. Já não encontra respaldo no Governo do Petista Jaques Wagner.


Da ordenha produzida por Leite, só sai isolamento. Isolado, padece Moacyr, padece Uruçuca.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

DIRETORIA DA APPI NEGOCIA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS EM ITACARÉ

Os Diretores da APPI, Enilda, Osman, Ruth e do Núcleo Sindical de Itacaré, negociaram durante a manhã de ontem (07/04), pontos do Projeto de Lei do Plano de Cargos e Salários dos Professores da Rede Municipal de Uruçuca.
A reunião com o Prefeito Antonio de Anísio e a Secretária de Educação, Sr.ª Juliana, serviu para esclarecimentos de alguns pontos que estavam pendentes. A reunião foi produtiva e debateu questões sobre o avanço na carreira, gratificação por qualificação e gestão democrática.Na Próxima semana a Diretoria da APPI volta a reunir-se com o Governo Municipal, e a Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores, para explicação geral do Projeto de Lei. A expectativa é de haver a aprovação em duas ou três semanas.
Comentário do Blog do Sicilio: Enquanto uns andam pra traz, outros querem levar seu Município para frente!

PREFEITO AMPLIA GASTOS COM AUMENTO SALARIAL PARA CARGOS COMISSIONADOS

Depois de todo esforço e pressa para revogar o Plano de Cargos e Salários dos Professores começa a aparecer a ponta do iceberg.
Na entoca, o Prefeito aprovou uma lei que aumenta o salários dos seus secretários, assessores, diretores, gerentes e sabe lá o que mais. Os novos salários variam entre R$ 3.500 e R$ 465,00. Como a Constituição Federal proíbe que se pague salário inferior ao Salário Minimo Naconal, a de se convir que os cargos com salários de R$ 465,00 estão sendo criados.
O importante é que, não se ouviu uma única voz de Vereador pedindo o Estudo de impacto nas finanças da Prefeitura.
Ao contrário do alegado quando da revogação do Plano dos Professores (onde os salários são pagos com dinheiro enviado pelo Governo Federal), parece que aumentar os salários de "paus mandados" (salários pagos com dinheiro do IPTU, FPM e outras taxas municipais) não afeta as finanças do Município.
Vejam abaixo os links para acessar o Diário Oficial de Uruçuca e comprove a descaração do gestores municipais.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Sepromi articula II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

A preparação para a II CONEPIR acontece através das conferências municipais, territoriais ou regionais. A primeira delas reunirá conferencistas em Valença, nesta terça-feira (07); seguida de Salvador (14); Gandu (21); Camaçari (22); Alagoinhas; Amélia Rodrigues e Livramento de Nossa Senhora (23); Campo Formoso e Serrinha (24); Santo Amaro e Souto Soares (25); Conceição do Coité e Seabra (27); Cruz das Almas (29); Carinhanha, Feira de Santana, Juazeiro, Porto Seguro, Riachão das Neves e Xique – Xique (30); Abaíra e Itabuna (04 de maio) Firmino Alves e Itaetê (05 de maio).Atendendo ao interesse da sociedade, o Plano Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade está inserido em ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para transformar mazelas históricas e contemplar as reivindicações dos movimentos sociais. Além disso, serve como referência para a adoção de medidas reparatórias das condições a que são submetidos os negros e índios, colocados em posições inferiores ou nulas, principalmente, no que diz respeito a direitos básicos garantidos na Constituição brasileira como educação, saúde, moradia. Leia mais...

segunda-feira, 6 de abril de 2009

VEREADORE$ DE URUÇUCA DEIXAM PROFESSORES SEM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

Com um arremedo de Projeto de Lei, com projeto de iniciativa do Prefeito Moacyr, com dois artigos, e uma proosição de substitutivo dos Vereadores, acrescentaram mais um artigo ao Projeto, o Parlamentares de Uruçuca revogaram o Plano de Carreira, Cargos e Salários do Magistério Municipal.

Vejam bem, a incoerência e incompetência dos Senhores Representantes do Povo uruçuquense. Em entre abril e julho de 2008, a Câmara, o Executivos e os professores de Uruçuca, representados pelo seu sindicato, debateram mais de 50 artigos, parágrafos, incisos, alíneas e anexos. Foram cerca de 3 meses aprimorando a lei que estabeleceria as normas da educação no Município, versando sobre as normas da admissão, qualificação dos profissionais, gestão do sistema educacional, condições de trabalho e evolução na carreira, na verdade, o estabelecimento de uma carreira no exercício do mogistério.

Infelizmente, apesar de a maioria dos Sres Edís serem remanescentes de 2008, preferiram ignorar o tempo, o esforço e o dinheiro público, gastos ano passado para aprovar o PCCS do Professores e, $abe-$e o por quê, revogaram a lei em vigor por uma que não estabelece nenhuma nova lei.

Parece piada, mais é isso mesmo! Os "legisladores" deixaram Uruçuca sem legislação que diga como deve se proceder a Educação e na educação os seus profissionais.

Agora, a única norma que gere o futuro da educação municipal é o artigo que determina que o Prefeito deve apresentar novo Projeto de Lei sobre PCCS em 60 dias.

Vamos aguardar e até lá, educação sem lei em Uruçuca.

COLO COLO, VENCE E SEGUE EM SUA LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO

Com uma vitória magra, 2X1, o Colo Colo venceu o time de Madre de Deus e segue em sua luta contra o rebaixamento. Com 19 pontos, e ocupando a 8ª posição, o tigre ilheense ainda ruje e deixa 4 adversários pra traz, Feirense, Madre de Deus, Camaçari e Poções.
Os gols do tigre foram marcados por Jâni, no primeiro tempo, e Almir Sergipano no segundo tempo. O Madre de Deus descontou aos 33 min do 2º tempo, com Eloi.


Já o Azulino itabunense, também eliminado, atrapalhou a vida do Atletico de Alogoinhas, ao infringir uma derrota por 4 a 1. Mesmo tendo vencido o Itabuna não tem nenhuma chance de classificação e sua vitória servio para mantê-lo na 6ª posição do certame.

VITÓRIA GANHA E SE DISTANCIA NA LIDERANÇA

Foi no sufoco, mas o Vitória conseguiu sair com o triunfo diante do Conquista, neste domingo (5), no Barradão. O jogo foi truncado do início ao fim, mas o Leão conseguiu marcar um e garantiu a vitória. O rubro-negro agora dispara na liderança, com sete pontos de vantagem para o rival Bahia. O Conquista continua com 30 pontos, na quinta colocação e vê as chances de classificação diminuirem. Confira mais detalhes na coluna de Esportes!

BAHIA É HUMILHADO PELO IPITANGA

A opção do treinador do Bahia, Alexandre Gallo, em mandar um misto frio para Senhor do Bonfim acabou em um humilhante placar de 4 x 0 para o Ipitanga, escapando ainda de levar mais. Alguns lances de perigo para os dois lados aconteceram, mas o vexame tricolor já estava desenhado e o placar não foi mais mudado. O tricolor volta agora todas suas atenções para o confronto contra o Coritiba, pela Copa do Brasil. Leia mais na Coluna de Esportes.

Jornal Bahia Online apresenta foto de Serra Grande/Uruçuca

Quando vários sites, empresas, e sabe-se lá mais quem, sempre apresentam a Praia de Serra Grande como Ilhéus ou Itacaré, vale parabenizar o Bahia Online pela divulgação da bela imagem com a identificação correta.

Estado avaliou sete áreas para implantar "Porto Sul"

Documentos obtidos com exclusividade pelo Jornal Bahia Online, revelam que antes de o governo da Bahia decidir pela implantação do Porto Sul, em Ponta da Tulha, litoral norte de Ilhéus, técnicos verificaram, pelo menos, seis áreas entre o sul e baixo-sul baiano, até chegar a escolha definitiva.

Serra Grande, litoral norte, outra área estudada
Crédito da foto: JBO


Leia matéria completa no Jornal Bahia Online

domingo, 5 de abril de 2009

ALGUNS REPASSES DO GOVERNO FEDERAL

Os valores abaixo referem-se a alguns repasses feito pelo Governo Federal para o povo de Uruçuca (pelo menos a intensão era essa).

FUNDEB : R$ 1.316.414,93 (até 03/04)
Fundo de Participação dos Municípios - FPM (CF, art.159) - R$ 1.871.353,61 (até 30/03)
Bolsa Família - R$ 552.268,00 (até 30/03)

Prefeitura de Ilhéus compra alimentos, mas merenda some

A Prefeitura de Ilhéus gastou quase 700 mil reais nos últimos meses com a suposta compra de produtos para a merenda, mas desde o início do ano as crianças estão sem o lanche. São mais de 23 mil alunos estão sem o benefício.
Segundo a presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Jaciara da Silva Santos, a maioria dos gastos com as supostas compras ocorreu em dezembro de 2008 e em janeiro deste ano. Neste período as crianças estavam de férias.
Ela diz que não sabe para onde foram levados os alimentos supostamente adquiridos. O certo é que os alunos, incluindo as crianças das creches e pré-escola, estão sem merenda desde o dia 16 de fevereiro.
A Secretaria de Educação prometeu regularizar o fornecimento da merenda escolar na próxima semana, mas não explica as compras nem o sumiço. Mais detalhes na edição do jornal A Região deste final de semana.

PRESIDENTE DO PARTIDO DA DEPUTADA ÂNGELA SERÁ DENUNCIADO À JUSTIÇA

EX-secretário acusado de ilegalidades na gestão do Bolsa Família
O ex-secretário municipal de Desenvolvimento Social (de Salvador) e presidente do PSC na Bahia, Eliel Santana, vai ser indiciado pelo Ministério Público Estadual e Federal por irregularidades em um contrato de R$ 1,86 milhão referente à verbas do programa Bolsa Família. Também será responsabilizado Paulo Brito dos Santos, dirigente da entidade filantrópica Instituição Universal de Amparo (IUA), contratada pela prefeitura, sem licitação, para realizar o cadastro do programa social federal. Além da terceirização do cadastro ser considerada ilegal, a investigação descobriu superfaturamento e ausência de prestação de contas num montante maior do que R$ 1 milhão. Após as denúncias, a prefeitura rompeu o contrato com a IUA. As informações são do Correio.
O PSC é o partido da Deputada Ângela Sousa. Portanto é um perigo o Bolsa Familia em Ilhéus, estar nas mãos desse partido e desse agrupamento político.

PROFESSORA DIVARITANA VAI A LUTA CONTRA MOACYR PELA DIREÇÃO DO SINDICATO

Com destaque e grande importância na batalha travada neste início de ano, em Uruçuca, a Prof.ª Divaritana é candidata a reeleição para Coordenadora do Núcleo do Sindicato dos Professores em Uruçuca.

A CHAPA 01 - FÉ NA LUTA/FÉ NA VIDA, a Prof.ª Divaritana e suas companheiras, têm por tarefa derrotar o Prefeito Moacyr.

A Chapa 01, além da Prof. Divaritana, tem ainda Rita Mel, Rosemare, Eduardo Varjão, Leda Del Rei, Claudia Alves e Sandra Maria Macedo. A eleição ocorrerá dias 21 e 22 de maio.

Mais informações no blog da APPIAPLB/SINDICATO.

MOACYR QUER TOMAR DIREÇÃO DO APLB/SINDICATO NA REGIÃO

Não bastasse não pagar os salários pela metade, cortar a carga horária e extinguir o Plano de Cargos dos Professores de Uruçuca, o Prefeito Moacyr Leite tenta calacar a voz e a força da APPI-APLB/Sindicato (mais conhecido como Sindicato dos Professores). Foi dentro das dependências da Prefeitura de Uruçuca que foi formada a CHAPA RENOVAR PRA VALER disputa as eleições da Delegacia e do Núcleo Sindical dos Professores em Uruçuca.

O fato é que os professores e a atual diretoria do sindicato, capitaneados pela Prof.ª Divaritana, em Uruçuca, com o apoio da Prof.ª Enilda, da Delegacia Sindical Regional, têm sido a principal dor de cabeça de Moacyr Leite. Reunidos, a cerca de duas semanas, cargos de comissionados da Secretaria de Educação de Uruçuca e uma senhora chamada Prof.ª Ana Maria(candidata a presidenta em Ilhéus), arquitetaram a montagem de uma chapa para tentar tomar a direoria do Sindicato e, assim, desmobilizar a luta dos professores de Uruçuca.
A tentativa de silenciar os professores é tão grande grande que o Prefeito Moacyr escalou a rof.ª Dyrce, mais conhecida como "dircinha", que ocupa o cargo de CONFIANÇA na Prefeitura. O Estatuto da APLB/Sindicato proibe. A ilegalidade foi descoberta e a Servidora de Moacyr foi impugnada. Porém, outras "dirces" existem e a chapa do prefeito de Uruçuca vai tentar acabar com a luta dos professores.
Abaixo, o decreto de nomeação da Sr. Dirce.