sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Deputado Yulo Oiticica foi palestrante no Congresso de Odontologia e Medicina Legal

Um novembro Azeviche contra o racismo institucional

Começa na segunda-feira (16), o calendário de atividades do Novembro Negro da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), batizado de Azeviche. Este é o nome dado ao carvão compacto usado para confecção de jóias e usado pelo grupo afro Ilê Aiyê em referência ao mês de maior número de mobilizações pelos direitos do povo negro na Bahia.
O evento, que já está em sua segunda edição, tem início com as exposições fotográficas Resistência Viva e Estação Azeviche, cujos lançamentos serão regados com a música do Ilê Aiyê e a capoeira de Tonho Matéria.
A primeira mostra, apresentará aos públicos interno e externo da Sedes as trajetórias de homens e mulheres que contribuem com a valorização e ascensão da comunidade negra dentro das temáticas da política, educação, do jurídico, social e religioso. As fotos serão exibidas nos corredores da secretaria. Confira matéria completa e a Programação.

Debate Regional com lideranças da esquerda do PT

Está confirmado para este sábado dia 14/11 um grande encontro regional do sul da Bahia com lideranças da esquerda do Partido dos Trabalhadores (PT).
Um dos objetivos do encontro e debater a Conjuntura política e social da Região, do Estado e Nacional para traçar novos caminhos para região Sul da Bahia.
Além de militantes do PT e outras lideranças políticas de Itabuna e região estarão presente também prefeitos; o Deputado Estadual Yulo Oiticica (PT) da Frente de Juventude e de Assistência Social; o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do governo da Bahia Valmir Assunção; e o Superintendente do Governo Federal da Pesca para a Bahia e ex-presidente do PT da Bahia, Marcelino Galo.
O evento vai acontecer na sede da API/APLB que fica na Praça Adami em Itabuna, com previsão de início para as 9h da manhã.
A atividade é organizada pelo grupo da tendência interna do PT “Articulação de Esquerda”.
Leia mais sobre outros assuntos em:http://josivaldotempopresente.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sugira Emendas ao Orçamento Público Estadual para 2010

O mandato do deputado Yulo Oiticica esta recolhendo propostas de emendas para apresentar ao Orçamento Público Estadual. Qualquer pessoa poderá encaminhar propostas de realização de obras para sua localidade, comunidade, entidade, cidade e bairro. Este é o momento de apresentar as sugestões de destinação de recursos para a realização de obras de melhoria para diversas áreas como: educação, saúde, saneamento, eletrificação rural, segurança, lazer e outros.
É importante enviar sugestões para que o deputado Yulo Oiticica possa apresentar emendas que atendam as necessidades da população.

Entre em contato com o gabinete e apresente sua proposta preenchendo o formulário abaixo. As emendas devem ser apresentadas até o dia 18 de novembro de 2009.
Sugestões para Orçamento do Estado 2009 /2010

Município: _____________________
Reivindicação: (posto de saúde da família, estrada, quadra poliesportiva, fabrica de polpa, doces, casa de farinha, pavimentação, calçamento, centro de referência de juventude, poço, cisterna, viatura e outros). _____________________________________________________________________________________________________________________

Contato do proponente da emenda:
Nome ____________________________
Bairro _______________________
Entidade ____________________
Tel: ( ) ______________________
E-mail: __________________________________________________________
Maiores informações entrem em contato com os assessores do deputado Yulo: Juçara / Jairo / Adeilton - Fone: (71) 3115-5429 ou 3115 4007

OBS: Após preenche reste formulário envie ao gabinete do deputado pelo fax: ou email:
yulooiticica@alba.ba.gov.br fax: 3115-5505

Comissão do Senado aprova 14° salário para professores de escolas com bom desempenho

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (10) um projeto de lei que prevê 14° salário para professores de escolas que tiverem bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A matéria precisa agora passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois, pela a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na qual tramitará em caráter terminativo.
O projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), prevê que, para ter direito ao 14° salário no final do ano, os professores precisam elevar o Ideb de sua escola em pelo menos 50%.
Também serão beneficiados profissionais de escolas que alcançarem um índice igual ou superior a sete. O indicador foi criado em 2005 e avalia a qualidade do ensino público a partir do desempenho dos alunos na Prova Brasil e das taxas de aprovação.
Escolas, municípios e estados ganham uma nota, em uma escala que vai de zero a dez. A média nacional em 2007 foi de 4,2 pontos para os anos inciais do ensino fundamental. O novo Ideb será divulgado em 2010.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a proposta é “complicada” porque beneficia alguns professores e não garante o direito a todos. “Premiar por mérito é ruim para a educação, isso precisa ser muito bem pensado. Nós somos contra a esse tipo de medida”, disse à Agência Brasil.
Na avaliação dele, o projeto não leva em conta as condições de trabalho do professor e da própria escola, fatores que influenciam no desempenho do aluno. “Muitos docentes trabalham em colégios que ficam em regiões difíceis que não permitem que o Ideb seja alto. O melhor prêmio é uma carreira com critérios claros e democráticos de evolução. A boa avaliação é aquela que permite a análise do problema”, defende o presidente da entidade.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Marcelino Galo elogia atuação do PT de Ipiaú




O Superintendente Federal de Pesca e Aqüicultura e ex-presidente do PT da Bahia, Marcelino Galo (foto) esteve em Ipiaú na ultima terça-feira,10, com o objetivo de se reunir com membros do Diretório Municipal deste partido e discutir a sua pré candidatura a deputado estadual e as estratégias da agremiação nas próximas eleições. Na oportunidade Marcelino Galo hipotecou apoio ao futuro presidente do Diretório Municipal,Orlando Santos,e destacou a importância do PT lançar candidatura própria para a Prefeitura de Ipiaú.

Lembrando que o PT de Ipiaú tem uma historia gloriosa,cujo um dos percussores foi o ex vereador Adilson Duarte, o superintendente Marcelino Galo, ressaltou a importância da chapa de consenso encabeçada por Orlando Santos que é uma pessoa incorporada aos setores culturais e esportivos da cidade.Quanto à eleição municipal Galo disse:”Em 2012 nós vamos precisar aqui(em Ipiaú)de um partido forte, qualificado e enraizado nas sociedade no sentido de disputar a Prefeitura e com certeza fazer o primeiro prefeito filiado ao Partido dos Trabalhadores,sendo esse processo comandado pelo nosso companheiro Orlando”.

Quanto ao vereador Aloísio Teixeira Mendes, vice-presidente da Câmara Municipal de Ipiaú, Marcelino Galo salientou: ”Trata-se de um companheiro extremamente qualificado do ponto de vista político pelo que exerce um mandato aberto colocando o mesmo à disposição da sociedade local, disponibilizando-o aos movimentos sociais, à comunidade organizada e estando à frente de questões importantes, como a organização dos professores, dos trabalhadores rurais, da juventude, das mulheres, dos negros, de forma que é um companheiro que é um companheiro que tem uma contribuição muito grande na construção da democracia neste município. Nós nos sentimos orgulhosos pelo mandato que o companheiro Aloísio vem desenvolvendo aqui”.

Concluindo o seu comentário político Marcelino Galo disse que o Partido dos Trabalhadores será vitorioso nas próximas eleições. ”Com certeza o presidente Lula fará o seu sucessor(a), que ao que tudo indica é a ministra Dilma que é uma mulher com todas as condições de continuar a aprofundar e avançar nesse projeto iniciado pelo presidente Lula.Quanto ao governo Jaques Wagner,sem duvida nenhuma é um seguidor do presidente Lula e vem fazendo na Bahia o que o presidente vem fazendo no Brasil.Com certeza esse nosso governador vai ser reeleito.Já aqui em Ipiaú o PT também deverá manifestar a sua vocação de poder e governar este município para fazer o que Lula está fazendo no Brasil,para fazer o que Wagner ta fazendo na Bahia.Então Ipiaú precisa,Ipiaú necessita de ter um prefeito do Partido dos Trabalhadores e isso vai ser nessa gestão do companheiro Orlando que se encerrará em 2012.justamente concluindo esse processo de sucessão municipal”. Com informações do Notícias de Ipiaú.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

URUÇUCA: ABAIXO A DITADURA




Devido à sua desastrosa administração, o Coronel Moacyr Batista de Souza Leite vem decepcionando não apenas a comunidade em geral, como também àqueles que lhe apoiaram. Muitas pessoas que integram o famoso grupo do 11, como chamam, pessoas que doaram parte de sua vida para colaborar com a ascensão de Moacyr ao poder, foram totalmente abandonadas ou esperavam que o traíra tivesse um pouco mais de consideração e respeito para com elas.

Vale lembrar que antes das eleições, "o dito cujo carcará sanguenolento" estava tão falido que até feira doavam pro desgraçado. Na ebtrevista que deu em sua emissora de rádio(Cidade FM), o prefeito deixou bem claro que todos aqueles que compõem o seu grupo têm a "obrigação" de votar nos seus candidatos. Isso mesmo. Essa foi a palavra que o Sr. feudal usou, obrigação.

Só queremos lembrar às pessoas que infelizmente trabalham em sua gestão devido à necessidade, que não existe a menor possibilidade de ele saber em quem vocês votaram. O regime militar acabou há mais de 20 anos , minha gente, portanto, em outubro do ano que vem, pé-no-traseiro dele e abaixo a ditadura.
Boca Livre

CONVITE - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O PRECONCEITUOSO TAMBÉM É CAFONA E GROSSEIRO


O político graduado costuma transmitir num dado momento, segurança para o povo o qual governa ou governará. Em tese, o conhecimento acadêmico irá facilitar a boa gestão da coisa pública, entretanto, temos exemplos de governantes que são médicos, advogados, engenheiros, dentre outros, que ocuparam postos tanto no legislativo, como no executivo, ainda assim provaram ser incompetentes, inoperantes e corruptos.

Na política, às vezes não basta ser doutor para bem governar, é preciso que haja sensibilidade e vontade política, capacidade para entender os problemas da humanidade, como por exemplo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem apenas o segundo grau, no entanto, sua habilidade é reconhecida por políticos , artistas e intelectuais como Monovox, Nelson Mandela, Príncipe Charles, Fernando Moraes, Ziraldo e até o presidente Obama dos Estados Unidos.

Na última semana o cantor e compositor baiano, Caetano Veloso deu uma declaração ao Jornal O Estado de São Paulo, na qual dizia que Lula é analfabeto, grosseiro e cafona. Poderia até ser relevante as afirmações deste gênio da Música Popular Brasileira, se o próprio não tivesse sido perseguido e exilado durante o Regime Militar, onde todos os presidentes eram Generais Doutores.

Hoje é mais fácil condenar o presidente da República por não ter curso superior, do que olhar para trás e situar-se numa época em que exigir democracia era exemplo de afronta ao governo. Quem ponderar sobre as afirmações grosseiras, cafonas e preconceituosas do cantor Caetano Veloso, não terá dificuldade para entender que não há nada mais cafona do que julgar uma pessoa porque esta não teve acesso à Universidade e que não há nada mais grosseiro que discriminar os outros, pois os maus julgadores julgam a si mesmos.
Fonte: É POLÍTICA

Wagner viaja em busca de novos investimentos para Bahia

O governador Jaques Wagner embarcou neste domingo (8) em missão comercial aos países de El Salvador e República Dominicana. Além de encontros entre Wagner e os presidentes desses países, estão previstas também assinatura de cartas de intenção para cooperação técnica na área do trabalho decente. Na programação da viagem, que dura até dia 12, ainda constam palestras do governador nas sessões plenárias do Conselho Superior do Trabalho de El Salvador, sobre a construção da Agenda Bahia do Trabalho Decente, e do Conselho Econômico, Social e Institucional da República Dominicana, quando Wagner abordará a importância do diálogo social para o fortalecimento da democracia. Além do governador, viajaram o chefe de gabinete Fernando Schmidt e a primeira dama Fátima Mendonça.

Começam as aulas do Programa Qualifica Bahia


Nesta segunda-feira (09) começam as aulas do Programa Qualifica Bahia, que atenderá a quase 11 mil trabalhadores distribuídos por 213 municípios baianos. Neste programa, o Governo do Estado está investindo recursos próprios da ordem de R$ 4,9 milhões, oriundos do Fundo de Amparo e Combate a Pobreza (Funcep), da Casa Civil.

A prioridade do Programa Qualifica Bahia é atender pessoas vulneráveis econômica e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas à discriminação social, como afrodescendentes, indiodescendentes, desempregados, pessoas com deficiência e com mais de 40 anos de idade.

O programa está voltado para uma demanda de qualificação no estado, nas cadeias produtivas da agricultura familiar e economia solidária, comércio e serviços, construção civil, empreendedor individual, construção naval, portuário e mineração, petróleo e gás, turismo.

A proposta do Governo do Estado com o Qualifica Bahia é reduzir os riscos de demissão e as taxas de rotatividade dos trabalhadores baianos, elevando a produtividade, a melhoria dos serviços prestados, e, consequentemente, aumentando a competitividade e as possibilidades de elevação do salário e renda desses profissionais.

A implantação do programa visa, também, contribuir com o desenvolvimento regional por meio da participação ativa da população local como força de trabalho qualificada. Com o Qualifica Bahia, o Governo do Estado espera a inserção de, no mínimo, 30% do total de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho, ficando a cargo do SineBahia a intermediação da mão-de-obra preparada.