segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Começam as aulas do Programa Qualifica Bahia


Nesta segunda-feira (09) começam as aulas do Programa Qualifica Bahia, que atenderá a quase 11 mil trabalhadores distribuídos por 213 municípios baianos. Neste programa, o Governo do Estado está investindo recursos próprios da ordem de R$ 4,9 milhões, oriundos do Fundo de Amparo e Combate a Pobreza (Funcep), da Casa Civil.

A prioridade do Programa Qualifica Bahia é atender pessoas vulneráveis econômica e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas à discriminação social, como afrodescendentes, indiodescendentes, desempregados, pessoas com deficiência e com mais de 40 anos de idade.

O programa está voltado para uma demanda de qualificação no estado, nas cadeias produtivas da agricultura familiar e economia solidária, comércio e serviços, construção civil, empreendedor individual, construção naval, portuário e mineração, petróleo e gás, turismo.

A proposta do Governo do Estado com o Qualifica Bahia é reduzir os riscos de demissão e as taxas de rotatividade dos trabalhadores baianos, elevando a produtividade, a melhoria dos serviços prestados, e, consequentemente, aumentando a competitividade e as possibilidades de elevação do salário e renda desses profissionais.

A implantação do programa visa, também, contribuir com o desenvolvimento regional por meio da participação ativa da população local como força de trabalho qualificada. Com o Qualifica Bahia, o Governo do Estado espera a inserção de, no mínimo, 30% do total de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho, ficando a cargo do SineBahia a intermediação da mão-de-obra preparada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário