sábado, 21 de agosto de 2010

QUANDO A DIREITA TENTA SE AFASTAR DE SERRA: PROJETO DERROTADO

Editoriall da Folha, critica Serra e joga a toalha!

Essa nem o gran-duque tucano, FHC, e nem o mais despreparado dos quadros tucanos poderiam esperar. A Folha de São Paulo com um edital criticando o Serra e praticamente jogando a toalha. Veja o Texto.


São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010
Editoriais

Avesso do avesso
Tentativa do tucano José Serra de se associar a Lula na propaganda eleitoral é mais um sinal da profunda crise vivida pela oposição
Pode até ser que a candidatura José Serra à Presidência experimente alguma oscilação estatística até o dia 3 de outubro. E fatores imprevisíveis, como se sabe, são capazes de alterar o rumo de toda eleição. Não há como negar, portanto, chances teóricas de sobrevida à postulação tucana.
Do ponto de vista político, todavia, a campanha de Serra parece ter recebido seu atestado de óbito com a divulgação da pesquisa Datafolha que mostra uma diferença acachapante a favor da petista Dilma Rousseff.
A situação já era desesperadora. Sintoma disso foi o programa do horário eleitoral que foi ao ar na quinta-feira no qual o principal candidato de oposição ao governo Lula tenta aparecer atrelado... ao próprio Lula.
Cenas de arquivo, com o atual presidente ao lado de Serra, visaram a inocular, numa candidatura em declínio nas pesquisas, um pouco da popularidade do mandatário. Como se não bastasse Dilma Rousseff como exemplar enlatado e replicante do "pai dos pobres" petista, eis que o tucano também se lança rumo à órbita de Lula, como um novo satélite artificial; mas o que era de lata se faz, agora, em puro papelão.
Num cúmulo de parasitismo político, o jingle veiculado no horário do PSDB apropria-se da missão, de todas a mais improvável, de "defender" o presidente contra a candidata que este mesmo inventou para a sucessão. "Tira a mão do trabalho do Lula/ tá pegando mal/... Tudo que é coisa do Lula/ a Dilma diz/ é meu, é meu."
Serra, portanto, e não Dilma, é quem seria o verdadeiro lulista. A sem-cerimônia dessa apropriação extravasa os limites, reconhecidamente largos, da mistificação marqueteira.
A infeliz jogada se volta, não contra o PT, Lula, Dilma ou quaisquer dos 40 nomes envolvidos no mensalão, mas contra o próprio PSDB, e toda a trajetória que José Serra procurou construir como liderança oposicionista.
Seria injusto atribuir exclusivamente a um acúmulo de erros estratégicos a derrocada do candidato. Contra altos índices de popularidade do governo, e bons resultados da economia, o discurso oposicionista seria, de todo modo, de difícil sustentação em expressivas parcelas do eleitorado.
Mais difícil ainda, contudo, quando em vez de um político disposto a levar adiante suas próprias convicções, o que se viu foi um personagem errático, não raro evasivo, que submeteu o cronograma da oposição ao cálculo finório das conveniências pessoais, que se acomodou em índices inerciais de popularidade, que preferiu o jogo das pressões de bastidor à disputa aberta, e que agora se apresenta como "Zé", no improvável intento de redefinir sua imagem pública.
Não é do feitio deste jornal tripudiar sobre quem vê, agora, o peso dos próprios erros, e colhe o que merece. Intolerável, entretanto, é o significado mais profundo desse desesperado espasmo da campanha serrista.
Numa rudimentar tentativa de passa-moleque político, Serra desrespeitou não apenas o papel, exitoso ou não, que teria a representar na disputa presidencial. Desrespeitou os eleitores, tanto lulistas quanto serristas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DILMA E LULA EM SALVADOR

O presidente Lula e a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, devem realizar um comício em Salvador na próxima semana. Além do comício em Salvador, o presidente deve acompanhar a candidata petista em mais três eventos na próxima semana: panfletagem na porta da Mercedes em São Bernardo do Campo, comício em Campo Grande (MS) e é analisada a possibilidade de mais um em Dourados, naquele mesmo estado, na hora do almoço do presidente. (Com informações da Folha/ Thiago Ferreira)

Cristãos com Dilma na disputa presidencial

Líderes evangélicos reforçaram o apoio à candidatura da coligação Para o Brasil Seguir Mudando e resumiram 13 motivos (leia aqui) para que os cristãos votem em Dilma Rousseff. A Igreja evangélica fundamenta este apoio não apenas nos programas sociais coordenados por Dilma, como o Luz para Todos e o Minha Casa, Minha vida, mas também no seu compromisso com o Brasil e sua determinação em lutar pelos menos favorecidos.
“Votar na Dilma é uma decisão acertada para que as coisas continuem melhorando. Afinal, mudar o jogo agora é arriscado. Time que vence não muda. Ela é competente e isso basta”, defende o deputado federal Manoel Ferreira (PR-RJ).
“Dilma é uma lutadora. Ela é uma vencedora, uma mulher de fibra. Juntamente com o presidente Lula desenvolveu o projeto de um Brasil que está dando certo”, afirma o deputado federal Bispo Robson Rodovalho (PP-DF), fundador do ministério Sara Nossa Terra.
Os 13 motivos constam do informativo “Ao povo de Deus” (clique aqui para ler). Segundo os evangélicos, Dilma é uma mulher “madura, mãe, responsável e profundamente comprometida com nossa Nação.” E é ainda a garantia do futuro de prosperidade com foco no crescimento e no desenvolvimento do país, favorecendo os mais pobres.
Os evangélicos também acreditam que a luta de Dilma contra a ditadura é prova de sua vocação democrática. “Dilma Rousseff, em sua luta por liberdade e justiça, no período da ditadura, sintetiza todas as virtudes da vocação democrática, e também as resistências morais e de caráter da mulher brasileira”, avaliou o presidente da Igreja Universal do Reino de Deus, bispo Jerônimo Alves.
Preservação da vida
O compromisso com a família, assumido em discurso na Igreja Assembleia de Deus, em Brasília, é outro argumento para o voto em Dilma. Na ocasião, a candidata manifestou sua preocupação com a “preservação da vida”. Na “Carta ao Povo de Deus” (leia aqui), a candidata afirma que a família sempre foi e será o esteio de uma sociedade saudável.
“Quanto mais estruturada é a família, menos caos social teremos. É no desajuste familiar que vemos nascer o abandono infantil, gerando os chamados meninos de rua. É na violência doméstica que temos a semente dos adolescentes infratores, marcados pela dor vivenciada em seus próprios lares”, afirma a candidata.
A Igreja evangélica celebra ainda a regularização da ocupação das áreas públicas destinadas aos templos e organizações filantrópicas e entende que Dilma sabe do papel das igrejas no resgate social. “O Brasil avançou muito no governo Lula, mas é preciso consolidar o processo democrático e a justiça social. Dilma tem visto nossa preocupação em torno da família, da criança, do adolescente e do idoso”, diz o vice-presidente do PSC, pastor Everaldo Dias Pereira.
Rede social
Na carta aos cristãos, Dilma faz este reconhecimento ao afirmar que as igrejas são responsáveis por uma grande e invisível rede social. “Isto é louvável (...) Quero construir esse diálogo com as instituições que têm sido os grandes amortecedores do sofrimento humano. Entendo seu valor, sua luta e seu trabalho impulsionado pela missão do Evangelho.”
Três motivos amparam o voto dos cristãos em Dilma: a fé e a determinação, a legitimação de sua liderança e sua força interior. Segundo um dos 13 motivos, “os obstáculos e os golpes da vida nunca a fizeram esmorecer nem desistir, apenas criaram mais motivação e esperança para lutar. Dilma é uma vencedora em todos os momentos de sua vida. Nas boas e nas más situações. Nos instantes de glória ou de solidão e tristeza, ela encontrou forças para ir em frente e cumprir sua missão.”
Fonte: Dilma13

Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas começa hoje em São Paulo

Uma roda de chorinho e samba, comandada pelo jornalista Luis Nassif, dará a largada para o maior evento na história da blogosfera brasileira. Às 20 horas desta sexta-feira (20), começa em São Paulo o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas – um feito que tem tudo para fazer avançar a luta pela democratização da mídia no país.
Para o sarau de abertura, o grupo de Nassif recebe as cantoras Anaí Rosa e Carmen Queiroz, a pandeirista Roberta Valente e o multi-instrumentista Miltinho Tachinha, entre outros músicos. A apresentação ocorre na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo, no número 305 da Rua Carlos Sampaio, próximo à Avenida Paulista.
Já o restante da programação, no sábado (21) e domingo (22), está marcado para o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, ao lado da Câmara Municipal, no Centro paulistano. É lá que os 312 participantes inscritos acompanham a mesa de abertura, as oficinas, parte dos grupos de discussão e a plenária final.
A blogosfera hoje
A boa procura pelo Encontro surpreendeu membros da Comissão Organizadora, como Altamiro Borges, o Miro, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. “Há dois meses, quando o Encontro começava a ganhar forma, pensávamos em reunir uns 200 blogueiros. O número de inscritos não só superou nossas expectativas como mostra que o movimento pode crescer muito”, analisa Miro.
Para Paulo Henrique Amorim, blogueiro do Conversa Afiada e também membro da Comissão Organizadora, a blogosfera já mostrou a que veio. “Antigamente, os tucanos de São Paulo davam três telefonemas e controlavam o Brasil. Eles ligavam para o Doutor Roberto (Globo), o Ruy Mesquita (O Estado de S. Paulo) e o Seu Frias (Folha de S.Paulo) e governavam a opinião pública brasileira. O que desmontou essa estratégia concentrada em três telefonemas foi a blogosfera.”
Já Luis Nassif fala em “nova etapa” para definir os desafios atuais dos blogs progressistas. “Nos últimos anos, montamos uma rede de grande impacto para impedir as maluquices da direita e o processo avassalador da mídia. Essa guerra acabou”, afirma o jornalista. “Agora é preciso enfrentar as divergências entre nós mesmos – entre os blogueiros dessa frente. É uma oportunidade para mostrar que a blogosfera comporta essa democracia.”
Representatividade
Mais do que democrático, o Encontro também será altamente representativo. É fato que o estado de São Paulo vai responder por pouco mais de 60% dos blogueiros mobilizados – mas haverá representantes de outros 17 estados e do Distrito Federal. Um dos maiores objetivos dos organizadores – atrair estudantes para os debates – também foi bem-sucedido. Pelo menos 90 inscritos são universitários, sobretudo de Comunicação Social.
No Encontro, esses jovens blogueiros, tuiteiros ou simples internautas poderão ter contato com as principais referências em blogs progressistas no Brasil. É o caso de Luiz Carlos Azenha (Viomundo), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Emir Sader (Blog do Emir) e Brizola Neto (Tijolaço) – além dos já citados Altamiro Borges, Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif.
A Carta e a Adin
Para fortalecer a luta contra a ditadura dos meios de comunicação, o Encontro vai aprovar, na plenária final, a Carta dos Blogueiros Progressistas. O documento – cujo texto-base foi divulgado nesta semana – propõe a união da blogosfera para formular “propostas de políticas públicas” e estabelecer “um marco legal regulatório que contemple as transformações pelas quais a comunicação está passando no Brasil e no mundo”.
Antes, no sábado, os participantes conhecerão o conteúdo de uma audaciosa Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) de autoria do jurista Fábio Konder Comparato. Trata-se de uma “Adin por Omissão”, que cobra do Congresso a regulamentação dos artigos sobre Comunicação presentes na Constituição Federal.
Duas entidades da área – a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão) – prometem entrar com essa ação no Supremo Tribunal Federal, com o apoio das seis centrais sindicais do país. O próprio Comparato é quem deve explicar aos blogueiros o sentido e a urgência dessa iniciativa.
Notificação a Serra
Os participantes do Encontro também devem protestar contra o candidato tucano à Presidência, José Serra, que, num golpe de baixaria, acusou o governo Lula de financiar “blogs sujos” que “patrulham” jornalistas. Segundo Paulo Henrique Amorim, a calúnia de Serra demonstra como se dá a “criminalização dos blogs” no Brasil.
“O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, com muita honra, deveria mudar de nome e se chamar 1º Encontro Nacional de Blogueiros Sujos”, ironiza o titular do Conversa Afiada. Em sua opinião, cabe ao evento máximo da blogosfera brasileira “entrar com uma notificação judicial e um pedido de explicação ao candidato José Serra para saber quem é sujo e quem é limpo”.
Site Vermelho (www.vermelho.org.br)

PEDIDOS DE 2ª VIA DE TÍTULO ELEITORAL: ATÉ 23 DE SETEMBRO

Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral do país.
Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.
Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.
Dois documentos
Na mesma sessão em que o TSE decidiu estender o prazo para pedido de reimpressão do título, o tribunal reiterou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros.

Valmir elogia prêmio dado a secretário em Camaçari

O deputado Valmir Assunção, candidato à uma vaga na Câmara Federal, nas eleições de outubro, elogiou o secretário de Municipal Extraordinário de Relações Internacionais de Camaçari, Ivanildo Antônio, pelo prêmio recebido da Fundação Americana Luiz Ademir (Flamir). "Trata-se do reconhecimento àqueles que realizam trabalhos que visam à melhoria da qualidade dse vida das pessoas", disse. Ivandildo recebeu o prêmio por causa dos trabalhos realizados nas áreas de saúde, arte e cultura em Camaçari.
Para Valmir, que foi secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, nos últimos três anos, o trabalho social, nas mais diversas áreass - cultura, educaçãoi e saúde, entre outras - requer esforço e dedicação. "E isso ele demonstrou. Daí porque o seu trabalho se identifica com as nosas propostras de trabalho. E por isso nos apoiamos mutuamente", disse.

Adilson Fonsêca
Jornalista DRT 969-BA

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PLENÁRIA DO PT DE IPIAÚ

Ferrovia sonhada por Vasco Neto vira realidade em 2012

Quando os trens da Ferrovia Oeste-Leste começarem a andar nos trilhos, vão materializar o projeto de um visionário que pensou muitos anos à frente do seu tempo, o engenheiro Vasco Neto. A execução da obra é resultado de um sonho vanguardista projetado por ele há mais de 50 anos.
"Ele sempre pensou que ferrovias eram a maneira mais barata de chegar a outros mercados. A ferrovia oeste-leste é apenas uma parte do projeto. O que ele desejava era uma ferrovia que chagasse até o Peru e tivesse saída para o oceano Pacífico, o que facilitaria a chegada dos produtos brasileiros ao mercado asiático", explicou Gal Vasco, socióloga e filha do engenheiro, que, aos 94 anos, não gosta de entrevistas. Na época em que projetou a ferrovia, na década de 50, Vasco Neto chegou a publicar um amplo estudo a respeito da implantação do projeto.
Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1970-1986), Vasco Neto sempre foi um apaixonado pelo trem de ferro, sobretudo pela influência dos pais, que eram ferroviários em Minas Gerais. "Ele sempre foi avançado na história, queria a construção de um sistema intermodal que integrasse ferrovia, hidrovia e rodovias", conta Gal Vasco, lembrando que, com base nas ideias do pai, o governo do estado, em parceria com o governo federal vai construir construir a estrada de ferro ligando o oeste baiano ao porto de Ilhéus.

ANÁLISE: Serra: quanto mais se expõe mais perde apoios

Análise: *José Roberto de Toledo – O Estado de S.Paulo
Dilma Rousseff (PT) virou no Sudeste. A petista lidera na região que é o maior colégio eleitoral do país por 41% a 32%. Na pesquisa anterior do Ibope, há menos de 10 dias, ela estava empatada em 35% com José Serra (PSDB) na região. E, no final de junho, estava cinco pontos atrás do tucano.
A despeito das margens de erro maiores (porque a amostra regional é menor que a nacional), a tendência de evolução das intenções de voto no Sudeste é consistente. E surpreendente. No primeiro turno de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu para Geraldo Alckmin (PSDB) por 820 mil votos de diferença na região.
Essa virada de Dilma deve-se ao aumento da vantagem da petista no Rio de Janeiro, à manutenção de uma pequena margem em Minas Gerais e a um surpreendente empate em São Paulo, onde Serra era governador até abril.
Como as margens de erro são grandes, esses resultados devem ser vistos com cautela, mas a sua repetição e intensificação a cada pesquisa são um sinal de que o tucano tem um problema grande a resolver. Leia matéria completa.

*É JORNALISTA ESPECIALIZADO EM ESTATÍSTICAS

Pesca e aquicultura: O desenvolvimento sustentável

Por Altemir Viana e Luis Sabanay

O Governo Lula inseriu a pesca e aqüicultura na agenda de desenvolvimento nacional. No inicio, o processo foi o resgate da dívida com o setor. Desde 2003 com criação da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) e, em 2009 a criação do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA) demonstra o compromisso, importância e avanços no Governo.
O modelo de desenvolvimento pautado na sustentabilidade ambiental, econômica e social permitiu a consolidação de políticas estruturantes. Tirou a pesca e a aqüicultura da falência, promoveu a inclusão social, alfabetizou, distribuiu renda, aumentou a produção e o consumo de peixes, ampliou significativamente a infra-estrutura, pesquisa, acesso ao crédito e qualificação da mão de obra, contribuiu para o fortalecimento da democracia e estabeleceu na agenda internacional pautada nos interesses estratégicos do Brasil.
Ao contrário daquela que Lula recebeu a herança a ser transmitida à próxima Presidenta Dilma Roussef será bendita.
Com esse objetivo o coletivo de militantes do Partido dos Trabalhadores que atua no Ministério da Pesca e Aqüicultura apresenta ao conjunto do partido e aos candidatos de diferentes níveis nas eleições de 2010 as diretrizes para formulação do Programa de Governo de 2011-2014.
13 Diretrizes Para o Brasil Continuar Mudando
1. Consolidar uma política de Estado. Isso se expressa no fortalecimento das políticas públicas definidas, na estabilidade institucional, na estruturação do Ministério da Pesca e Aqüicultura e no marco regulatório da atividade.
2. Construir Pacto Federativo. Promover a integração entre os diferentes níveis de governo e estimular os governos estaduais e municipais criarem espaços institucionais que correspondam e elaborem políticas para a pesca e aqüicultura.
3. Estruturar as cadeias produtivas da pesca e aqüicultura. O desenvolvimento e articulação de todas as etapas da cadeia produtiva desde a produção, transformação e comercialização.
4. Aumentar a produção. O país tem o maior potencial de produção de pescado devido à grande disponibilidade de águas, clima tropical e a diversidade de espécies entre outros fatores criam condições para dobrar sua produção até 2015.
5. Massificar o consumo. Ampliar, fortalecer e consolidar a participação do pescado no mercando institucional e contribuir para erradicação da fome no país facilitando o acesso para a população de baixa renda.
6. Expandir a pesquisa, qualificação de mão de obra e aprimoramento tecnológico. Ampliar a política de pesquisa aplicada e oferta de novas tecnologias sustentáveis. Constituir uma política de cooperação internacional com transferência e nacionalização de tecnologias.
7. Ampliar e ordenar uso dos recursos hídricos. Na implantação de pólos de desenvolvimento territorial, exploração da zona econômica exclusiva, zonas exclusivas de pesca, pesquisar e explorar novos recursos de pesca forma sustentávelNevertheless, the most significant addition to the supply of food from marine sources in the years ahead is likely to come from aquaculture and sea ranching. e regulamentar os usos múltiplos da águas para produção de pescado.
8. Intensificar a inclusão social e econômica dos pescadores artesanais. Continuar com a política de resgate da cidadania dos pescadores e aquicultores com serviços de acesso a cidadania, alfabetização com qualificação, promoção a saúde, saneamento e habitação.
9. Universalizar a assistência técnica e gestão. Constituir a assistência técnica e extensão pesqueira e aquicola gratuita e de qualidade, através de mecanismos da economia solidária como estratégia de consolidação de um modelo de desenvolvimento.
10. Apoiar a organização do setor. Criar uma política nacional de associativismo e cooperativismo apoiando todas as formas de organização econômica social, comunitária e solidária.
11. Consolidar a política territorial e desenvolvimento regional. Ter como eixo estratégico a universalização das políticas públicas, da participação e controle social e ampliar a organicidade dos atores produtivos e sociais, considerando as potencialidades, vocações e características socioculturais.
12. Fortalecer a democracia. Ampliar e fortalecer os colegiados de pesca e aqüicultura em todos os níveis de governo. Garantir a realização de conferências municipais, territoriais, estaduais e nacionais da pesca e aqüicultura como forma de assegurar a participação dos atores sociais no monitoramento e formulação de políticas publicas.
13. Intensificar a política internacional e integração regional. Defender os interesses do setor pesqueiro e aqüícola do Brasil nos principais fóruns internacionais. Fortalecer a cooperação internacional técnica, científica e econômica com países da América Latina, Caribe, África, Rússia, China e Índia. Interagir com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Altemir Viana é sociólogo e militante do PT-AM. Luis Alberto de Mendonça Sabanay é teólogo e militante do PT-SC.

Valmir e Marcelino Galo debatem alternativas para a juventude

De cada três adolescentes que deixam as Comunidades de Atendimento Socioeducativas (Case), um deles é assassinado por traficantes ou pela polícia. O dado alarmante divulgado esta semana pela Fundação da Criança e do Adolescente, (Fundac), órgão responsável pela execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei na Bahia, foi debatido ontem (17), com os candidatos a deputado federal, Valmir Assunção, e estadual, Marcelino Galo.
Galo e Valmir Assunção apresentaram a militantes do sistema socioeducativo, as principais questões e propostas de ações de ressocialização dos jovens em conflito com a Lei. Ambos são conhecedores das dificuldades enfrentadas pela Fundac. “A fundação precisa ampliar as unidades de internação provisória em municípios pólos ou sede das Varas de Infância e Juventude, ampliar as Unidades de Semiliberdade e construir uma política pública que garanta a inclusão social e produtiva daqueles adolescentes que saem da medida e, por vários motivos, têm dificuldades de continuar no ambiente que morava antes”, afirma Valmir.
Outra questão fundamental colocada pelos candidatos e que representa uma das reinvindicações, se refere às condições de realizar – de forma programada – o concurso público para todas as áreas da Fundac. “Em nossa gestão alavancamos a atuação da Fundação, dando-lhe autonomia e construindo novas estruturas de atendimento, agora é a vez de realizarmos o concurso”, completa Assunção.
A preocupação com o acompanhamento dos jovens após o fim do cumprimento da medida socioeducativa (quando o adolescente ganha a liberdade após período determinado pela Justiça), também foi foco de discussão. “Eles têm direitos como qualquer outro jovem. Nossa obrigação é criar estruturas que proporcionem condições básicas para a vida, como saúde, educação e lazer”. Galo ainda defende a geração de oportunidades de trabalho e formação como políticas para juventude, “assegurando que esses jovens não entrem para o tráfico de drogas”.

Vereador de Porto Seguro afina os passos na corrida pela eleição de Valmir Assunção

O vereador de Porto Seguro Gilvan Florêncio (PT) teve um encontro hoje com a coordenação de campanha de Valmir Assunção para afinar as ações da candidatura no extremo sul. No sábado, Jaques Wagner e os outros membros da chapa majoritária estarão em Porto Seguro e em Teixeira de Freitas em atividades com lideranças locais, e Valmir, filho da região, fará parte da comitiva. (Assista ao vídeo).
Florêncio ressaltou que, faltando pouco mais de um mês para as eleições, os apoiadores de Valmir Assunção no Extremo Sul trabalharão arduamente para consolidar o projeto político que deve levar o petista a uma cadeira na Câmara Federal.
“Eleger Valmir deputado federal não é só importante para a nossa cidade, mas para todo o Extremo Sul da Bahia. Precisamos de ter alguém no Congresso Nacional que entenda as reais necessidades dos que mais contribuem com o desenvolvimento do País sem terem, ainda, a devida recompensa, a exemplo dos agricultores familiares”, disse o vereador.
--
Débora Menezes Alcântara
Jornalista - DRT 2423 / BA

Dilma tem 22 pontos à frente entre eleitorado jovem

A Juventude está, cada vez mais, ao lado de Dilma Rousseff. É o que mostra a mais recente pesquisa Ibope, divulgada nesta segunda-feira, 16/8. “A candidata do PT apresenta crescimento expressivo entre eleitores jovens”, atesta a pesquisa, realizada com 2,5 mil entrevistados em 174 cidades de todas as regiões do País, a pedido da TV Globo e do jornal O Estado de S.Paulo, entre 12 e 15 de agosto.
Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são citados pelos entrevistadores, Dilma (34%) está 19 pontos à frente do demotucano (15%), entre eleitores de 25 a 29 anos. Na faixa etária dos 16 aos 24 anos, a diferença é de 18 pontos. Nossa candidata - a candidata daJuventude - têm 32% das intenções de votos.
O Ibope aponta que, na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são citados, Dilma (46%) está 18 pontos à frente do Zé Pedágio (28%), entre eleitores de 25 a 29 anos. Já entre os eleitores dos 16 aos 24 anos, a vantagem de Dilma é menor, porém não menos significativa: 13 pontos percentuais.
Segundo turno - Em um possível segundo turno, a surra seria ainda maior: 22 pontos de vantagem para Dilma (55%), entre eleitores de 25 a 29 anos. Nos jovens de 16 a 24 anos, a diferença a favor da candidata (52%) seria de 12 pontos.
Expectativa de vitória - Quando questionados sobre quem, independente de quem eles votariam, vai ganhar a eleição, outro grande resultado para Dilma: 26 pontos de vantagem! Nada menos que 55% dos jovens entre 25 e 29 anos apontam Dilma como sendo a vencedora. Entre os eleitores dos 16 aos 24 anos, Dilma abre 24 pontos, ficando com 53% das intenções de voto.
Seja qual for a leitura dos dados, todos apontam para a mesma coisa: a Juventude já escolheu sua candidata, quer ver o Brasil seguir mudando, vai seguir com Dilma, com nossa força e com nosso amor. Até a vitória!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dilma Rousseff diz que dará continuidade à política de valorização do salário mínimo

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, declarou hoje (17) que vai dar continuidade à política de valorização do salário mínimo implantada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Acredito, e acho que nós demonstramos isso, ao longo do nosso governo, que é possível reajustar o salário mínimo acima da inflação e manter a inflação sobre controle”, afirmou.
Ela disse acreditar que a política de valorização do mínimo foi uma das responsáveis pelo crescimento do mercado interno brasileiro e por sua “consistência”. Dilma ressaltou que, com essa política, aliada ao crédito e à formalização de empresas, que geraram 14 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada, o Brasil teve capacidade de resistir à crise econômica internacional.
“Junto com isso, os programas sociais, como o Bolsa Família, o Luz para Todos, o programa de aquisição de alimentos, todos esses fatores confluíram para, de fato, termos a redução da desigualdade que beneficiou todos os brasileiros”.
A candidata do PT participou, na manhã desta terça-feira, de ato com trabalhadoras de seis centrais sindicais (CUT, Força Sindical, Nova Central Sindical, CGTB, UGT e CTB), na Casa de Portugal, no bairro paulistano da Liberdade.
Edição: Lana Cristina

Vox Populi mostra Dilma 16 pontos percentuais à frente de Serra

Da Agência Brasil
Brasília
 - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem sobre o presidenciável do PSDB, José Serra, segundo pesquisa divulgada hoje (17) pelo Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Band e o portal iG. A petista aparece 16 pontos percentuais à frente do candidato do PSDB.
Dilma tem 45% das intenções de voto e Serra aparece com 29%. Marina Silva, do PV, manteve os 8% registrados na última pesquisa. Os outros candidatos não chegaram a 1%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 pontos percentuais.
A pesquisa registrou ainda 5% de votos brancos ou nulos e 12% de eleitores indecisos. Nesse cenário, se a eleição fosse hoje Dilma seria eleita no primeiro turno, já que teria mais votos do que a soma dos outros candidatos.
A pesquisa ouviu 3 mil eleitores em 219 municípios, entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22.956/10.
Edição: João Carlos Rodrigues

Por uma nova geração de políticas públicas

Nas sociedades contemporâneas, a juventude é a fase do ciclo da vida em que os seres humanos vivenciam, de maneira mais intensa, a construção de sua identidade pessoal e coletiva e iniciam a busca por autonomia e independência. Esta transição do mundo privado das relações familiares para a ocupação do espaço público, em geral, é marcada por uma atitude de experimentação e ao mesmo tempo de afirmação da individualidade, que se manifesta na insubmissão diante dos pais ou adultos.
A busca por autonomia pode ser vista como uma espécie luta individual pela soberania do próprio corpo, que durante a fase da infância é controlado pelos adultos. Com a justificativa da proteção e do cuidado, os pais ou familiares exercem uma forte dominação sob os corpos dos jovens que alcança desde a definição de horários de entrada e saída na casa, passando por restrições à participação em festas ou atividades de convivência, controle e repressão da atividade sexual, intromissão na escolha de parceiros afetivos, chegando até a interferência na escolha profissional ou pressão para o ingresso
precoce no mercado de trabalho, ainda que seja em ocupações precárias.
Evidentemente, as situações de dominação não são homogêneas e nem acontecem em todas as famílias.
Nas classes com maior renda, os jovens optam por estudar em universidades localizadas em cidades fora do domicílio da família. Em outros casos, esses jovens têm a oportunidade de passar temporadas de intercambio em países estrangeiros.
Para os jovens das camadas populares os caminhos para autonomia passam pelo casamento precoce ou gravidez, pela ruptura antecipada com o núcleo familiar quando acabam sendo expulsos de casa devido às escolhas comportamentais, ou pela entrada no mercado de trabalho quando acompanhada de mudança na cidade de origem. Outra forma de conquista de autonomia dá-se quando os jovens de cidades do interior migram para cidades pólo ou capitais em busca de vagas em universidades públicas ou de escolarização (profissional ou média) ou de empregos com maior remuneração.
Por isso, temos defendido a urgência de se formular uma nova geração de políticas de juventude que ofereçam programas viáveis e em grande escala, com objetivo de favorecer a conquista de autonomia pelos jovens.
A professora Marília Sposito afirma que as atuais políticas de juventude estão assentadas em estratégias de ocupação do tempo livre dos jovens, quando este não é absorvido pela escola e família. Assim, as políticas, enquanto formas reguladoras dos tempos, funcionariam mais como um elemento de dominação e poder sobre os segmentos juvenis, retirando dos jovens... Leia texto completo
fonte: Página13

Wagner defende maior respeito à pluralidade dos jovens

O governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, defendeu na noite desta terça-feira (17), durante o encontro com a juventude, a criação de mais políticas públicas para atender especificamente a esse segmento da sociedade, destacando o aumento da qualificação profissional e ampliação de vagas nas universidades, como elementos importantes para melhoria da qualidade de vida dos jovens.
"É preciso que haja mais emprego e acesso à cultura sempre respeitando a pluralidade de todos", declarou, para cerca de 800 pessoas, que lotaram a boate Madrre, no Jardim dos Namorados, ao som de hip hop e samba.
Wagner disse ainda que, durante seu mandato, foi criada, pela primeira vez, uma conferência e um conselho voltado para a juventude. E citou a parceria com o governo federal através, do Reuni e Prouni, e a chegada da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
No encontro foram, também, apresentadas as 13 propostas do plano de governo para a juventude, discutidas e aprovadas pelos representantes dos oito partidos que compõem a coligação "Pra Bahia Seguir em Frente" - PT, PP, PSB, PDT, PC do B, PRB, PSL e PHS.
Os jovens destacaram em suas propostas a elevação da permanência nas escolas, preparação para participar da organização da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, construção de praças e centros de referência voltados para juventude e o projeto Jovem Mulher, com programas de educação sexual e planejamento familiar.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMISSÃO TRIPARTITE: MAIS UM ESCUDO PARA A INÉRCIA DE MOACYR?

Será que a Comissão Tripartite de Trabalho, Emprego e Renda é apenas mais um penduricalho na estrutura inerte de gestão de política públicas do desgoverno Moacyr?
Desde a Constituição Federal de 1988 tem sido comum a criação e o funcionamento do Controle Social, seja por meio dos Conselhos ou através de Comissões paritárias envolvendo vários setores da sociedade. Cabe ao chamado Controle Social, de acordo com o objetivo para o qual foi formado, elaborar e propor políticas públicas, fiscalizar o desenvolvimento e execução orçamentárias das políticas públicas, solicitar providencias aos governantes e encaminhar denúncias aos Controles Externos (Tribunais de Contas, Ministérios Públicos e órgãos de controle federais).
Entretanto, o que vemos em Uruçuca é uma total inutilidade dos conselhos de controle social. Ressalve-se o bom trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar, que mesmo sem as condições ideais de trabalham, cumpre seu papel.
Mas os membros dos diversos conselhos e comissões municipais precisão dizer pra existem. Têm funções específicas, devem fiscalizar a execução dos programas sociais e gastos das verbas públicas. Mas o que vemos é uma postura omissa dos senhores e senhoras membros destes organismos.
Na saúde faltam médicos e medicamentos. Na educação o caos impera, as condições de trabalo são péssimas, a merenda das crianças não tem qualidade. O transporte escolar são velhos ônibus, verdadeiras sucatas maquiadas.
A omissão destas pessoas não podem mais continuar a prejudicar os cidadãos de uruçuquenses. Tá na hora do Ministério Público entrar em ação e cobrar destas pessoas as responsabilidades delas e do Sr. Prefeito.
Até quando os uruçuquenses vão ficar para trás, enquanto o Brasil e a Bahia vão melhorando?

Assistência técnica auxiliará pescadores no acesso ao crédito

O Ministério da Pesca e Aquicultura disponibiliza, através de edital, 3 milhões de reais destinados a contratação de assessoria técnica para facilitar o acesso de pescadores artesanais ao crédito para reforma e modernização de suas embarcações. As entidades interessadas poderão enviar suas propostas até 24 de setembro.

A assistência técnica e extensão pesqueira contratada auxiliará na organização e qualificação dos pescadores, na avaliação dos barcos, elaboração de projetos e mediação junto aos bancos a fim de conseguir o financiamento para as melhorias necessárias. Esta é mais uma ação do Programa Revitaliza que prevê a disponibilização de crédito a juros acessíveis aos pescadores artesanais, bem como a qualificação do público beneficiário e a facilitação no acesso a esses recursos.
Poderão concorrer as entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural (ATER) ou de extensão pesqueira e aquícola (ATEPA), Secretarias Estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca que disponham de departamentos de prestação de serviços de ATEPA ou ATER, entidades privadas sem fins lucrativos e consórcios públicos intermunicipais.
O edital contempla 8 Territórios da Pesca e Aquicultura ou regiões com grande concentração de pescadores artesanais, localizados em 05 estados, nos quais se identificou uma maior demanda e necessidade de ações de assistência técnica voltadas para esse fim.
As entidades selecionadas irão apoiar ações que tenham por finalidade revitalizar a frota pesqueira artesanal facilitando o acesso ao crédito para a reforma, modernização, conclusão ou substituição das embarcações artesanais, de forma a melhorar as condições de trabalho dos pescadores artesanais através de ações que resolvam problemas comuns, como a conservação do pescado a bordo, a segurança do trabalho e a redução de custos da embarcação.
As melhorias nos sistemas de produção ou exploração adotados pelos pescadores têm como conseqüência a melhoria de renda e aumento da qualidade do produto, entre outros. Os interessados deverão acessar o site do ministério: 
www.mpa.gov.br.
FONTE: Ministério da Pesca e Aquicultura

HIP HOP DO VALMIR ASSUNÇÃO 1310

PRIMEIRO PROGRAMA ELEITORAL DE TV DE DILMA

Ibope e Vox populi confirmam preferência por Dilma e Wagner

Os Institutos de pesquisa Vox populi e Ibope divulgaram na noite desta segunda-feira (16/08), mais uma pesquisa de intenção de voto sobre a sucessão presidencial e Governo do Estado da Bahia. De acordo com o levantamento realizado pelo Vox populi o candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT) lidera disputa com 45% da preferência dos eleitores e venceria o pleito ainda em primeiro turno se as eleições fossem hoje. Em segundo lugar com 24%, aparece o candidato Paulo Souto (DEM), seguido de apenas 9% do candidato peemedebista, Geddel Vieira Lima. Na última pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Datafolha, Jaques Wagner teve 45% das intenções de voto, o que representou mais do que a soma da porcentagem de todos os seus adversários.
Segundo o Vox populi, a presidenciável Dilma Roussef também confirma liderança com 41% e abre vantagem de 8% pontos contra o seu principal adversário, o tucano José Serra, que figura em 2º lugar com 31% da preferência do eleitorado.Já a sondagem realizada pelo Ibope, sobre a sucessão presidencial, divulgado agora a pouco pelo Jornal Nacional (Rede Globo), o cenário e ainda mais animador e favorece a candidata petista que abre extraordinária vantagem de 11% sobre o tucano. Dilma acumula 43% da preferência do eleitorado contra 32 de Jose Serra, seguido de 8% de Marina Silva.
Nas pesquisas anteriores José Serra oscilou negativamente e caiu de 36% para 32%. Já a representante do Governo Lula, ganha fôlego e é apontada progressivamente como favorita em todas as pesquisas de intenções de voto, caminhando desta forma para a vitória ainda em primeiro turno no pleito de outubro com ampla vantagem.
Para lideres petistas os pilares que justificam a liderança de Dilma em todas as pesquisas, devem-se ao fato da identificação da candidata com o projeto liderado pelo presidente Lula, somado aos altos índices de aprovação do seu governo.
Na pesquisa Ibope divulgada hoje, Lula aparece com 78% de aprovação do seu governo. “A tese de polarização na Bahia e no Brasil com os demo-tucanos para nos é correta e se confirma a cada pesquisa com a liderança de Dilma e Wagner, ratificando a supremacia do nosso projeto. Aqui na Bahia a tese é de seguir na mesma trilha, colocando nas mãos do eleitor a decisão de continuar o processo de mudança ou voltar ao passado. As pesquisas apontam vitória expressiva ainda em primeiro turno”, declarou o presidente do PT baiano, também Coordenador da Campanha de Dilma no Estado, Jonas Paulo.
Vale lembrar que com uma maior exposição dos candidatos petistas na mídia através das inserções no horário eleitoral gratuito que começa amanhã (17/08), a probabilidade de crescimento com relação à preferência do eleitorado se multiplica. 

Prefeitos do PT se mobilizam para eleger Dilma, Wagner, Pinheiro e Lídice

Prefeitos do PT, de diferentes regiões do estado, se reuniram nesta segunda-feira (16), em Salvador, para discutir estratégias de intensificação da campanha de Dilma, Wagner, Pinheiro e Lídice no interior da Bahia. Ao lado de Jonas Paulo, presidente estadual da legenda, e Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas e coordenadora da campanha majoritária, os gestores municipais traçaram metas e estabeleceram ações para o fortalecimento regional.
“O objetivo é garantir a unidade política para dar corpo à campanha, que tem os prefeitos como coordenadores nos seus municípios. Eles são lideranças fundamentais e com grande força aglutinadora”, destacou Jonas Paulo. Mesmo vendo os seus candidatos à frente nas pesquisas, tanto em âmbito federal quanto estadual, o dirigente afirmou que os esforços devem ser redobrados. “O nossa meta é dar uma grande margem a Dilma na Bahia, eleger Wagner no primeiro turno e fazer os dois senadores, Pinheiro e Lídice. Para isso, precisaremos do esforço dos nossos prefeitos e da nossa militância, assim como dos partidos da base aliada”, definiu.
Para Moema Gramacho, o conhecimento que os prefeitos têm da realidade de cada região é essencial para alavancar às candidaturas. “A vida acontece nos municípios e são os gestores municipais os maiores conhecedores da realidade de cada lugar”, frisou. “Da mesma forma, eles sabem melhor do que ninguém as ações que os governos federal e estadual realizaram e têm motivos de sobra para defender a continuidade dos projetos, porque conhecem os avanços que ajudaram na melhoria da qualidade de vida nos seus municípios”, finalizou Moema.