Quando os trens da Ferrovia Oeste-Leste começarem a andar nos trilhos, vão materializar o projeto de um visionário que pensou muitos anos à frente do seu tempo, o engenheiro Vasco Neto. A execução da obra é resultado de um sonho vanguardista projetado por ele há mais de 50 anos.
"Ele sempre pensou que ferrovias eram a maneira mais barata de chegar a outros mercados. A ferrovia oeste-leste é apenas uma parte do projeto. O que ele desejava era uma ferrovia que chagasse até o Peru e tivesse saída para o oceano Pacífico, o que facilitaria a chegada dos produtos brasileiros ao mercado asiático", explicou Gal Vasco, socióloga e filha do engenheiro, que, aos 94 anos, não gosta de entrevistas. Na época em que projetou a ferrovia, na década de 50, Vasco Neto chegou a publicar um amplo estudo a respeito da implantação do projeto.
Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1970-1986), Vasco Neto sempre foi um apaixonado pelo trem de ferro, sobretudo pela influência dos pais, que eram ferroviários em Minas Gerais. "Ele sempre foi avançado na história, queria a construção de um sistema intermodal que integrasse ferrovia, hidrovia e rodovias", conta Gal Vasco, lembrando que, com base nas ideias do pai, o governo do estado, em parceria com o governo federal vai construir construir a estrada de ferro ligando o oeste baiano ao porto de Ilhéus.
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