quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

URUÇUCA: OS REFLEXOS DA ELEIÇÃO DA CÂMARA COMEÇAM A SURGIR

A Coordenadora da Atenção Básica no Município de Uruçuca foi exonerada do cargo. Marcia Varjão foi indicada pelo vereador Carlos Magno, que decidiu encarar o "homi" Moacyr Leite, negando apoio à vereadora Magnólia Barreto para presidência da câmara de vereadores, imputando uma derrota que irá fazer com que o alcaide do município perca muitas noites de sono.
A reeleição do vereador Erivaldo Guimarães, Eri(PT) para presidência da Câmara foi um tiro no pé do presidente da AMURC, que perdeu a oportunidade de centralizar o poder.
A exoneração da Coordenadora configura uma retaliação direta ao vereador Carlos Magno, já que o edil resolveu apoiar os vereadores que na opinião do prefeito compõem o "eixo do mal". Uma fonte muito próxima do prefeito nos informou que outras cabeças vão rolar e a próxima lista é cota do vereador Valmary.
Fonte: Boca Livre

Frente Parlamentar da Juventude lança Campanha Juventude Viva

A Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia lança hoje a Campanha Juventude Viva, no auditório do Ministério Público Estadual, em Nazaré, às 9h. Participam da mesa de abertura, o presidente da Frente Parlamentar Nacional da Juventude, deputado federal Reginaldo Lopes, representantes do conselho e da secretaria Nacional de Juventude, além dos membros da Frente Parlamentar da Juventude da Bahia. O lançamento da campanha integra as comemorações pelo Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Yulo Oiticica (PT), observa a carência de debates sobre o tema no estado e busca mediar o diálogo entre os grupos jovens e o governo. “A ideia é estimular nas comunidades a participação da juventude no dia a dia”, salientou o parlamentar.

Campanha Juventude Viva articula aprovação do Estatuto Estadual da Juventude

Campanha Juventude Viva articula aprovação do Estatuto Estadual da Juventude

A Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas da Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia realizará audiência na próxima segunda-feira (14) para pedir urgência na aprovação do Projeto de Lei 18458/2009 que cria o Estatuto Estadual da Juventude. Esta foi uma das ações aprovadas durante o lançamento da Campanha Juventude Viva, realizada hoje, no auditório do Ministério Público do Estado, em Salvador. Participaram da mesa de debates o presidente da Frente, o deputado Yulo Oiticica, o coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Yves de Roussan - Cedeca-Ba, Waldemar Oliveira, o superintendente de assuntos penais, Isidoro Orge, além de representantes de entidades ligadas à juventude e de secretarias estaduais. De acordo com o deputado Yulo, a Campanha Juventude Viva promoverá o debate das políticas públicas de forma democrática e ampliada, visando conquistas inéditas na Bahia. “A campanha é um passo efetivo para que, além da aprovação do Estatuto, seja criada a Secretaria Estadual da Juventude e os Conselhos Municipais como instrumentos de promoção e defesa dos direitos dos jovens”, afirmou o deputado. Segundo o parlamentar, a partir de agora, acontecerão debates e audiências públicas em diversas comunidades de Salvador e municípios da Bahia, com o objetivo de ampliar as discussões sobre os temas ligados à juventude. A primeira audiência será realizada no município de Itabuna devido ao alto índice de violência entre a população jovem. A Campanha Juventude Viva propõe promover o diálogo entre as organizações da juventude e o estado sobre temas como: violência e extermínio de jovens e a criação de políticas pública de educação, trabalho, saúde, esporte, lazer e cultura. O estatuto visa regulamentar e garantir os direitos dos jovens, definir as obrigações da família, da sociedade e dos governos. Também integram o foco da ação as implantações do Plano Estadual da Juventude, da Secretaria Estadual da Juventude e dos Conselhos Municipais da Juventude. O coordenador do Cedeca, Waldenor Oliveira elogiou a iniciativa do deputado Yulo “Gostaria de agradecer ao deputado Yulo e ao seu mandato pelas ações voltadas à juventude”, destacou. Também participaram do lançamento da campanha crianças e jovens do Instituto Ronaldinho Gaúcho, projeto Fundação Cidade Mãe e da sociedade civil.
Fonte: ASCOM/Gab. Dep. Yulo Oiticica