quinta-feira, 9 de abril de 2009

Oficina Estadual discute Plano estratégico de Aqüicultura e Pesca na Bahia

Durante os dias 07 e 08 de abril foi realizada a Oficina Estadual de Alinhamento Conceitual e Metodológico do Estado da Bahia. O evento aconteceu na Casa Kolping e contou com a participação do Superintendente da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Bahia, Marcelino Galo, além de instituições públicas e entidades representativas do setor pesqueiro.

O objetivo da oficina é traçar um plano estratégico para os territórios do Baixo Sul, Sertão do São Francisco e Velho Chico, visando consolidar a política do território da cidadania, desenvolvendo ações que comporão as políticas da Aqüicultura e Pesca em cada Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável.

Para cada território haverá um articulador que irá operacionalizar ações e instalar neles as condições básicas de operar os programas e ações do plano que requerem um conjunto de atividades que contribuem com a integração dos aqüicultores e pescadores, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.Essa oficina é resultado de um convênio entre a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca - Seap/PR e a Associação de Orientação as Cooperativas do Nordeste - Assocene, para executar a construção do plano.O início dos trabalhos se deu com a apresentação pelo Paulo Cesar Arns, do Convênio SEAP/PR-IADH:Desenvolvimento Territorial e formação de Equipes, da política territorial da pesca e aqüicultura, seguido da apresentação, pelo Marcelino Galo, do Plano Mais Pesca e Aqüicultura, com uma abordagem territorial. Ainda durante a oficina, foi feito um mapeamento das ações nos territórios, que darão subsídios para o início dos trabalhos em campo.

Na próxima semana, os articuladores de cada território participarão de uma capacitação em Recife e seguirão para replicar a oficina nos seus respectivos territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário