terça-feira, 29 de junho de 2010

HOMENAGEM AO DIA DO PESCADOR

Hoje, dia 29 de julho, comemora-se o Dia do Pescador. O Ministério da Pesca e Aquicultura promoveu nesse período diversas ações em todo país, reforçando a importância da atividade e do trabalho dos pescadores (as) brasileiros (as).
Na ultima terça-feira (22) em Maraú (BA) o Ministro da Pesca e Aquicultura Altemir Gregolin assinou convênios e entregou empreendimentos para estimular a produção e desenvolver o setor. Ao todo, mais de R$ 1 milhão e 67 mil foram liberados, contemplando aproximadamente 1200 famílias de pescadores e marisqueiras da região do Baixo Sul baiano.
Nos últimos seis anos, o Governo Federal tem feito esforços para consolidar uma política pesqueira para o Brasil que combine responsabilidade ambiental, reconhecimento dos direitos, articulação sustentável, mapeamentos e investimentos sociais. O objetivo é contribuir para a superação da pobreza e das desigualdades sociais nas comunidades aquícolas e pesqueiras, pelo aprimoramento das capacidades locais de autogestão dos interesses coletivos qualificando a inserção do segmento nas cadeias produtivas do setor e uma gestão sustentável dos recursos.
E fato que existem muitas políticas públicas voltadas para o setor. É preciso, portanto, fortalecê-las e criar novos mecanismos que a tratem como uma questão de desenvolvimento, através da geração de trabalho e renda para um grande contingente de pessoas.
Vida longa aos trabalhadores e às trabalhadoras da pesca pelo seu dia e pela sua luta.
Luciana Mandelli
Superintendente Federal Ministério da Pesca e Aquicultura-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário