terça-feira, 29 de junho de 2010

Entrevista com Carlos Mascarenhas sobre o Porto Sul

Entrevistamos Carlos da Silva Mascarenhas, 63 anos, casado, economista, Auditor de ISO 14001-Sistemas de Gestão Ambiental, defensor do Porto Sul. Em um bate papo rápido ele fala sobre as vantagens, impactos ambientais e sobre os "contra" ao projeto.
Blog do Ricky - Qual a sua posição a respeito da instalação do Porto Sul ?
Carlos Mascarenhas - Sou inteiramente a favor, desde que algumas condicionantes ambientais e também compensações ambientais sejam definidas para o Projeto. Como condicionante, que a BAMIN, responsável pelo empreendimento se comprometa a desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental para os trabalhos de construção e operação do Projeto Porto Sul e que este Sistema de Gestão Ambiental seja certificado de acordo com os requisitos da Norma ISO14001:2004 - Sistemas da Gestão Ambiental - Requisitos com orientações para uso; e como compensação ambiental, que a BAMIN se responsabilize pelo manejo e conservação da Mata da Esperança, constituida de 437ha de Mata Atlântica primária, no entorno da cidade de Ilhéus.
BR - Que impactos ambientais o sr acha que podem acontecer, e até que ponto seriam irreversíveis ?
CM - Claro que impactos ambientais vão existir. Até quando respiramos, ou andamos na mata, provocamos algum impacto no meio ambiente. É inteiramente impossível construir algo da magnitude do Projeto em questão sem causar impacto ambiental. . Mas acredito que com um Sistema de Gestão Ambiental certificado e sujeito a Auditorias conduzidas por Certificadoras credenciadas pelo INMETRO e outros organismos internacionais, estes impactos seriam conhecidos, controlados e minimizados.
"O que não pode é deixar a BAMIN fazer o que quiser, pois, como Empresa Capitalista ela sempre vai proucurar reduzir os seus custos para aumentar os seus lucros".
BR - Muitas ONGs, empresas, politicos, etc são contra o projeto, inclusive a Rede Globo de Televisão. Qual sua opinião a respeito ?
CM - Alguns são contra por ignorância e outros para defender seus interesses, que muitas vezes são contrários aos interesses da coletividade.
BR - Suas considerações finais...
CM: Gostaria de lembrar aqui o conceito de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL que é: a sastisfação das necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades, e concluir dizendo que se o Projeto Porto Sul levar em consideração esta premissa poderemos ter desenvolvimento sócio-econômico, que tanto precisamos, sem promovermos destruição das nossas riquezas ambientais e sem provocarmos desequilíbrios que possam colocar em risco o nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário