domingo, 5 de setembro de 2010

Economia tem melhor desempenho desde 1996

O Brasil vive o melhor momento econômico dos últimos anos, resultando na forte criação de empregos com carteira assinada e na atvidade das empresas. Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) ficou acima das expectativas no segundo trimestre de 2010 e teve um aumento de 1,2%, em relação aos três primeiros meses do ano. 

Com isso, o desempenho semestral ficou 8,9% acima do mesmo período de 2009. Foi o melhor resultado desde 1996, quando o IBGE começou a medir os números trimestrais. Nos últimos 12 meses, o resultado acumulado atingiu uma alta de 5,1%.
O Banco Central divulgou uma nota oficial e projeta um crescimento da economia brasileira de 7,3% neste ano. Se for confirmada a projeção, será o melhor número desde 1986, com a vantagem de termos inflação muito baixa e os juros menores.
Grandes investimentos
As principais causas para o forte crescimento são os investimentos das empresas e o consumo das famílias. O total investido subiu 26,5% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, mostrando que o Brasil superou os efeitos da crise internacional e as empresas estão conseguindo mais crédito nos bancos para financiar seus projetos e gerar mais empregos.
Com o emprego em alta, cresce também o consumo das pessoas que aumentou  pelo 27º trimestre consecutivo, numa alta de 6,7% em relação a igual período de 2009. "Um dos fatores que contribuíram para esse resultado foi o crescimento de 7,3% na massa salarial real, no segundo trimestre de 2010, aliado, no mesmo período, ao aumento nominal de 17,1% do saldo de operações de crédito para as pessoas físicas", avalia o IBGE.
Foto acima, feita em maio de 2010, Dilma ao lado de trabalhadores do estaleiro em Ipojuca (PE).
Fonte: agências de notícias e IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário