terça-feira, 20 de julho de 2010

Ialorixá baiana coordena o projeto federal Mulheres da Paz

Jaciara Ribeiro dos Santos, mais conhecida como Mãe Jaciara, sucessora de Mãe Gilda no Terreiro Axé Abassá de Ogum, será a primeira ialorixá baiana a coordenar um projeto federal. Nesta terça-feira (20), ela será empossada no cargo de coordenadora do Projeto Mulheres da Paz, em cerimônia no auditório da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), no Centro Administrativo.
O Projeto Mulheres da Paz faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), executado no estado em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).
Iniciada no Candomblé há 23 anos, Jaciara Ribeiro dos Santos é filha de Oxum. Dez anos depois do falecimento de sua mãe biológica, Gildásia dos Santos, começou uma caminhada longa na luta contra a intolerância religiosa, participando de seminários e realizando palestras e viagens por diversos estados brasileiros, defendendo a causa da comunidade de candomblé e do povo negro. Atualmente, ela ocupa o cargo de coordenadora de religiosidade de matriz africana na organização Coletivo de Entidades Negras (Cen). Leia sobre Ações Sociais.
Fonte: ASCOM/GOV-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário