quarta-feira, 21 de julho de 2010

“Obama, teu futuro acabou”

Por Alexander Cockburn do CounterPunch
O homem que assumiu a Casa Branca incentivando um clima de expectativas irracionais enfrenta agora o preço cobrado pela dura realidade. A realidade é que não pode haver um “bom” presidente dos E.U.A. É impossível jogar com essas cartas. Obama está perto do fim.
O primeiro presidente negro prometeu mudar a nação, no exato momento em que nenhum homem, nem mesmo dotado com as capacidades de comunicação de Franklin Roosevelt, a política de mestre de Lyndon Johnson e a descarada agilidade de Bill Clinton, poderia mudar a corrente que nos últimos 30 anos tem levado os E.U.A. ao desastre.
Neste Verão, muitos americanos estão aterrorizados. Todo mês mais de 100.000 se declaram falidos. Ainda este ano três milhões de proprietários enfrentarão a execução hipotecária. Some-se a esse número os 2,8 milhões que sofreram a execução em 2009, primeiro ano de Obama no poder. Quase sete milhões de pessoas estavam sem trabalho no ano passado, por seis meses ou mais. Se calculados em conjunto com as pessoas que desistiram de procurar trabalho, ou com aqueles com trabalho em tempo parcial, o total é de cerca de 20 milhões de pessoas.
As pessoas aterrorizadas são irracionais. Assim também são os racistas. Obama é alvo de acusações absolutamente dementes. Uma percentagem significativa dos americanos acham que Obama é socialista – uma acusação tão ridícula quanto acusar o arcebispo de Canterbury de ser um druida disfarçado. Obama reverência o sistema capitalista. Ele admira o super-predadores de Wall Street que inundaram sua campanha com milhões de dólares. O terrível desastre no Golfo do México, ocorreu como conseqüência direta da luz verde que ele e seu secretário do Interior, Ken Salazar, deram à BP.
Não é culpa de Obama que durante 30 anos, a política dos E.U.A. “Sob Reagan, Bush e Bill Clinton, tenha sido a de exportar permanentemente empregos para o Terceiro Mundo. Os trabalhos que os americanos procuram desesperadamente não estão mais nos E.U.A., na sua pátria, e não voltarão a estar. Eles estão na China, Taiwan, Vietnã, Índia e Indonésia.
Nenhum programa de incentivo, ou entrega de dinheiro aos empreiteiros...Leia matéria completa.
Fonte: Página13

Nenhum comentário:

Postar um comentário