sábado, 4 de setembro de 2010

Governo da Bahia leva Programa de Inclusão Produtiva ao Governo do Uruguai

Programa premiado da Sedes é referência para Governo Uruguaio
O projeto de Inclusão Produtiva desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), no município de Marcionílio Souza, no Território da Chapada Diamantina, está sendo apresentado no Uruguai por uma missão do órgão. Em 2009, a experiência conquistou o primeiro lugar no Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, outorgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na categoria gestão estadual.

A superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Ana Torquato, e a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Ana Maria, que integram a missão, foram recebidas pela ministra e o subsecretário do Desenvolvimento Social do Uruguai (Mides), Ana Maria Vignolia e Lauro Meléndez, respectivamente.

Durante o encontro, Ana Torquato falou sobre as ações de Segurança Alimentar e Nutricional e outras iniciativas da Sedes como as medidas socioeducativas com menores em conflito com a lei, tendo os gestores do Mides expressado interesse em conhecer pessoalmente as experiências da Bahia.

A experiência baiana é um ciclo de políticas públicas que contribui para o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Por meio do PAA foram construídas 20 cisternas e adquiridos e distribuídos 6,6 mil toneladas de alimentos. O projeto atende 2.480 pessoas e 18 produtores no município.

O programa promove a aquisição de alimentos de agricultores contemplados com a cisterna de produção, que são distribuídos a entidades assistenciais (Centro de Referência de Assistência Social - Cras, Pastoral da Criança e hospital), para as famílias atendidas pelo Bolsa Família. Eles são capacitados em educação alimentar e nutricional, aproveitamento integral dos alimentos, alimentação e saúde. O projeto prevê ainda o treinamento, formação e assistência técnica para a convivência com o semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário