quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pataxós e Tupinambás conquistam projeto da Sedes


As tribos Pataxó e Tupinambá estarão em festa este fim de semana. Na sexta-feira (3) eles comemoram, em Santa Cruz de Cabrália, o início do projeto Espaço de Proteção Integral, que garante assistência social e desenvolvimento aos indivíduos e famílias destas comunidades que tenham seus direitos violados e em situação de risco pessoal. Para o lançamento, que será realizado às 16h, no Centro Comercial da Aldeia Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, está prevista a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Arany Santana, e de representantes das entidades envolvidas com o trabalho.

O projeto tem o período de execução de um ano e é uma parceria entre o Instituto Tribos Jovens e o Governo do Estado, por meio da Sedes, junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo Arany Santana, uma equipe multidisciplinar e multiétnica trabalhará nas seis aldeias e facilitará os encaminhamentos para a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte. “Vamos atuar respeitando as particularidades de cada aldeia”, frisa a secretária.

Nos 12 meses de execução serão atendidas 150 famílias e 240 adolescentes semanalmente. Também 100 lideranças indígenas serão capacitadas para o enfrentamento a violências e sobre a gestão de projetos sociais. O Espaço de Proteção Integral irá beneficiar as Aldeias Pataxó-Aldeia Velha, Barra Velha, Boca da Mata, Coroa Vermelha, Mata Medonha, e na Aldeia Tupinambá – Patiburí.


Rede de proteção

No extremo sul da Bahia, o alto fluxo de turismo aliado ao crescimento desordenado e descontrolado vem gerando problemas sociais sérios para parte da população. A vulnerabilidade se expressa principalmente na violação de direitos de crianças e adolescentes como, por exemplo, nos casos de trabalho infantil e de exploração sexual.

As aldeias indígenas Pataxó e Tupinambá, comunidades tradicionais que buscam preservar e desenvolver sua cultura no meio de uma área urbanizada, são muitas vezes alvo fácil desses problemas. A inclusão social dessas comunidades deve ser o eixo norteador das políticas sociais e econômicas a partir do compromisso conjunto do Estado e da Sociedade.

Junto ao lançamento do Espaço de Proteção Integral, o Instituto Tribos Jovens celebrará também uma pactuação entre organizações dos setores público e privado visando ao fortalecimento da Rede de Proteção com o objetivo de apoiar e defender os Direitos Humanos dos povos Pataxó e Tupinambá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário