sexta-feira, 24 de abril de 2009

FEIRANTES DE URUÇUCA SENTEM-SE EXTORQUIDOS PELA PREFEITURA

Os barraqueiros da feira livre de Uruçuca estão revoltados com as taxas cobradas pela prefeitura.As pessoas que vivem na informalidade têem no espaço do comércio ambulante uma alternativa para driblar a crise e o desemprego que castiga o município. Os pequenos produtores da zona rural, vendedores de salgados, roupas e outros produtos, defendem o seu pão de cada dia na feira local, mas poderiam está apelando para atos ilícitos, no entanto preferiram contar com a dignidade. Este blogueiro conversou com alguns feirantes e estes informaram que no passado nada era cobrado. Hoje, todos devem pagar R$ 10,00 por Sábado, ou do contrário não continuam trabalhando.
Fonte: Boca Livre

6 comentários:

  1. Prefeitura distorce números para tentar reduzir salário

    Um \\\"estudo\\\" elaborado no mês passado pela Secretaria de Administração \\\"estabeleceu\\\" que a Prefeitura Municipal de Una gasta com pessoal 66,66% de suas receitas. Ocorre que um documento oficial, o relatório de gestão fiscal do 3º quadrimestre de 2008, revela que os gastos com pessoal não vão além de 48,92%, abaixo portanto do que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi dessa forma, tentando enganar os servidores com números fraudados, através de um estudo fajuto, que o prefeito Dejair Birschner \\\"decretou\\\" através de uma simples Portaria a redução do salário dos servidores.

    A pronta reação do Sindespu encontrou imediata acolhida por parte do Poder Judiciário. O juiz Ricardo Dias de Medeiros Neto considerou \\\"inadmissível, em princípio, o descumprimento da Lei em sentido estrito, por mera Portaria administrativa, ainda mais quando esta importa em violação ao princípio da irredutibilidade de vencimentos, consagrado no art. 37, XV, da Constituição Federal\\\".


    UNA
    Juiz manda prefeito pagar salário sem redução
    O juiz Ricardo Dias de Medeiros Neto determinou que o prefeito Dejair Birschner cumpra integralmente a Lei Municipal nº 759/2008, (...) remunerando os seus servidores na forma ali estabelecida. A determinação do juiz foi por conta de mandato de segurança coletivo com pedido liminar impetrado pelo Sindespu - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Una, em face de o prefeito, ao descumprir a referida lei, ter na prática reduzido o salário do funcionalismo. Segundo o presidente do Sindespu, José Carlos Ferreira, o Zé Lingüiça, o prefeito cometeu o absurdo de tentar revogar uma Lei Municipal através de uma simples Portaria, e o que é pior, provocando a redução do salário dos servidores.

    ResponderExcluir
  2. MARTHA ALMEIDA - URUÇUCA
    Ontem à noite, houve uma reunião no IBEC/ULBRA ( faculdade que funciona na escola da professora Kita). O diretor do IBEC , professor Reinaldo informou aos alunos da referida faculdade que após várias tentativas de negociação com o sr. prefeito Moacir leite , este resolveu desfazer o contrato deixando de pagar parte das mensalidades dos alunos dos cursos de letras, Pedagogia e assistencia Social , que eram pagas pela gestão passada. Vale lembrar que um contrato foi feito, não para gestor e sim para a prefeitura pagar, visto que, há uma verba específica, legal para investir na carreira e formação de profissionais da educação do Município.
    Absurdo ainda maior é saber que foi feita uma escolha, uma lista de apenas 38 pessoas que a prefeitura continuará a pagar a faculdade, ficando quase 60 pessoas sem esse pagamento. PERGUNTA_SE: Que critérios foram utilizados para essa escolha? Por que uns terão esse pagamento e outros não? isso é legal? Pode-se discriminar algumas pessoas, tolhindo-lhes o direito de cursar uma faculdade?
    Temos relatos de que foi um desespero, um chororô quando esses profissionais, a maioria de professores, receberam essa bomba. Muitos desistiram porque sabem que sem essa ajuda da prefeitura não poderão arcar sozinhos com essa despesa, muitos recebem um salário mínimo e como vão poder cursar o ensino superior, se preparar para dar um retorno para a sociedade. SIM! Porque quando o profissional se qualifica, o retorno é para a sociedade.
    As pessoas contempladas , que compõem essas listas foram as do seu lado partidário . È JUSTO ISSO??? Mais um desrespeito à EDucação!!

    ResponderExcluir
  3. COMUNIDADE DE URUÇUCA NÃO SAI CONVENCIDA DAS CONTRA-VERSÕES DAS AUTORIDADES DO JUDICIÁRIO NO FÓRUM.
    24 Abr 2009 - 12:03:57

    Não bastasse o abuso de poder do legislativo e do Executivo do nosso município, agora o poder judiciário o qual deveria agir de forma mais contundente, empurra de maneira grosseira a culpa na comunidade como se a mesma não estivesse sofrendo das atrocidades coniventes por parte da própria autoridade por tal.
    Uruçuca, realmente, sempre esteve em último plano sobre quaisquer melhorias que venham abranger como um todo a participação direta da população. Nada perante a lei é impossível, mas Uruçuca é irreversível nos moldes da justiça. E fica por isso mesmo! A baderna é o grande trunfo pelas vias liberadas pelas autoridades locais. "Quem manda agora é nós". Palavras insensatas de pessoas aniquiladas pelo poder. E o poder cria essa satisfação de confiança, abusando das normas impetradas pelo próprio poder.
    Uma comunidade pode estar adormecida, mas não morta.
    Postado por: quibe48.blogmoleza.com

    ResponderExcluir
  4. marcos dias - URUÇUCA
    EDUCAÇÂO E SAÙDE devem ser os carros-chefe de uma gestão que se preze. Mas o que esperar de um governo que desrespeita os educadores, que põe á frente da Educação pessoas extremamente despreparadas, sem compromisso e sem conhecimentos necessários para realizar uma educação de qualidade?
    Temos diariamente , exemplos de violência e desrespeito aos professores nas escolas. Mas nesta semana houve mais um EPISÒDIO GRITANTE NA EDUCAÇÂO DE URUÇUCA. Nossa já conhecida diretora da ESCOLA MARIA DE FREITAS NEVES, A SENHORA ZAZAI< FILHA DE NIVOLETA, pessoa conhecida na cidade pelas suas grosserias, falta de educação, exemplo de amargura em pessoa, mais uma vez humilhou uma professora desta escola. Desde o início do ano, essa professora sofre desrespeito e humilhação por ser efetiva e não ser do mesmo lado partidário da diretora. Desde o início esta teve que sair às ruas procurando alunos pra matricular, pois a referida diretora fazia ameaças, dizendo que se ela não conseguisse muitos alunos não iria trabalhar na escola \\\\\\\" dela\\\\\\\". Viram? Se sente dona da escola ( e é PS).POIS bem , nesta semana, a professoara esperou a diretora chegar pra avisá-la que poucos alunos estavam comparecendo e então, deu-se início ás humilhações e grosserias: A DIRETORA ZAZAI aos berros dizia: \\\\\\\" XÔ,XÔ,XÔ SAI DAQUI ,SUA COISA! EU LHE DISSE QUE SE VC FICASSE SEM ALUNOS NÂO IA MAIS ENSINAR NA MINHA ESCOLA A professora chorava, ao mesmo tempo que tentava dizer algo, mas tomada de tanta emoção, entalada com o choro, nervosa, não lhe era permitido se defender, argumentar, pois a dona da verdade gritava o tempo inteiro, mostrava asaída e mandava a professora sair da escola.
    ESTA SENHORA que se diz educadora responderá na justiça por vários crimes, pélo menos 3 crimes ela cometeu neste episódio. Vamos esperar o desfecho deste episódio, pois a professora registrou queixa na delegacia e no fórum da cidade.
    Só pra lembrar: esta diretora . na outra gestão deste prefeito, quando era diretora do EMMAC foi um grande cabo eleitoral de Dica, pois desrespeitava pais de alunos, batendo boca, gritando com os mesmos, desrespeitava, humilhava , fazia professores chorarem diariamente. Até com uma vice-diretora ela brigou e quase foram aos tapas ( a turma do deixa disso não deixou) E POR CAUSA DESSA BRIGA< AS DUAS (DIRETORA E VICE) FORAM SUSPENSAS DO TRABALHO PELO PREFEITO MOACIR NA ÈPOCA :FICARAM DE CASTIGO POR QUINZE DIAS. HILàrio? Absurdo isso!
    Moacir cometeu o mesmo erro duas vezes: nomear para diretores pessoas despreparadas , desajustadas mentalmente, desequilibradas. Desse jeito, professores e funcionários vão precisar com urgência de psicólogos e psiquiatras , pois trabalhar com esse povo È DIFÌCIL.
    PENSE NUM ABSURDO...ACONTECE EM URUÇUCA!

    25/04/2009 @ 13:04:05 QUIBE48.BLOGMOLEZA.COM

    ResponderExcluir
  5. A AMURC E A CASSAÇÃO DE MOACYR LEITE
    25 Abr 2009 - 19:09:34
    Fernando Lisboa Diz:
    abril 24th, 2009 at 9:57
    AMURC E A CASSAÇÃO DE MOACYR LEITEDevido a várias denúncias de irregularidades, um grupo de prefeitos associados à AMURC, está articulando a cassação do atual presidente, Moacyr Leite.
    Segundo informações, Moacyr vem agindo de forma autoritária e ditadora, além de trair acordos políticos, e querer fazer da instituição sua casa.
    Inconseqüente, demitiu 18 funcionários de uma só vez, deixando apenas duas telefonistas e uma copeira.
    Sem os assessores, a AMURC perdeu sua função de prestadora de serviços aos municípios associados, e hoje, corre o risco de ter sua sede levada a leilão (pela Justiça do Trabalho), para quitar as causas trabalhistas.
    Segundo informações, nenhum funcionário demitido(desde fevereiro), recebeu indenização. Moacyr alega que a instituição não tem dinheiro, porém, na gestão do ex presidente, Orlando Filho(até janeiro/2009), o pagamento dos funcionários era efetuado em dia, mesmo tendo na folha os 18 funcionários demitidos por Moacyr.
    Na verdade, hoje a sede da AMURC virou escritório particular de Moacyr, de Josias Miguel( assessor de imprensa da prefeitura de Itabuna, e responsável pelas contratações de bandas e shows realizados no município), e de Magno Capenga(ex articulador de Jabes Ribeiro- ex prefeito de Ilhéus). Os três, já estão conhecidos como “Irmãos Metralhas”: Moacyr, Magno e Migué!
    quibe48.blogmoleza.com

    ResponderExcluir
  6. Márcia Regina Diz:
    abril 24th, 2009 at 19:46
    Realmente, tudo isso é muito ilário. A cidade que Moacir é prefeito (URUÇUCA) esta abandonada. Ora, os professores fizeram paralização e Moacir disse que a paralização é ilegal e agora que fazer uma paralização em todos os municípios que ele preside? Ele acha que os uruçuquenses são bestas é?
    Vejam o que aconteceu em 100 dias de governo DE MOACYR LEITE
    1- SUA EQUIPE DE GOVERNO PARTICIPA DA DANÇA DAS CADEIRAS POIS, A CADA MOMENTO HÁ MUDANÇAS DOS SECRETÁRIOS. 2- PASSOU A COBRAR DOS FEIRANTES O PERCENTUAL DE 10,00 POR SEMANA. Na outra gestão ninguém pagava nada.3- REBAIXOU O SALÁRIO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS.4- TIROU AS VANTAGENS DE MOTORISTA, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM, DOS PROFESSORES , etc.5- CONTRATOU UMA EMPRESA DE TRANSPORTE ESCOLAR NO VALOR DE 126.000,00 POR MÊS;6- MERENDA ESCOLAR DE PÉSSIMA QUALIDADE. Outro dia serviu pão com mortadela (não deveria por conta da salmonela). Segundo a nutricionista do município devem ser distribuídos 5 biscoitos e 1 copo de suco para cada aluno. Isso é o suficiente.7- EXISTEM FUNCIONÁRIOS EFETIVOS EM CASA, DESCANSANDO E UM PST OCUPANDO ESSA VAGA.8- COLOCOU DIRETORES NAS ESCOLAS COM FORMAÇÃO EM (7ª SÉRIE, MAGISTÉRIO, CONTABILIDADE, etc.)DESRESPEITANDO A CF.9- CANCELOU CONVÊNIO DE ALGUNS PROFESSORES COM UNIVERSIDADES RESPONSÁVEIS POR CAPACITAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.10- O COMÉRCIO ESTÁ UM CAOS TOTAL. NINGUÉM COMPRA, NINGUÉM PAGA. O DINHEIRO NÃO CIRCULA NA CIDADE PORQUE, ATÉ O MOMENTO OS FUNCIONÁRIOS NÃO SABEM QUANTO RECEBEM POIS, CADA MÊS É UM VALOR DIFERENTE, sempre a menor.11- COMPROU OS VEREADORES JOSÉ PEDRO, VALMARY, MAGNÓLIA, ERI, DUDA DA SERRA, CARLOS MAGNO PARA REVOGAR O PLANO DE CARGOS DA EDUCAÇÃO.12- TEM MUITO MAIS, só que cansei..
    Esse é o prefeito que Uruçuca tem!

    Kalhid · 13 vistos · Deixe um comentário

    Link permanente para o artigo completo
    http://quibe48.blogmoleza.com/Kalhid-b1/A-AMURC-E-A-CASSACAO-DE-MOACYR-LEITE-b1-p103.htm

    ResponderExcluir