segunda-feira, 20 de abril de 2009

ENTREVISTA: Valmir Assunção


Valmir Assunção, secretário estadual de Combate à Pobreza e Desigualdade Social

Janio Lopo e Raiane Veríssimo*
Ele nasceu em um povoado chamado Nova Alegria, a 60 quilômetros do município de Itamaraju, no Extremo-sul da Bahia. Estudou apenas até a oitava série do Ensino Fundamental, mas aos 14 anos já morava em São Paulo - a tão sonhada metrópole dos nordestinos em busca de um emprego. Primeiro, entrou no grupo de jovens ligado à Igreja Católica, e aos poucos foi se enveredando para o mundo político. Sua militância se iniciou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais até se tornar a maior liderança do Movimento dos Sem-terra no Estado baiano. Estamos falando do deputado estadual licenciado Valmir Assunção, que hoje ocupa um cargo privilegiado no Executivo Estadual, ao lado de seu companheiro de luta, o governador Jaques Wagner. O petista tem à frente da Secretaria Estadual de Combate à Pobreza e Desigualdade Social um grande desafio: tornar a vida de milhares de baianos mais "justa e igualitária". Em entrevista exclusiva a este site janiolopo.com, o secretario tece algumas de suas ações no governo Wagner, fala sobre a sucessão estadual e federal em 2010, e ainda: defende a permanência da aliança entre o PT e PMDB.

Site - O senhor se sente privilegiado dentro do governo Wagner? Ele tem lhe dado condições para executar um bom trabalho para minimizar a pobreza na Bahia? A secretaria é muito ampla, o senhor se sente à vontade para trabalhar, existem recursos para isso ou uma limitação?
Valmir - Para você ter uma ideia, no ano passado nós já tínhamos executado no mês de setembro o nosso orçamento em R$ 230 milhões, ainda fizemos uma suplementação de R$ 35 milhões. Fomos uma das poucas secretarias que conseguiu, imediatamente, a liberação da suplementação para continuar o nosso trabalho. Então, o governador Jaques Wagner tem nos dado todo o apoio, toda dedicação.

Site - E o senhor apoia a candidatura da ministra?
Valmir - Dilma vai ser a candidata do PT, acredito eu, por unanimidade, dentro do partido, pode ser que tenha um outro lá...

Site - Mas o senhor é a favor da continuidade do PMDB no governo?
Valmir - Se sou favor da continuidade do PMDB? Sim, sou a favor.

Um comentário:

  1. Penso que o Secretário esta muito bem preparado para representar bem a Bahia como Dep Federal e realmente espero que a população do Sul da Bahia entenda isso.

    Parabéns Marcia

    ResponderExcluir