domingo, 17 de outubro de 2010

Miopia política leva Marina a optar por "neutralidade" no 2º turno

Marina prova ser detentora de uma grande miopia política e opta por ficar neutra no 2º turno das eleições presidenciais. O PV se reuniu na manhã-tarde deste domingo dia 17. Capitaneados pelas ex-candidata Marina Silva, a reunião deveria decidir a posição dos "verdes" sobre quem apoiar, Serra ou Dilma. Existia já uma prévia intenção de diretórios do Rio e São Paulo de ir para o apoio de Serra.
Apesar ter sido determinado em conferência partidária, pouco interessava a posição dos "verdes". O que se tinha de interesse era na posição da candidata Marina, que pelo jeito também pouco se importava com as posições que seus colegas de partido iria definir no dia de hoje. Tendo os votos que obteve no primeiro turno como "seus", Marina chegou à reunião com uma carta já pronta sobre sua posição. Talvez ela até esteja certa, mas para quem pretende construir uma "nova política", Marina mostrou-se a mais nova "cacique" da política brasileira. É bem verdade que do ponto de vista eleitoral quantos a deputados, Senadores e Governadores, o PV saiu derrotado das urnas. Mas uma "nova política" já anunciada com uma nova "cacique"?
A neutralidade de Marina comprova a miopia política de Marina. Num momento em que Serra prega contra os movimentos sociais, contra o movimento sindical e dos professores, contra a reforma agrária e o MST, não caberia a uma liderança comprometida com a organização popular a posição de neutralidade. A posição de Marina só inspira um pensamento, a já candidata à presidência em 2014 haje de modo mesquinho e só olhando  próprio umbigo. Sonha em enfrentar um oponente desgastado em 2014, o que seria uma gestão demotucana de José Serra.
Marina não pensou nos avanços e diálogo estabelecidos entre o Governo do Presidente Lula e os Movimentos Sociais. Marina não pensou o quanto o Serra e o PSDB/DEM são nocivos aos movimentos de luta por moradia, terra e emprego. Marina não pensou nas conquistas aprovadas nas diversas Conferência Nacionais de culturas, educação, das cidades, de juventude, de mulheres, de negros, da diversidade, da saúde e do meio ambiente.
Marina deixou de ser "grande" para se apequenar, pequeno com é e continuará sendo o PV. A miopia que impede Marina de ver além dos sua própria agenda, estabelecida pelo agronegócio e pelos interesses da indústria cosmética Natura.será a mesma miopia política que a leva a afastar-se das lutas e movimentos que a ajudaram a aparecer e crescer na vida política.
A miopia política de Marina e os donos de sua agenda política se esquecem que a aposta na política de terra arrasada, com o Serra, para se beneficiar e chegar fortemente à disputa de 2014 tem uma falha. Ela terá de enfrentar LULA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário