sábado, 28 de agosto de 2010

Governo do Estado promove evento da Visibilidade Lésbica em parceria com o LesBiBahia

Governo do Estado promove evento da Visibilidade Lésbica em parceria com o LesBiBahia


Zora Yonara e Negra Cris são convidadas especiais do evento que pretende discutir o cenário do movimento de mulheres lésbicas e bissexuais da Bahia

COMUNICAÇÃO/FÓRUM BAIANO LGBT
Da Redação

A articulação baiana de mulheres lésbicas e bissexuais, LesBiBahia, propôs à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos um seminário para o Dia da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto. A idéia, absorvida, foi agendada para o próximo dia 3 de setembro, sexta-feira - uma vez que a data simbólica vai cair no domingo esse ano -, a partir das 15 horas, no auditório da SJCDH.

O evento vai contar com a presença deNegra Cris (foto abaixo), fundadora da Rede Nacional de Negras e Negros LGBT, referência do movimento de mulheres negras lésbicas. Outra presença ilustre é de Zora Yonara (foto ao lado), decana do movimento de lésbicas da Bahia. Ambas vivem hoje em outros estados do país: Zora está cursando o mestrado em Brasília, e Negra Cris é professora da Universidade Federal do Alagoas.


A Rede de Pesquisadores Lésbicas e o Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade da UNEB – Diadorim, serão parceiros na atividade. A coordenadora do Diadorim, Sueli Messeder, compõe a mesa com Zora Yonara e Negra Cris, que vai construir um painel histórico-conjuntural do movimento lésbico na Bahia. Já a mestranda em Crítica Cultural Raphaella Oliveira promove a mostra de poemas Generótica e participa de mesa sobre a cena cultural das lésbicas baianas, ao lado das produtoras culturais Adriana Prates e Carol Miranda.

"Estamos construindo um momento ímpar neste evento que comemora o 29 de Agosto do ano de 2010. Como agenda positiva, vem  resgatar histórica e culturalmente a militância das mulheres lésbicas nos seus diversos espaços, inseridas neste território", afirma Bárbara Alvesmilitante do LesBiBahia (foto ao lado).

Segue abaixo a programação do evento, divulgada pela SJCDH nesta sexta-feira 27.

"Visibilidade Lésbica: 
nossos caminhos, nossa cultura"

Nenhum comentário:

Postar um comentário