terça-feira, 1 de junho de 2010

BAHIA: A SAÚDE SE RECUPERA

Como as coisas funcionam diferente quando se tem compromisso, equipe competente e certeza do que se quer fazer. É assim que as coisas funcionam na Scertaria Estadual de Saúde. São muitas e muitas realizações em prol de ofertar um melhor e mais eficiente atendimento médico e hospitalar aos baianos. Nos últimos dias o Governo do PT tem entregue realizações importantes para toda a população. Tendo encontrado a área de saúde, assim como as demais, tottalmente sucateada, com hospitais que a população temia ser atendida, com fama de "vai ser atendido ali, já vai pra morrer". Essa era a fama dos hospitais do Estado. Mas o Governador Wagner teve competência e convidou outro competente profissional da árae para atuar no Saúde. Fez Jorge Solla seu Secretário de Saúde e lhe deu liberdade para adotar as providências necessárias para acabar com o quadro caótico da saúde no Estado. Ao logo dos últimos 4 anos temos visto a Scertária realizando de forma gradual e constante as mudanças necessária para que realmente o cidadão baiano tenha um atendimente hospitalar eficaz. Foram reformas em todos os hospitais do Estado, reformas de alas e novas construções, médicos para atendimentos, qualificação dos médicos, novos aparelhos. Só nos últimos dias de maio foram muitos novos empreendimentos. Ocorreram reforma e ampliação da unidade de emergência do Hospital Geral Menandro de Faria, em Lauro de Freitas.
O Hosppital Geral Luiz Viana Filho, mais conhecido como Hospital Regional de Ilhéus, que desde o ano de 2007 vem ampliando e ganhando novos equipamentos, recebeu reforma no Banco de Sangue, nas instalações de emergência e urgência, alé de um Centro de Diagnóstico por Imagens, com um moderno tomógrafo. O hospital conta agora com uma sala de pequenos procedimentos cirúgicos, leitos de abservação e o consultório ortopédico. O Hospital passa a contar também com uma farmácia destinada aos pacientes da emergência. Com o novo tomógrafo o hospital Regional passa ter como diagnósticar até doenças no cérebro em apenas quatro minutos. Entrando na nova era tecnológica, os exames poderão ser disponibilizados pela internet para que médico de outras partes do mundo possam auxiliar nos tratamentos.
É são grandes realizações do atuais governantes do Estado, Wagner e sua equipe estão dando provas de que a sáude pode melhorar e o cidadão tratado com respeito. Mas não adianta ampliar e melhor o atendimento se o hospital ficar sendo tratdo como o suporte de atendimento médico inicial da população. O Hospital é para atender diversos municípios sim, mas da forma que muitos Prefeitos querem, è rotina os Prefeitos e seus medíocres Secretários de Saúde não investirem no atendimento inicial no municípios e lotarem todas as manhãs ambulâncias e Vans e enviarem seus doentes para o hospital Regional. Situação que atingem todos os hopitais regionais do Estado, inclusive os da Capital. O Hospital Regional é para os casos mais graves, de urgência e emergência, não para ser tratado como suporte dos prefeitos irresponsáveis que se omitem em oferecer atendimento especializado nos municípios e preferem se livrar dos seus doente enviando-os para um hospital da Rede Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário