segunda-feira, 31 de maio de 2010

O que faz um Prefeito de uma cidade como Uruçuca?

O município caminha numa verdadeira contra-mão. Enquanto o país inteiro cresce e a Bahia vai no mesmo rumo, Uruçuca decresce. Os números do CAGED sobre a movimentação de empregos formais no município dão conta de que nos últimos 4 meses foram contratados formalmente 22 trabalhadores e demitidos 11. Ou seja, o saldo é de 10 novos empregos gerados ao longo do ano de 2010. Numa região que encontra-se em expansão econômica, é muito pouco.
Uruçuca tem nos limites de seu território um grande empreendimento para começar as suas construções, o Complexo Intermodal Porto Sul. O Prefeito precisa acordar e tomar a iniciativva sobre o futuro do Município. Duas ações precisão ser adotadas com urgência, uma do ponto de vista intergovernamental, se faz preciso que o Governo Municipal converse com o Governo do Estado sobre ações compensatórias que devem vir para Uruçuca em função dos impactos que certamente o Distrito de Serra Grande sofrerá com o crescimento demográfico que atingirá toda a Região. Segundo, O Prefeito precisa contruir uma Agenda de Desenvolvimento, chamar os cidadãos e empresários do município para refletir como se prepara para tal impacto que atingirá áreas como habitação, aguá e saneamento, economia, cultura e meio ambiente.
O senhor prefeito precisa, também, criar as condições para que Uruçuca seja a sede de empresas e escritórios empresáriais que vão operar em função do Complexo Intermodal. Ora, além de empresas voltadas ao porto e à ferrovia, existem também todas que devem atuar em torno do aeroporto, que movimentarão além de mercadorias, também o turismo.
Quando o Brasil anuncia poder chegar a mais de um milhão de empregos formais , com Carteira assinada, em 2010 e Uruçuca tem um saldo de apenas 10 novas carteiras assinadas, nos volta a pergunta: O que faz um Prefeito de uma cidade como Uruçuca?
O espaço está aberto para que o senhor Moacyr Leite ou alguém de sua equipe responda. Publicaremos com muito gosto.

siciliofalamarcia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário