segunda-feira, 31 de maio de 2010

Transferência das Emarc para IF Baiano está sendo acelerada



O processo de transferência das unidades da Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac (Emarc) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o Instituo Federal de Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) do Ministério da Educação (MEC) está sendo acelerado. Em reunião na Superintendência da Ceplac na Bahia, o reitor do IF Baiano, professor Sebastião Edson Moura, o diretor adjunto da Ceplac, Edmir Ferraz e o superintende de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Estado da Bahia da Ceplac, Antônio Zózimo de Matos Costa, avaliaram o andamento da transição.
De acordo com Edmir Ferraz, o assunto tem sido tratado com bastante cuidado por ser ponto delicado do processo de transferência e aproveitou para tranqüilizar servidores da Ceplac envolvidos no processo quanto à transferência de patrimônio e obrigações que não trará nenhum prejuízo. O encontro reuniu também diretores nomeados para os campi Uruçuca, Itapetinga, Teixeira de Freitas e Valença do IF Baiano, onde funcionavam as Emarc.
Embora a transição não tenha acontecido ainda formalmente, o processo atualmente se encontra no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cumprindo trâmites para total transferência depois de ter passado pela análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do MEC. Após analisado será emitido decreto que será assinado pelo Governo Federal.
O diretor adjunto da Ceplac informou que o IF Baiano está cooperando desde a concepção e projetos, programas e manutenção das atividades didático-pedagógicas até a questão da transferência de recursos para que as escolas possam funcionar plenamente. Ferraz mostrou-se entusiasmado com relação à passagem da Emarc ao IF, já que trará vantagens não só para as instituições envolvidas, mas também para a Região Cacaueira na Bahia.
“A concepção diz respeito não só a vantagem de obter recursos suficientes para manter as escolas, mas oferecer cursos de nível médio, profissionalizante e também de nível superior”, declarou. Na sua visão, a Emarc tem história na região, pois há 45 anos produz conhecimento, educação e saber. “A transição nada mais é do que uma continuidade, uma garantia de que aquilo que a gente aprendeu a fazer como Ceplac estará garantido e perpetuado”, declarou.
O reitor do IF Baiano, professor Sebastião Edson Moura, comentou que a reunião na Ceplac com todos os segmentos das escolas foi bastante participativa. “Não é de nosso interesse afastar os servidores atuais que atuam nas escolas, porque reconhecemos o conhecimento, a qualidade e o trabalho de todos esses anos realizado pela Ceplac. Não queremos romper nada”, frisou, acrescentando que a instituição de ensino tecnológico e superior também está assumindo servidores terceirizados das escolas. Em paralelo, serão realizados concursos tanto para o Centro Administrativo da instituição, na Reitoria em Salvador, quanto para a Emarc.
Fonte: CEPLAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário