sábado, 16 de outubro de 2010

REFLEXOS DAS ELEIÇÕES: PSB DEVERÁ NEGAR LEGENDA A INFIÉIS

Ainda no calor do resultado das eleição do 1º turno, começam a aparecer as primeiras análises de lideranças partidárias sobre as eleições proporcionais, ou seja, para deputados estaduais e federais.
Uma análise que já circula na internet, traz a avaliação individual de Domingos Leonelli. Líder inconteste do PSB baiano, sua avaliação pode atingir em cheio a "terra da Gabriela", Ilhéus. Leonelli apresenta-se desencantado com o resultado, mais ainda, com a forma como as campanhas proporcionais foram realizadas neste ano e como a infidelidade de prefeitos e vereadores levou ao nocaute as projeções partidárias para eleições à Câmara Federal e Assembléia Legislativa.
Quadro político de expressão nacional, as análises de Leonelli devem ser observada e levadas em consideração, pois Leonelli levanta questionamentos importantes sobre organização interna do PSB e cumprimento de resoluções. O PSB estadual, pelo que transparece nas linhas escritas por seu dirigente, fez um planejamento médio prazo que deveria culminar com vitórias nas eleições proporcionais deste ano, assim como aconteceu na majoritária, com a eleição de Lídice para o Senado.
O PSB abriu mão da candidatura de Lídice à Prefeitura de Salvador, acordou com o Governador prefeituras prioritárias (Ilhéus, Porto Seguro e Caetité), contava com esta operação ganhar força em regiões importantes do estado, superando o tradicional voto de Lídice na Capital e região metropolitana. Saiu-se vitorioso na tática, elegeu os prefeitos. Infelizmente, o que Leonelli não contava era com a infidelidade dos seus prefeitos,  vereadores e direções locais destas cidades. Para se ter uma idéia, Leonelli não atinje 1400 votos, juntando as 3 cidades de prefeitos do PSB.
Leonelli promete fazer valer a resolução da Direção Nacional, que se não houve apoio para os candidatos a federal, no caso, a ele, o jeito é aplicar a segunda parte da resolução, negar a legenda nas próximas eleições.
"...não conseguimos que a resolução do Diretório Nacional determinando a obrigatoriedade do voto de prefeitos, vereadores, dirigentes partidários, candidatos, para nossas candidaturas a deputado federal fosse efetivamente cumprida. Resta-nos agora apenas o cumprimento da mesma pela negação da legenda partidária aos não cumpridores da resolução."
Vamos aguardar e acompanhar o desenrolar eleitoral do PSB. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário