sábado, 31 de julho de 2010

NA PAX DE OBAMA, NÃO EXISTE DIREITOS HUMANOS.

Do Comitê Internacional pela Libertação dos 5 Cubanos
Aja agora mesmo!
Há mais de uma semana Gerardo Hernández Nordelo permanece em cela de isolamento “a solitária” sem ter cometido infração alguma.
Uma vez mais os Estados Unidos impõem um tratamento cruel, desumano e degradante a Gerardo Hernández Nordelo, um dos Cinco Patriotas cubanos presos nos Estados Unidos por lutar contra o terrorismo.
No dia 21 de julho, sem ter cometido indisciplina alguma Gerardo foi levado a uma solitária despojado de seus pertences pessoais. A solitária é um espaço infraumano de 2 metros por 1, sem janelas, reservado para presos aos quais as autoridades da prisão isolam como forma de castigo. Gerardo divide esse pequeno espaço com outro preso. Tal espaço carece de ventilação devido a que o ar só entra por uma pequena fresta junto ao teto, exposto à altíssima temperatura de Victorville que supera os 35º. Não lhe é permitido tomar banho e é levado ao pátio em uma jaula somente uma hora por dia em quatro dias da semana. Gerardo recebeu a visita de sua irmã e com ela só pôde falar através de um vidro e um telefone, sem a possibilidade de qualquer contacto de pele.
Depois de 12 anos de cruel reclusão em uma prisão de máxima segurança, Gerardo apresentou alguns problemas de saúde. Em abril solicitou consulta médica. Em 20 de julho, três meses depois, passou por revisão por um médico da penitenciária. Além de apresentar problemas de pressão alta, o medico ordenou uma série de análises devido aos sintomas de Gerardo, similares aos de outros presos afetados por uma bactéria. E lugar de realizar os exames pertinentes e dedicar-lhe a atenção necessária para seu tratamento, no dia seguinte foi enviado abruptamente à solitária.
Esta nova violação contra Gerardo se dá em momentos em que deveria estar examinando junto aos seus advogados o recurso de Habeas Corpus apresentado no mês de junho. O alarmante é que esta é a terceira vez que quando Gerardo prepara sua apelação, se encontre em condições de isolamento.
As violações a Gerardo são inumeráveis e devem cessar de imediato. Durante 12 anos foi-lhe negado o direito de receber a visita de sua esposa.
Gerardo, da mesma forma que seus quatro irmãos de causa, é inocente. Os Estados Unidos têm evidências de sobra que o único delito dos Cinco é ter lutado contra o terrorismo.
Em vez de libertá-los e devolvê-los a sua Pátria e a suas famílias, tal como espera todo o povo cubano, 10 Prêmios Nobel e centenas de milhares de pessoas em todas as partes do mundo, o governo Obama continua castigando-os como antes o fez o governo Bush.
Junto ao ´povo cubano e à comunidade internacional proclamamos que o governo dos Estados Unidos é responsável pela integridade física e a vida de Gerardo.
É necessário que os que apoiam os Cinco Cubanos e as pessoas amantes da paz, da justiça e dos direitos humanos que receberem esta mensagem, chamem imediatamente por telefone, enviem cartas, fax ou correios eletrônicos para exigir que Gerardo:
1) Seja devolvido de imediato à população penal
2) Receba já atenção médica especializada
3) Seja emitido o visto a sua esposa Adriana Pérez para visitá-lo
4) Se respeite o direito a preparar seu recurso de apelação

Departamento de Estado de Estados Unidos
Secretaria de Estado Hillary Clinton
2201 C Street, NW
Washington, DC 20520
Número de Telefone: 1-202-647-4000
Número de Fax: 1-202-647-2283

Bureau Federal de Prisiones
Director Harley G. Lappin
320 First St., NW,
Washington, DC 20534
Número de Telefone 202-307-3198.
Correio eletrônico info@bop.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário