quarta-feira, 29 de abril de 2009

Governo amplia o CrediBahia para mais 12 municípios

Prefeitos e representantes legais de 12 municípios baianos assinaram, na tarde de hoje (dia 03), na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) o Termo de Adesão ao Convênio do Programa do CrediBahia. Na solenidade, o secretário Nilton Vasconcelos falou sobre a capilaridade do programa e a movimentação financeira que ele provoca nos municípios. “O dinheiro circula na própria comunidade e ajuda no desenvolvimento dos micros e pequenos negocios”.
Outros gestores que não puderam comparecer ao ato garantiram presença na Setre na próxima semana para assinar o documento com o Governo do Estado. Prestigiaram a solenidade de assinatura do Termo de Adesão o superintendente de Economia Solidária, Helbeth Oliva, o diretor de Operações da Desenbahia, José Ricardo Santos, e o Superintendente do Sebrae-Ba, Edival Passos.
Representando os gestores, a prefeita de Camamu, Ioná Queiroz Nascimento, disse que “o empreendedorismo é a solução para a falta de empregos formais nos dias de hoje e que o CrediBahia vem somar e ajudar aos pequenos empreendedores dos municípios”.
Desburocratizado - Operacionalizado pela Setre e pela Desenbahia, em parceria com o Sebrae e as prefeituras municipais o programa do Governo do Estado dá acesso ao crédito de forma ágil e desburocratizada, atendendo aos micros e pequenos empreendedores com juros abaixo do mercado, estimulando a geração e ocupação de renda.
Criado em abril de 2002, o CrediBahia tem hoje 153 unidades operando em 152 municípios. “Neste período já foram investidos R$ 67,2 milhões em mais de 50 mil contratos. Só no ano passado, foram 10.838 contratos e aplicados R$ 15.979 milhões”, destaca o coordenador de microcrédito e finanças da Setre, Welito Mendes.
Acesso – Segundo Mendes, os investimentos do CrediBahia acontecem em duas esferas: no piso 1, o crédito é direto ao pequeno empreendedor em parceria com as Prefeituras Municipais; enquanto que no piso 2, os empréstimos são voltados para instituições de microfinanças como, por exemplo, o Banco do Povo.
Durante o encontro, o Programa foi explicado em detalhes aos novos gestores, junto com as providências e os procedimentos necessários à implantação das unidades de atendimento do CrediBahia nos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário