sábado, 10 de abril de 2010

Valmir Assunção: um deputado que incomodou as elites dominantes

Valmir Assunção nasceu no distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, na região extremo-sul da Bahia. Lá iniciou sua vida de militante nas organizações de jovens da Igreja Católica. Participou da fundação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na Bahia e esteve à frente da primeira ocupação do movimento no Estado.
Foi o primeiro negro e nordestino a integrar a direção nacional do MST e é hoje uma das suas principais expressões. Foi candidato a deputado estadual nas eleições de 1998 e 2002. Assumiu o mandato em 4 de janeiro de 2005 com o compromisso de lutar pela destinação das terras devolutas para a reforma agrária e pela regulamentação do plantio do eucalipto.
Valmir Assunção foi vice-líder da bancada do PT, presidiu a Comissão Especial de Assuntos da Comunidade Afro-descendente, vice-presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural e membro das comissões especiais da Fome e do Cacau.
Assunção defende a retomada das lutas sociais pelas organizações políticas de esquerda e a disputa dos rumos do PT e do governo Lula. Defende ainda a inclusão da questão ambiental na agenda dos movimentos sociais, por considerá-la indissociável da luta de classes. Segundo ele, há uma crise de paradigmas e o socialismo tem que ser construído na luta do dia a dia.
O mandato de Valmir “colocou o dedo na ferida” e incomodou as elites dominantes, que não suportam a idéia de um excluído, inconformista das injustiças, furar os bloqueios e engajar-se na tarefa de transformação da ordem capitalista, levantando novas possibilidades para um projeto de sociedade.
Em janeiro de 2007, assumiu a pasta inédita de secretário do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (SEDES). Esta é uma grande responsabilidade, que foi aceita devido ao respaldo dos 68 mil e 302 votos, que o fizeram deputado estadual mais votado do PT na Bahia.
Depois de ter consultado as lideranças das bases construtoras do mandato – como as do MST, PT, Ceta, Movimento Negro, indígenas, sem-teto, prefeitos, vereadores, lideranças religiosas e políticas -, é que aceitou essa missão de construir a nova Secretaria, antes apenas de combate à pobreza, mas que, a partir de janeiro de 2007, com as novas diretrizes políticas, assume modalidades diferentes e mais comprometidas com o desenvolvimento social.
Somente com um processo de amadurecimento da Democracia foi possível que um sem-terra, negro, de Nova Alegria, fosse nomeado secretário de Estado.
Valmir Assunção é pré-candidato a Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário