segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mais renda no campo e comida na mesa do povo de Ibitiara

A SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social da Bahia não pára de intervir positivamente nos municípios baianos, gerando renda e desenvolvimento sustentável.
Nesta terça-feira (18), o governo da Bahia e o governo federal fazem a primeira compra direta da agricultura familiar no município de Ibitiara. A ação é uma estratégia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que integra o Fome Zero.
Banana, palma, aipim, jaca, tapioca, tangerina, puba, beiju, graviola e coco são alguns dos produtos que estarão expostos pelas mais de 90 famílias do município, a partir das 9h, no Clube da Cidade. A ação beneficia agricultores e usuários da rede de ensino e de entidades socioassistenciais, além de todo o público atendido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Na Bahia, essa articulação entre a produção de agricultores familiares e as demandas locais de suplementação alimentar e nutricional dos públicos-alvo das políticas de assistência social é uma ação pioneira.
O resultado esperado é o desenvolvimento da economia local, o fortalecimento da agricultura familiar, a melhoria alimentar e nutricional das pessoas beneficiárias das doações de alimentos e a geração de trabalho e renda no campo.
Além de Ibitiara, as iniciativas do PAA serão executadas em mais 19 municípios distribuídos nos territórios baianos. A estimativa é que sejam beneficiados 1.900 agricultores familiares e 94.400 pessoas em vulnerabilidade alimentar e nutricional.
Os investimentos somam R$ 7,3 milhões, oriundos de contrapartidas do governo federal e do Estado. Mais de 90% desses recursos serão investidos na aquisição de 4.300 toneladas de alimentos.
Para uma gestão compartilhada do PAA, foram formados comitês gestores municipais nas 20 cidades integrantes do programa. O resultado disso foi a mobilização de cinco mil pessoas, entre agricultores rurais, beneficiários do Bolsa Família, entidades e organizações sociais e movimentos de luta pela terra, que acompanham a execução dessa política.Direito à alimentação adequada O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das mais importantes ações do Fome Zero, uma estratégia impulsionada pelo governo federal para assegurar o direito à alimentação adequada às pessoas com dificuldade de acesso aos alimentos.
Essa política pública visa à promoção da segurança alimentar e nutricional, buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome. “A política pública só faz sentido se ela chega para quem precisa”, ressaltou a superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Ana Torquato.
Por isso, disse, o PAA compõe o eixo do fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvendo ações específicas, como a promoção da geração de renda no campo e o aumento da produção de alimentos para o consumo.
Fonte: SEDES/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário